Na contabilidade, o mercado é concorrido, mas o seu escritório pode se destacar e aumentar a carteira de clientes. Existem competências profissionais para contadores que são especificas do segmento. Se você é um contador esse post mostra pelo menos 6 delas que você pode desenvolver.
As primeiras são as competências técnicas que a carreira contábil exige, já as soft skills dizem respeito ao conjunto de habilidades ligadas ao comportamento e relacionamento interpessoal. Isso porque grande parte da atuação do profissional está voltada para o atendimento ao cliente.
Quer mais informações sobre o assunto? Acompanhe nosso post e descubra 6 competências profissionais para ser um contador de sucesso!
Competências profissionais para contadores desenvolverem:
1. Perfil analítico
A primeira característica é a capacidade analítica, já que o contador lida com números e dados diversos. Dessa forma, é preciso saber interpretar, processar e filtrar essas informações com agilidade.
Com isso, as finanças e contabilidade da empresa se mantêm em dia e o profissional subsidia ainda a tomada de decisão do cliente. Afinal, cada vez mais a contabilidade consultiva tem um papel de destaque, contribuindo para a gestão financeira e planejamento estratégico dos gestores.
2. Habilidade de planejamento e organização
Como você sabe, a rotina do contador envolve uma série de dados, incluindo informações financeiras, dados contábeis, acompanhamento da legislação e outros documentos. Então, entre as competências profissionais da carreira estão o planejamento e a organização.
Ter um controle sobre as datas de recolhimento de impostos e de outras obrigações tributárias, além de manter toda a documentação da empresa organizada, é uma tarefa essencial. Assim, seu cliente fica despreocupado quanto ao pagamento de multas ou outros problemas com as autoridades fiscais.
É importante acrescentar, ainda, que o seu escritório atende diferentes clientes. Por isso, ter um foco no planejamento e organização permitirá prestar um serviço de qualidade para todos. Assim, você aumenta seu faturamento e melhora seu posicionamento no mercado, evitando erros.
3. Comprometimento com o cliente
Um dos pontos principais quando se fala em competências profissionais do contador é o comprometimento com o cliente. Nesse aspecto, é necessário considerar diversos fatores.
Por exemplo, lidar com as informações financeiras, fiscais e estratégicas de uma empresa envolve manter o sigilo profissional. Logo, você deve sempre trabalhar seguindo os preceitos éticos da sua profissão.
Ademais, os clientes buscam ter suas necessidades atendidas e um escritório que seja parceiro. Afinal, é uma atividade em que você atua diretamente na gestão de uma empresa e, assim, terá proximidade com os gestores.
Por isso, o contador precisa ter empatia e boa comunicação. Ou seja, conseguir se colocar no lugar do cliente para entender o que ele precisa, saber ouvir e ter clareza nas mensagens conta pontos positivos nessa relação.
Há ainda a atuação como consultor, que envolve orientar o cliente a respeito de questões estratégicas da empresa. E, nesse ponto, construir uma relação de confiança é fundamental, visto que você pode definir os passos para que o negócio cresça de forma sustentável.
Além disso, é preciso mostrar-se proativo, de forma a identificar falhas nos processos antes que gerem um problema maior para a empresa.
4. Atualização profissional
Não é novidade que, no Brasil, a legislação tributária, além de complexa, passa por constantes modificações. Desse modo, uma das competências profissionais do contador é se manter sempre atualizado quanto às regras e normas da área.
Além disso, o escritório de contabilidade pode atender clientes de diferentes segmentos, enquadrados também em regimes variados. Logo, existe a necessidade de acompanhar as mudanças de mercado e as especificidades de cada cliente.
Por isso, é imprescindível que o profissional contábil estude as novas exigências fiscais e financeiras que podem surgir. A ideia é que o gestor da empresa possa ficar tranquilo em relação a essas questões, pois você estará assessorando seu cliente da forma correta.
5. Conhecimento em tecnologia
Ainda sobre se manter atualizado, o contador do futuro precisa acompanhar a transformação digital da sua área. Você sabia que já ficou no passado os processos manuais na hora de fazer balancetes, declarações e outros documentos?
É necessário que o contador acompanhe as novas tecnologias da área para otimizar suas atividades e dedicar mais tempo para o atendimento focado no cliente. Assim, seu escritório deve ser digital e adotar uma plataforma para contadores.
Dessa maneira, você mantém os dados dos clientes na nuvem, em maior segurança, e pode acessá-los de qualquer dispositivo. Tem ainda a vantagem de poder compartilhar as informações com os gestores em tempo real, proporcionando um atendimento mais ágil.
Essa é uma inovação que proporciona eficiência, agilidade no fluxo de processos e mais organização nas suas tarefas. Com isso, é possível contar com uma ferramenta que reduzirá os erros e trará mais tranquilidade para sua rotina de trabalho.
6. Resiliência
Muitos profissionais deixam de aproveitar grandes oportunidades de carreira por pensarem que apenas uma boa qualificação técnica importa. Na verdade, é necessário que o contador desenvolva as soft skills.
Uma das mais importantes é a resiliência, que é a capacidade de lidar bem com os momentos de pressão. Isso porque a contabilidade exige concentração para evitar o lançamento de dados errados, cuidado com os prazos, solicitações de clientes e rapidez na tomada de decisões.
Tudo isso pode abalar o emocional do contador e prejudicar seu trabalho. Mas profissionais resilientes conseguem enfrentar momentos de tensão sem que isso comprometa sua atuação. Assim, é preciso ter equilíbrio emocional e saber lidar com a frustração, pensando de forma racional.
Para que seu escritório ofereça um diferencial competitivo, é necessário que os contadores desenvolvam as 6 competências profissionais vistas neste artigo. Desse modo, você oferece uma boa experiência aos seus clientes, com um atendimento de excelência e otimização dos processos.
Percebeu como a forma de se relacionar com o cliente é importante? Quer saber mais sobre o assunto? Confira mais um conteúdo do nosso blog!