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Para a maioria dos pequenos negócios uma campanha de marketing é algo totalmente fora do orçamento. Considerando os valores envolvidos nas grandes mídias, uma campanha com ações na TV, rádio ou mesmo nos jornais é algo impensável no universo dos pequenos e microempreendedores.

Porém, considerando a dinâmica do mercado atual e também a concorrência, mesmo negócios de pequeno porte devem investir em marketing se quiserem se destacar no mercado.

A boa notícia é que na chamada era digital, mesmo as pequenas empresas contam com recursos poderosos para chamar a atenção dos consumidores gastando muito pouco. Quer conhecer algumas ações de marketing com baixo custo que você pode investir sem comprometer o orçamento do seu negócio? Então, confira!

1.      Redes sociais

Ações de marketing digital são uma ótima maneira de chamar a atenção do seu público alvo, gastando muito pouco. Basta notar que o custo de se criar uma página nas redes sociais para o seu negócio, por exemplo, é zero!

Hoje não é difícil encontrar pessoas navegando pelas redes sociais. Basta olhar em volta que em um café, no metrô ou mesmo em uma sala de espera, você vai encontrar alguém arrastando os dedos por alguma timeline.

Usar as redes sociais para promover o seu negócio, no entanto, é algo que deve ser feito com atenção e cuidado. A linguagem e o conteúdo compartilhado nas redes passam longe da tradicional propaganda. A maioria das estratégias de marketing realizadas no meio digital seguem as premissas do inbound marketing.

Assim, por meio de conteúdo relevante focado em seu público alvo, as empresas usam as redes sociais como um canal de relacionamento para falarem diretamente com seus potenciais clientes e conquistá-los.

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2.      E-mail marketing

O e-mail marketing é considerado hoje uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital. Afinal, através dele, sua empresa entra diretamente na caixa de e-mails do seu potencial cliente, estreitando assim o relacionamento e ampliando a possibilidade de vendas.

Embora o e-mail marketing seja uma ferramenta digital bastante eficiente, seu uso também demanda cautela. Caso contrário, ele pode ser encarado como lixo eletrônico, prejudicando a imagem da empresa.

É necessário planejar o uso do e-mail marketing de acordo com o interesse nas ofertas, fazendo com que a mensagem seja direta e ao mesmo tempo interessante ao destinatário. Observar as regras de privacidade e as boas maneiras também é essencial. Lembre-se que o destinatário sempre deve ter a opção de cancelar o recebimento dos e-mails, qualquer que seja a situação.

3.      Eventos, workshops e palestras

Todo negócio é focado em um público específico. E, naturalmente, este público possui os mesmos interesses, hobbies e afinidades. Assim, organizar eventos relacionados ao seu negócio e que reúnam pessoas que se interessam pelas mesmas coisas é uma ótima forma de conquistar seus clientes, atrair novos e aumentar as vendas.

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo prático! Supondo que você tem uma marca de cosméticos focados no público esportivo. Que tal organizar uma caminhada ou uma corrida no final de semana e durante o evento instalar um pequeno stand para demonstrar e vender os produtos?

Esse tipo de ação traz muito resultado não só em termos de vendas, como também em divulgação da sua marca. E o custo, dependendo do evento, pode também ser muito baixo.

  1. Degustação

Permitir que o consumidor teste um produto ou um serviço antes da compra pode gerar uma excelente impressão. Esse tipo de estratégia visa influenciar a decisão final do consumidor. Afinal, já que ele experimentou e está ciente da qualidade, fica mais difícil trocar você pelo seu concorrente.

Fazer a degustação de um produto ou serviço antes da compra também diminui o risco de insatisfação do cliente. Esta é uma tática que também pode ser utilizada e que não demanda tantos gastos já que você mesmo conta com todos os recursos para fazer acontecer.

5.      Amizade que faz a diferença

Muitas empresas até conhecem o conceito de “friend sell”, mas poucas acabam utilizando essa ação que pode trazer muitos resultados na prática. O friend sell nada mais é do que conceder descontos ou benefícios para os clientes que indicam amigos para o seu negócio.

Esse tipo de ação, além de exigir um investimento quase mínimo, pode aumentar significativamente sua cartela de clientes e o faturamento do seu negócio.

Para quem atua no ramo de educação e cursos, essa pode ser uma ótima ação de marketing que não compromete o seu orçamento.

6.      Cartão fidelidade

A fidelização é uma excelente forma de fazer com que seus clientes voltem mais vezes e consumam seus produtos ou serviços. E, como é muito mais caro para qualquer negócio prospectar novos clientes do que fidelizar os antigos, investir em ações de fidelização pode ser uma maneira de ampliar as vendas, sem se desgastar com prospecção.

Nas ações de fidelização, a empresa estimula o consumo constante do cliente. Se você é uma loja, por exemplo, você pode oferecer descontos ou brindes para clientes que voltem. Essas ações incentivam o consumo do seu público na sua empresa, tornando mais difícil a escolha do consumidor pela concorrência.

Essas são apenas algumas ações que custam pouco mais que podem trazer diversos resultados para o seu negócio. Quando o assunto é marketing não existe receita. Por isso, antes de escolher a melhor ação para o seu orçamento avalie com cautela se ela atende seus objetivos e, principalmente, impacta seu público alvo.

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