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Muitos contadores e donos de escritórios contábeis acreditam que criar estratégias de marketing digital é algo complexo, demorado e distante da realidade do contador. Nosso objetivo neste artigo é demonstrar que isso não é bem verdade e que o contador pode utilizá-lo para gerar bons frutos em seu negócio e realizar vendas online.

Se este tema ainda parece meio nebuloso para você, entenda que o marketing contábil digital é todo um conjunto de ações empregadas para atrair novos negócios, facilitar o relacionamento e manter a competitividade com outras contabilidades no cenário digital. Demanda certo trabalho e oferece resultados mais de longo prazo, contudo, é crucial para o segmento.

Para descobrir se é uma boa ideia investir uma pequena parte dos lucros no marketing digital, preparamos um conteúdo com 5 ferramentas da área que podem melhorar os resultados do seu escritório. Confira!

1. Site corporativo

O cartão de visitas da internet são os sites institucionais. Quando uma pessoa escuta falar sobre a empresa ou tem contato com um material publicitário que desperta seu interesse, sua tendência é pesquisá-la nos mecanismos de busca. Quando não encontra seu site, pode acreditar que aquele negócio não é profissional ou está ultrapassado.

Por isso, invista na criação do site da sua contabilidade ou de seus serviços como contador independente. Não precisa de nada muito complexo. Utilize um layout responsivo — para celulares — apresente seus diferenciais e histórico com uma linguagem clara e deixe seus contatos bem visíveis no site.

Outro ponto importante para seu site é pensar na sua estratégia para gerar leads através do seu novo site. a criação de um blog atrelado ao site institucional pode cumprir esse papel, melhorando também a entrada de tráfego da sua página. A ideia é informar sue público alvo sobre impostos, entrega de obrigações e questões fiscais. Até mesmo dar dicas relevantes para seus clientes de estratégias de negócios.

Complementando as sugestões acima também é importante pensar no seu funil de vendas que é composto da atração do lead que deve ser feita com o conteúdo, uso de links patrocinados e medias sociais. Uma vez que você trouxe o seu publico alvo é necessário criar em seu site chamadas para ação através de formulários, landing pages e canais de comunicação como chat.

2. Marketing de conteúdo

Por falar em blog, outro mecanismo interessante para quem quer aprender como fazer marketing digital é a publicação de conteúdo adequado para seu consumidor-alvo, também definido por alguns como persona. Eles servem para atrair pessoas que estejam procurando por seus serviços, educa sobre as soluções que seu escritório oferece e gera a fidelização dos atuais clientes.

Para a produção de textos, infográficos, vídeos ou outros materiais, procure contar histórias que façam sentido para o seu público e demonstrem a competência do seu escritório de contabilidade. O que você escreve e publica define se você receberá (ou não) uma nova ligação ou mensagem do futuro cliente.

3. Midas sociais

As Mídias sociais da contabilidade não devem ser apenas mais um canal do negócio. Elas são significativas para manter canal de comunicação com novas empresas e construir uma presença digital, mas devem ser bem administradas. Exponha conteúdos próprios — e de qualidade — da empresa e ofereça uma resposta rápida para seus seguidores.

Se você não tem tempo ou uma pessoa que cuide do assunto, atenha-se às redes que você sente mais familiaridade para postar, como o Linkedin ou o Twitter, que permitem a publicação de pequenos artigos e ideias curtas.

Não é preciso estar nas redes sociais mais badalas para manter uma estratégia de marketing. Basta ser consistente nas suas ações dentro destas plataformas e se manter presente onde os seus prospects de fato estão.

4 E-mail marketing

O e-mail marketing é uma solução de baixo custo que pode gerar bons resultados para a captação de novos contratos para seu escritório, entretanto, alguns cuidados devem ser observados.

Jamais envie spams e mensagens para pessoas que não solicitaram receber seus e-mails — a compra de listas então está descartada — e não extrapole o número de envios, de modo a não sobrecarregar sua imagem e cansar seus prospects.

Sabe a dica anterior sobre a criação de conteúdos? São eles que farão a captação de novos contatos para que você construa uma lista de envio dos seus e-mails. Aproveite também e mantenha o cadastro de seus clientes sempre atualizados, inclusive com a informação de e-mail em cada um deles.

5. SEO

Se você flertou com a ideia ou já fez cursos para se tornar um contador online poderia incluir uma capacitação em SEO — ainda que básica — para incrementar o seu negócio contábil digital. Ele é o mecanismo responsável por otimizar seu site e materiais na busca do Google e é composto por uma série de regras e critérios de classificação.

Somente cerca de 18% dos usuários clicam nos anúncios da plataforma aqui no Brasil e ainda que essa publicidade traga resultados, é fundamental construir sua autoridade para ficar nas primeiras posições e conquistar também os cliques orgânicos de seus próximos clientes.

Boas estratégias de marketing digital funcionam em diversos objetivos do seu negócio contábil e o principal deles é fazer com seus clientes não o troquem por outro contador. Por isso, utilize essas dicas para se destacar dos outros escritórios, ser lembrado pela sua audiência e permanecer visível para potenciais consumidores dos seus serviços.

Precisando ingressar de vez nesse mercado digital para contadores e de novos contratos, tudo ao mesmo tempo? Convidamos você para conhecer a plataforma Osayk. Temos soluções para ambas necessidades do seu escritório contábil!

 

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