Você chegou ao último conteúdo da nossa série de quatro textos sobre contabilidade digital. Nos artigos anteriores, foi possível conhecer esta modalidade, saber como se dá seu funcionamento e identificar as principais vantagens da contabilidade digital para contadores e clientes.
Agora, você provavelmente se convenceu de que escritórios e contadores não podem ficar de fora da revolução que a internet e a tecnologia estão trazendo a este segmento, certo? Então, este é o momento de descobrir como implementar a solução no seu escritório.
Continue a leitura e confira 5 passos essenciais para fazer da contabilidade digital uma realidade no seu trabalho — e saiba como escolher as melhores tecnologias nesta jornada!
1. Avalie as oportunidades do mercado
Qualquer decisão a ser feita no seu trabalho como autônomo ou no seu escritório deve estar baseada na avaliação do mercado. Afinal, o setor de contabilidade tem oportunidades diferentes e é preciso entender como aproveitá-las.
Além disso, as soluções tecnológicas oferecidas por diversas empresas também serão distintas. Logo, é importante que você saiba do que precisa ou o que deseja agregar no seu trabalho para conseguir escolher as melhores alternativas para o seu caso.
Sem dúvida, o mercado atual apresenta possibilidades diferenciadas para quem utiliza a tecnologia. Nos demais posts da nossa série de textos você viu o quanto os clientes de contabilidade procuram e se beneficiam de escritórios digitais.
Seu desafio, então, é perceber as particularidades do seu mercado ou do seu nicho para que possa agregar ainda mais valor ao trabalho que realiza ou que pretende realizar, já que a tecnologia pode lhe ajudar a modificar sua forma de atuação no setor.
2. Conheça seu público
Junto com a análise do mercado, é relevante também pensar sobre o seu público — o que você já atende e deseja migrar para o digital ou aquele que pretende conquistar com a nova forma de trabalho.
Conhecer o público é essencial para planejar o seu negócio, a comunicação com os clientes, o marketing e tudo o mais que tem relação com o seu trabalho. Inclusive, claro, a implementação da contabilidade digital.
Ao avaliar as necessidades dos seus clientes é possível escolher tecnologias que sirvam bem a elas. Além disso, você consegue apresentar a eles as vantagens da digitalização com mais eficiência, mostrando como a estratégia resolverá os problemas da empresa.
De modo geral, empresários que já estão na cultura digital valorizarão a mudança no seu negócio. Afinal, eles certamente contam com a tecnologia em outros processos e gostarão muito de ter a contabilidade facilitada.
Em contraponto, podem existir clientes que não têm a mesma familiaridade com o universo online e prefiram o atendimento tradicional. Você não tem que deixar de atendê-los. O escritório digital pode ser um diferencial, mas não precisa ser a única forma de trabalho.
3. Desenvolva familiaridade com a tecnologia
Acabamos de falar sobre a familiaridade dos seus clientes com a tecnologia. De fato, tal característica influenciará na maneira como eles se relacionarão com a contabilidade digital. Mas é preciso pensar também na sua própria relação com os recursos tecnológicos.
Como ela está? Você já tem a prática de utilizar a internet para se comunicar com os clientes, por exemplo? Tem familiaridade com a utilização de plataformas específicas, consegue aprender rapidamente suas funcionalidades?
Pensar sobre o assunto é importante para considerar seu processo de adaptação. Sempre há um período de treino até conseguir utilizar uma nova ferramenta. Para quem já tem a tecnologia no dia a dia pode ser mais fácil se adaptar.
Contudo, se você não tem o hábito ainda, não precisa se preocupar. As plataformas de gestão contábil são intuitivas e costuma ser fácil aprender suas funções e recursos. Além disso, eles contam com o suporte da empresa que os negociam.
Se você tem sócios ou funcionários no seu escritório, vale a pena também pensar no treinamento deles para uso da tecnologia. A mudança nas ferramentas deve ser acompanhada da transformação da cultura organizacional — para uma mais moderna e tecnológica.
4. Escolha a melhor solução em contabilidade digital
Apesar de a contabilidade digital gerar inúmeras vantagens para o seu trabalho, não é qualquer tecnologia que será capaz de fazer isso. É necessário fazer a escolha com muito cuidado, baseada na análise das necessidades do seu escritório e dos seus clientes.
Existem diversas opções de softwares e plataformas disponíveis. Então, o contador precisa ficar atento à qualidade oferecida por cada um.
Lembre-se de que a maior parte do seu trabalho depende de uma boa ferramenta. Afinal, a comunicação com os clientes, a gestão de documentos e a análise de dados são mediadas por esta plataforma.
Como você viu ao longo da nossa série de conteúdos, a contabilidade digital não significa apenas informatizar documentos na nuvem ou conversar com os clientes por e-mail ou aplicativo de mensagens instantâneas. A plataforma contábil oferece inúmeras funções importantes.
Por isso, demanda o cuidado de saber se a plataforma de seu interesse é robusta e apresenta uma estrutura eficiente, com tudo funcionando de forma adequada. É preciso confiar na ferramenta.
As soluções de contabilidade digital da Osayk atendem às necessidades do contador da melhor forma. Elas facilitam a gestão financeira de empresas, permitem o registro e envio de informações rapidamente e agilizam a entrega das obrigatoriedades contábeis.
5. Incorpore a tecnologia na sua proposta
Depois de transformar a cultura do seu trabalho ou empresa contábil, você não pode deixar de incorporar o diferencial na sua proposta de valor. Afinal, a tecnologia agrega mais valorização para o seu serviço.
Então, será hora de construir uma nova proposta, modificando os preços cobrados de acordo com os benefícios oferecidos para os clientes. Lembre-se de que a contabilidade digital é um investimento que gera bons retornos financeiros.
Nesse sentido, não se limite apenas a aumentar o preço cobrado pelos serviços. Mostre na proposta qual é o valor a mais que está entregando ao ter a possibilidade de um escritório contábil digital para seus clientes.
As vantagens são muitas: as empresas se comunicam de maneira mais rápida com o contador, conseguem economizar tempo e recursos no envio de documentos e têm soluções personalizadas e ágeis. Além disso, o contador passa a assumir um papel mais estratégico.
Chegando ao fim desta nossa série de conteúdos, você sabe agora tudo sobre a contabilidade digital e as oportunidades que ela oferece ao seu trabalho. Então não deixe de considerar o investimento para impulsionar seus resultados no mercado de contabilidade!