fbpx

 

A leitura pode auxiliar, e muito, quem deseja construir um negócio de sucesso. Encontrar os livros certos e que garantem informações relevantes, irão ajudar todo empreendedor a conhecer boas ferramentas para o seu negócio, além de beneficiar o autoconhecimento e a realização profissional.

Quer conhecer alguns excelentes livros para leitura que podem ajudar na sua jornada como empreendedor? Então, não deixe de conferir!

O caminho a ser percorrido por um empreendedor é cheio de desafios e requer muita adaptação, resiliência, além de  jogo de cintura. Afinal, quem deseja empreender precisa adquirir uma série de conhecimentos que não foram aprendidos na escola, nem  mesmo na universidade.

Para aqueles que possuem um perfil empreendedor e desejam dar os primeiros passos, ou ainda, avançar em sua carreira, é fundamental construir uma base sólida com uma boa dose de conhecimento.

A leitura pode auxiliar, e muito, quem deseja construir um negócio de sucesso. Encontrar os livros certos e que garantem informações relevantes, irão ajudar todo empreendedor a conhecer boas ferramentas para o seu negócio, além de beneficiar o autoconhecimento e a realização profissional.

Quer conhecer alguns excelentes livros para leitura que podem ajudar na sua jornada como empreendedor? Então, não deixe de conferir!

Livros que todo empreendedor deve ler

Visão de Mercado

Alguns livros abordam temas que trazem informações gerais sobre o ambiente de mercado e alguns fundamentos essenciais que podem te auxiliar na formação de estratégias, planos de ação e como se posicionar com uma boa vantagem competitiva diante da concorrência.

oceano azul1. A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim

Este livro apresenta como mercados inexplorados podem ser uma grande estratégia para alavancar um negócio. Buscar outras alternativas para aplicar o seu dinheiro pode acarretar em um oceano azul de oportunidades aproveitando um amplo espaço para construção de um negócio promissor.

 


2. The Hard Things About Hard Things – Ben Horowitz

“A coisa difícil sobre coisas difíceis” é um livro que se baseia nas experiências e aprendizados do autor que vive a difícil missão de tocar um negócio de sucesso.

Relata na íntegra como é o dia a dia de um empreendedor em ação, como agir em momentos cruciais e a importância de tomar decisões pensando no crescimento do negócio. Uma boa leitura para aprender com as boas vivências de quem já encarou grandes desafios.


3. Competindo em Tempo Real – Regis Mackenna

O avanço da tecnologia tornou o relacionamento entre mercado e consumidor mais ágil comprimindo o tempo e espaço necessários para a inovação e tomada de decisões.

Como empreendedores podem acompanhar este avanço e organizar estratégias utilizando destas tendências para o benefício do seu negócio? O livro aborda sobre temas e idéias de como permanecer competitivo em tempo real.


4. Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil – Silvio Meira

Não é apenas empreender, mas criar “Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor”, propõe o autor do livro.

Bons projetos podem nascer com uma combinação entre educação e oportunidade ajudando no desenvolvimento do país. Com os vários conceitos e ideias que abordam este livro você vai estar mais preparado para iniciar futuros projetos.

 

Conhecendo seu público

Para quem gosta de um pouco de comportamento, aqui estão algumas dicas de leitura que falam de forma abrangente sobre questões contemporâneas que acabam influenciando o comportamento de seus clientes e potenciais clientes.

5. A Felicidade Paradoxal – Ensaio Sobre a Sociedade do Hiperconsumo – Gilles Lipovetsky

Para saber qual a melhor maneira de se relacionar com o cliente moderno é preciso conhecer um pouco mais das origens da sociedade consumidora. O filósofo a define como a “sociedade do Hiperconsumo”, que conta com características e pensamentos evoluíram tornando-os consumidores mais flexíveis e racionais.

Esta obra serve de grande auxílio para empreendedores e profissionais que mantém um relacionamento constante com o seu público.


6. O Ócio Criativo – Domenico de Masi

Esta é uma obra clássica para empreendedores que desejam construir uma carreira baseado em métodos modernos de trabalho com amplo conceito e visão de futuro. O autor destaca assuntos como o desenvolvimento de uma nova forma de harmonizar trabalho, estudo e lazer e propõe ainda que o ócio é o grande fator responsável pela criatividade.

O Ócio Criativo é um livro para quem procura um equilíbrio saudável no trabalho sem deixar de ser produtivo.

 

 

Marketing e Inovação

“Marketing” e “inovação” são duas palavras bastante presentes no dia a dia de todo empreendedor. Porém, nem todos conhecem muitas ferramentas ou sabem o que significam ambos na prática. Para ajudá-lo, alguns títulos são uma ótima recomendação para leitura.

7. Marketing 3.0 – Philip Kotler

O marketing vive um novo momento em que todos os esforços e ações devem ser aplicadas pensando no consumidor como pessoas capazes de raciocínio próprio e não mais como meros clientes.

O guru do marketing apresenta neste livro o marketing moderno e como construir um posicionamento na mente de seus clientes inspirado-os e motivando-os a compra. Ao ler este livro, empreendedores vão aprender as forças que estão definindo o marketing centrada no ser humano.


8. A Cauda Longa – Chris Anderson

Por muito tempo gerentes de lojas precisavam manter produtos com menos importância em estoque por falta de espaço, mas com o surgimento da internet este não é mais um problema que preocupa os empreendedores.

O fenômeno Cauda Longa deu visibilidade a produtos esquecidos que agora são exibidos em lojas online possibilitando poder de comunicação e gerando mais lucros. O autor explora essa ideia apresentando as várias oportunidades que se originam desse fato.


De Zero a Um - Peter Thiel9. De Zero a Um – Peter Thie

Uma nova maneira de pensar em inovação é o tema principal deste livro indicado para todos os tipos de empreendedores. Este livro destaca que para ter sucesso no empreendimento não pode seguir regras ou padrões.

A inovação pode ser alcançada fazendo as perguntas certas. Inspire-se neste livro e chegue a lugares inesperados.


O círculo da inovação10. O Círculo da Inovação – Tom Peters

O mundo dos negócios está em constante mudança e poucas coisas realmente atrai os olhos dos consumidores. A inovação se torna a única garantia de sucesso e sobrevivência das empresas.

Diante deste cenário, o Tom Peters pretende provocar e apresentar a inovação como ferramenta de estratégia perfeita para atrair a constante atenção do consumidor sendo para pequenos ou grandes negócios.

Esses são apenas alguns dos títulos que tratam sobre temas relevantes para quem está iniciando no universo do empreendedorismo ou mesmo quer aprender um pouco mais. Certamente, essas obras vão trazer algum ponto de reflexão e aprimoramento para o seu negócio.

Para quem está se aventurando e quer abrir sua primeira empresa de serviços, vale a pena conferir nosso e-book, que dá dicas valiosas para quem quer montar sua empresa de forma segura, dando os primeiros passos de forma mais assertiva.  

Gostou dessas dicas? Qual o livro que mais te auxiliou na sua carreira de empreendedor? Deixe suas dicas nos comentários abaixo!

Comentários