fbpx

É verdade que “estudar” é fundamental para quem quer empreender. No entanto, sabemos que nem sempre é possível investir tempo e dinheiro em educação formal. Uma formação técnica ou universitária em áreas afins pode ajudar bastante, mas não é imprescindível, pois há outros modos de adquirir o know-how necessário para abrir e tocar um negócio. Nesse sentido, os livros para empreendedores podem ser uma ótima fonte de conhecimento para quem está dando os primeiros passos nesse mundo. Por isso, neste artigo listamos algumas publicações que não podem faltar na cabeceira de futuros empresários bem-sucedidos. Confira os 10 livros para empreendedores iniciantes que você deve ler!

É verdade que “estudar” é fundamental para quem quer empreender. No entanto, sabemos que nem sempre é possível investir tempo e dinheiro em educação formal. Uma formação técnica ou universitária em áreas afins pode ajudar bastante, mas não é imprescindível, pois há outros modos de adquirir o know-how necessário para abrir e tocar um negócio.

Nesse sentido, os livros para empreendedores podem ser uma ótima fonte de conhecimento para quem está dando os primeiros passos nesse mundo.

Fazer cursos específicos sobre empreendedorismo, gestão financeira, marketing e outros tópicos relevantes para tirar o projeto do papel sempre traz novas aptidões e insights. Contudo, existem outras duas maneiras simples e produtivas de compreender o que precisa ser feito para que uma empresa dê certo – e as duas envolvem livros para empreendedores.

Por que ler livros sobre empreendedorismo?

Normalmente, os livros que abordam aspectos fundamentais sobre o tema e trazem informações valiosas, tornando-se best sellers, são escritos por dois tipos de autores. Há aqueles que contam a própria história ou o percurso de alguém importante e elencam tudo o que foi feito para alcançar o sucesso.

Essas trajetórias que viram livros costumam contar os erros e acertos de empresários que obtiveram um grande destaque com seus empreendimentos.

Por outro lado, há também livros para empreendedores escritos por especialistas no assunto. São pessoas que se aprofundaram, reuniram um vasto conhecimento ao longo do tempo e ajudam justamente a orientar e instruir quem deseja seguir por essa estrada.

Conheça 10 livros para empreendedores que você deve ler

Os livros são, portanto, uma oportunidade única tanto para aprender através da experiência de quem já trilhou um caminho semelhante ao seu, quanto para entender noções mais elaboradas apresentadas de forma acessível.

Por isso, neste artigo listamos algumas publicações que não podem faltar na cabeceira de futuros empresários bem-sucedidos. Confira os 10 livros para empreendedores iniciantes que você deve ler:

  1. Startup: Manual do Empreendedor, de Steve Blank e Bob Dorf

A publicação de Steve Blank e Bob Dorf não é denominada “manual” por acaso: ela é uma verdadeira enciclopédia que todo o empreendedor iniciante deveria consultar. São mais de 500 páginas focadas principalmente na questão de desenvolvimento de produto e na necessidade de realizar testes indo aonde os clientes estão.

Título: “Startup: Manual do Empreendedor – O guia passo a passo para construir uma grande empresa”

Autores: Steve Blank e Bob Dorf

Editora: Alta Books

  1. Como Fazer Uma Empresa Dar Certo em um País Incerto, do Instituto Endeavor

Este livro desenvolvido pelo Instituto Endeavor traz conselhos e lições de 50 dos empreendedores mais bem-sucedidos do Brasil. São relatos e histórias inspiradoras que visam responder como empreender em um país incerto como o nosso. A obra é uma espécie de guia organizada por áreas como sociedade, gestão, dinheiro, pessoas e comunicação.

Título: “Como Fazer Uma Empresa Dar Certo em um País Incerto”

Autor: Instituto Empreender Endeavor

Editora: Campus


  1. Business Model Generation, de Alexander Osterwalder

Se você deseja adentrar no mundo dos negócios, é preciso estar atualizado sobre as mais recentes metodologias utilizadas para estruturar um modelo de negócios. A tabela canvas é uma delas, e em “Business Model Generation”, Alexander Osterwalder apresenta um passo a passo para montar uma empresa.

O manual é interessante para aprender a planejar e implementar um plano de negócios e é ideal para quem está começando.

Título: “Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios”

Autor: Alexander Osterwalder

Editora: Alta Books

  1. O Livro Negro do Empreendedor, de Fernando Trías de Bes

Este também é um livro para empreendedores, porém, com um proposta um pouco diferente. Em vez de ser um manual que mostra como abrir um negócio e ter êxito, “O Livro Negro do Empreendedor” fala sobre fracassos.

