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A concorrência é um ponto essencial em qualquer ramo de negócio — incluindo para quem trabalha com a prestação de serviços contábeis. Assim, o marketing digital para contabilidade é um dos recursos disponíveis se você deseja se destacar em um ambiente competitivo.

Quando falamos em marketing digital, nos referimos ao conjunto de estratégias e recursos que impulsionam uma empresa no mundo virtual. Neste post, você aprenderá como um escritório de contabilidade pode se destacar no ambiente online.

Confira 6 estratégias essenciais para implementar um plano de sucesso e usufruir dos benefícios do marketing digital no seu dia a dia. Boa leitura!

Como o marketing digital pode auxiliar o escritório de contabilidade?

Quem trabalha no ramo contábil sabe que está em um ambiente altamente competitivo. Além disso, muitas vezes a visão de que se trata de um serviço burocrático gera dificuldades para investir em estratégias para conquistar e fidelizar clientes.

Contudo, a contabilidade pode e deve ser apresentada como um serviço estratégico para pessoas e empresas. E o marketing digital é um aliado para mudança de paradigma no setor. Estratégias como a produção de conteúdo relevante podem destacar o seu escritório e aumentar a relevância do seu serviço no ambiente online.

Funciona mais ou menos assim: o contador compartilha na internet conhecimentos sobre temas pertinentes à sua atividade. Por exemplo, publicando conteúdos sobre obrigações fiscais, gestão financeira, entre outros assuntos de interesse do seu público.

Ao despertar o interesse das pessoas, a tendência é que os leitores busquem por uma proposta de serviços e fechem parceria com o seu escritório. Afinal, você consegue mostrar que entende das necessidades deles – e que pode ajudá-los.

6 Estratégias para implementar o marketing digital na contabilidade

Para que a situação descrita acima se torne uma realidade no seu trabalho, confira 6 estratégias básicas para implementar o marketing digital no seu escritório de contabilidade agora mesmo!

1. Defina o objetivo

O primeiro passo é definir o que a empresa de contabilidade espera com o marketing digital. Nem sempre o objetivo principal é conquistar novos clientes. Fidelizá-los ou se posicionar como uma autoridade no assunto também são estratégias muito apreciadas.

Dentro do marketing digital, há diversas ferramentas que podem ser utilizadas. Por exemplo, redes sociais, blog, e-mail marketing, entre outras. Quando objetivos macro e micro estão bem estabelecidos, fica mais fácil tomar as demais decisões.

2. Identifique sua persona

Diferente do que muitos pensam, a persona não é o público-alvo do negócio. Trata-se de um personagem fictício, construído a partir de dados verdadeiros e sólidos, que determinam o cliente ideal para uma empresa.

Usando ferramentas de coleta e análise de dados é possível descobrir detalhes do seu público — o que ajuda a delimitar a persona. Juntas, essas informações indicam por qual caminho a empresa deve seguir para se aproximar dos potenciais clientes e atingir seus objetivos.

3. Avalie a concorrência

Analisar a concorrência não é só uma estratégia de marketing digital. É uma prática que deve contemplar o negócio como um todo. Saber o que o concorrente faz, que tipo de serviços oferece e quais as tecnologias utiliza é crucial para manter a competitividade.

Além disso, a estratégia ajuda a identificar onde estão as possíveis falhas no posicionamento do seu escritório. Assim, será viável investir nesses pontos e garantir o diferencial perante o mercado.

4. Desenvolva um site responsivo

No passado, a internet era um território dos mais jovens ou pessoas muito bem instruídas. Hoje, o fácil acesso a computadores e smartphones transformou o universo online em uma prática cotidiana para a maioria das pessoas.

Tudo está ao alcance dos dedos. As pessoas aprenderam a fazer pesquisas e procurar respostas para qualquer tipo de dúvida. Inclusive, a internet é muito utilizada para pesquisar por serviços e profissionais.

Isso traz uma responsabilidade ainda maior para os escritórios de contabilidade, já que assuntos fiscais são de interesse de pessoas físicas e jurídicas — de todos os portes. Um cuidado essencial é com a qualidade do seu site.

Sites responsivos são aqueles que podem ser acessados por qualquer dispositivo: um celular, um notebook, um tablet etc. O layout se ajusta automaticamente ao tamanho da tela, proporcionando uma leitura agradável.

Também é importante que a navegação seja fácil e intuitiva, sem que o interessado nos serviços percorra longos caminhos dentro do próprio site para encontrar o que precisa.

5. Trabalhe o inbound marketing

Em síntese, o inbound marketing é uma estratégia que visa atrair as personas para o site do escritório por meio de postagens feitas no blog e nas redes sociais. Para isso, é necessário apostar em técnicas de SEO — que melhoram o posicionamento do site no Google.

Na hora de estruturar o blog e os conteúdos abordados, é importante que as informações sejam verídicas, em linguagem acessível ao público e que todos os canais virtuais conversem entre si. Assim, haverá maior atratividade.

Lembre-se que o inbound marketing é uma das chaves para se tornar uma autoridade no assunto. A publicação de materiais relevantes é a base de todo esse processo.

6. Entenda as métricas de avaliação

Um ponto muito positivo do marketing digital é que ele permite que suas ações sejam constantemente avaliadas. Isso significa que é possível mudar a estratégia caso o caminho percorrido não esteja apresentando os resultados esperados.

Cada canal utilizado e cada objetivo que se espera atingir demanda um indicador diferente. Conhecê-los e entendê-los é crucial para otimizar os recursos empregados e potencializar os resultados da sua estratégia.

Checklist para implementar o marketing digital contábil

Até aqui, contamos os principais segredos para implementar o marketing digital no seu escritório. O passo a passo pode ser trabalhoso e exigir investimento de tempo, mas é uma maneira de encontrar bons resultados com menores custos.

Para facilitar ainda mais o processo para você, preparamos uma lista em formato de checklist básico. Dessa forma, é possível montar seu cronograma com calma e voltar a este material para relembrar os detalhes quando necessário.

Vamos lá!

  1. Delimite os objetivos que deseja alcançar com o marketing digital;
  2. Defina uma ou mais personas;
  3. Analise os concorrentes;
  4. Desenvolva um site responsivo;
  5. Escolha os canais utilizados e a linguagem adequada para cada um deles;
  6. Aplique as técnicas de SEO;
  7. Estabeleça suas métricas de avaliação.

Como você viu, vivemos em uma Era na qual tudo acontece pela internet, incluindo os serviços contábeis. Logo, a divulgação do seu trabalho também deve considerar isso.

Esperamos que tenha aproveitado as estratégias que trouxemos neste conteúdo e o passo a passo para implementar o marketing digital no seu escritório de contabilidade!

E, já que o assunto é o mundo virtual, já pensou em transformar o seu escritório em uma contabilidade online ou digital? Veja como a Plataforma Osayk pode lhe ajudar nesse processo!

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