fbpx

Empreender com inovação não é uma tarefa nada simples. Especialmente considerando um mercado instável como o brasileiro.

Por isso, quem decidiu investir em uma startup deve estar preparado não apenas financeiramente, como também estrategicamente.

No entanto, pode estar certo de que muitos conhecimentos que são necessários para uma startup sobreviver e ser bem sucedida não foram passados nas universidades.

Justamente por isso, boa parte dos startupers conta com uma lacuna de conhecimento que deve ser preenchida não apenas com a experiência, mas também com o estudo.

A boa notícia é que tudo o que você precisa para aprimorar seus conhecimentos e aprender sobre ferramentas úteis para o seu negócio é nada mais do que tempo!

Afinal, a internet está cheia de cursos gratuitos que podem te ajudar a empreender com mais assertividade. Ficou curioso? Então, não deixe de conferir essas dicas sobre cursos gratuitos para startups que são uma verdadeira revolução de conhecimento!

1.      Modelo de negócios: Canvas

Assim como para qualquer empresa, a elaboração de um plano de negócios também é importante para as startups.

No entanto, como as startups atuam com uma dinâmica bastante diferenciada, não é qualquer metodologia de plano de negócios que acaba sendo útil para planejar e modelar negócios no caso das startups.

Como já explicamos aqui o Canvas, também conhecido como “Business Model Canvas” é uma da metodologias mais indicadas para as startups e, com certeza, utilizando essa ferramenta você terá mais chances de planejar de forma mais assertiva os primeiros passos da sua empresa.

Mas, opa! Espera aí! Você nunca ouviu falar de Canvas ou não faz a menor ideia de como começar um? Então que tal conferir esse curso gratuito que te ajuda a montar seu plano de negócios e modelar sua startup de forma mais assertiva? Vale a pena conferir!

2.      Desenvolvimento de softwares: metodologia scrum

Já ouviu falar na metodologia scrum? Pois saiba que, se a sua startup está focada em desenvolvimento de softwares, esse conhecimento não pode ser deixado de lado.

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de softwares. Por meio do Scrum os projetos são divididos em ciclos chamados de “sprints” que ajudam a executar o projeto criando ferramentas de interação.

Para quem não sabe ou quer conhecer mais sobre o scrum, esse curso gratuito é uma ótima sugestão! Além de ensinar mais sobre a metodologia, o curso oferece uma certificação gratuita.

3.      Startups para iniciantes

Você é um entusiasta do mundo das startups, tem um projeto no papel mas ainda desconhece as ferramentas para dar o primeiro passo?

Então, esse curso gratuito pode ser muito útil para você. Através dele você aprende como validar a sua ideia, além de testar a solução do produto ou serviço antes de partir para a ação.

O curso também ensina como desenvolver um bom plano de negócios, identificando os problemas do seu potencial cliente, a proposta de solução através dos seus produtos ou serviços e até como montar um pitch de vendas. Vale a pena conferir!

Confira aqui 6 coisas que você precisa saber antes de abrir uma startup

4.   Inbound marketing: a ferramenta para promover sua startup

O marketing digital é uma ferramenta muito eficiente e de baixo custo que vem auxiliando as startups a promoverem seus produtos e serviços no mercado.

No entanto, um dos principais pilares que auxilia o marketing digital se tornar uma ferramenta efetiva é a técnica do inbound marketing.

Para quem não conhece o que é e como funciona o inbound marketing, esse curso que também inclui uma certificação é um ótimo começo.

Com certeza ele vai ajudar você a desenvolver os canais de comunicação da sua empresa e levar sua mensagem aos seus consumidores.

5.      Startups e escalonamento

Uma das grandes maravilhas que a internet e a tecnologia acabaram proporcionando ao mundo dos negócios foi a possibilidade de escalonar serviços.

Por meio de ferramentas online você pode vender cursos, conteúdos e até serviços propriamente através da criação de uma única versão que é escalonada.

Porém, como fazer isso? Esse curso é indicado para quem quer trabalhar com inovação e aprender como escalonar.

Por meio dele, o empreendedor se torna capaz de identificar quais são as características de empresas de alto impacto, além de identificar problemas e soluções inovadores.

Ele também ajuda a entender o que pode ser um diferencial competitivo, além de criar uma segmentação de consumidores e também do mercado.

Por fim, o curso também ensina como elaborar uma estratégia futura e entender os diversos componentes de um modelo de negócios.

Vale a pena separar um tempo da agenda e se dedicar a saber mais. Sem dúvida, esses cursos podem ajudar você a construir um negócio muito mais sólido e estratégico, sem deixar de ser inovador.

Já conhecia esses cursos gratuitos para startup? Tem alguma dica de curso? Deixe nos comentários abaixo! E, não deixe de conferir algumas dicas jurídicas para a sua startup que podem evitar diversos problemas!

Comentários

Leia mais:
DIRF
O que é a DIRF e como fazer?

Chegou a vez de falar sobre a “Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte”. Conhecida pela sigla DIRF,...

Fechar