De acordo com o autor espanhol Fernando Trías de Bes, a ideia é fazer com que os aspirantes aprendam com os erros alheios e não cometam os mesmos equívocos.

Título: “O Livro Negro do Empreendedor”

Autor: Fernando Trías de Bes

Editora: Best Seller

  1. A Startup Enxuta, Eric Ries

Além de ser empreendedor no Vale do Silício, Eric Ries é conhecido como criador do movimento “Lean Startup”. O nome que também dá título ao livro foi traduzido no Brasil como “A Startup Enxuta”. A abordagem de Ries propõe uma estratégia inovadora de modelo de negócios para as startups.

Segundo ele, esse tipo de empresa precisa alocar os seus recursos de modo eficiente, eliminando atividades supérfluas e canalizando a energia para a criação de valor.

Título: “A Startup Enxuta”

Autor: Eric Ries

Editora: Casa da Palavra

  1. Gratidão, Gary Vaynerchuk

Entre as indicações de livros para empreendedores iniciantes não pode faltar uma publicação sobre sobre relacionamento com clientes – afinal o triunfo de um negócio depende deles. Na obra “Gratidão”, Gary Vaynerchuk ilustra como é possível construir relações fortes com os consumidores através das novas ferramentas tecnológicas.

Vaynerchuk é investidor e consultor de empresas como a Uber e o Facebook e o seu livro se baseia em fatos e dados reais.

Título: “Gratidão – Como gerar um sentimento incrível de satisfação em todos os seus clientes”

Autor: Gary Vaynerchuk

Editora: Casa da Palavra

  1. Sonho Grande, de Cristiano Correa

Que tal se inspirar na história do homem que é o primeiro do ranking dos bilionários brasileiros? O livro “Sonho Grande” foi escrito por Cristiano Correa e conta o percurso de Jorge Paulo Lemann ao lado de outros dois grandes empresários brasileiros: Marcel Telles e Beto Sicupira.

Em quatro décadas, esse trio construiu nada menos do que o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganhou projeção mundial. A obra conta detalhadamente os bastidores da trajetória de Lemann, Telles e Sicupira desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, e da compra da Brahma, em 1989, que daria origem posteriormente à AMBEV.

Título: “Sonho Grande”

Autor: Cristiano Correa

Editora: Sextante

  1. Nada Easy, de Tallis Gomes

Recém-saído do forno, o livro do fundador da Easy Taxi e da Singu é um depoimento bem realista sobre a difícil jornada de um empreendedor brasileiro de origem humilde.

Tallis Gomes relata como ele criou o negócio que já está em vários países e foi parar na lista de jovens inovadores do MIT. O objetivo de Gomes é incentivar outros brasileiros a realizarem o sonho de empreender.

Título: “Nada Easy – O passo a passo de como combinei gestão, inovação e criatividade para levar minha empresa a 35 países em 4 anos”

Autor: Tallis Gomes

Editora: Gente

  1. Seu sonho tem futuro, de Candice Pascoal

Como já se percebe pelo título, a obra de Candice Pascoal também está entre os livros para empreendedores que tratam sobre realizar sonhos. A autora é CEO e fundadora da plataforma Kickante, o maior site de financiamento coletivo do país.

Ela venceu o Cartier Women’s Initiative Awards e ajudou mais de 50 mil pessoas a financiarem os seus projetos – então, de realização de sonhos ela entende bem!

Título: “Seu sonho tem futuro – Aprenda com a maior arrecadadora de fundos do Brasil a tirar qualquer projeto do papel em seis meses”

Autora: Candice Pascoal

Editora: Gente

  1. Empreendedores Extraordinários, de John A. Byrne

Para compor o seu livro, John A. Bryne entrevistou 25 empresários com carreiras incríveis para mostrar como eles superaram vários obstáculos até chegar ao topo.

Na obra, você vai conhecer, por exemplo, a história de Reed Hastings, que transformou uma multa de 40 dólares pelo atraso em uma locadora de filmes em uma das startups do momento: a Netflix. Ou seja, inspiração para você abrir a sua empresa não vai faltar, então, mãos à obra!

Título: “Empreendedores Extraordinários – 25 celebridades do empreendedorismo moderno e suas façanhas”

Autor: John A. Byrne

Editora: Campus

Comentários

Leia mais:
Passo a passo para abrir sua empresa

Abrir empresa é o sonho de muita gente. Em tempos de crise econômica, demissões em massa e instabilidade financeira, muitos brasileiros...

Fechar