fbpx

Trabalhar de onde você quiser, sem chefe e ainda fazendo o que você ama! Sem dúvida, esse é o sonho de muita gente que decide apostar em uma carreira como freelancer.

Embora esse modelo de trabalho tenha uma série de vantagens, como a flexibilidade de horários e a autonomia, ele é bastante desafiador e requer disciplina, automotivação e muita organização.

Um freela costuma cumular uma série de atividades que vão desde a execução de trabalhos, até a prospecção e a administração financeira. Por isso, esteja preparado! Para ter a liberdade e autonomia sonhada, é preciso também se dedicar e ralar bastante!

Por outro lado, a tecnologia vem deixando a vida do freelancer mais prática e simples! Com algumas ferramentas você pode administrar suas tarefas, suas finanças e o seu dia a dia de forma muito mais simples e fácil! Confira!

1.      Trello

Uma das principais dificuldades dos freelancers é gerenciar múltiplas tarefas relacionadas à diferentes clientes ou projetos, não é mesmo? Se você é do tipo de freela que tem dificuldade em se organizar e vira e mexe se vê perdido com seus próprios prazos, o Trello pode ser uma excelente ferramenta para você.

Com ele você pode administrar diversas tarefas, organizar projetos e até a sua vida pessoal! Por meio de um dashboard ou “painel de controle” você consegue visualizar quais são as atividades que precisa cumprir, bem como, em que estágio andam seus projetos.

O Trello também é uma boa ferramenta para trabalhar com clientes em grandes projetos. Se você possui diversas atividades a serem executadas em um mesmo projeto de um cliente, por exemplo, você pode usar o Trello tanto para fazer o controle e a administração das atividades, como também dar feedbacks, tirar dúvidas e se comunicar com seu cliente.

[Pensa em começar a trabalhar como freelancer? Confira nossas dicas!]

2.      Toggl

Você sabe quanto tempo gasta com cada tarefa de cada cliente? Pois saiba que responder essa pergunta é o primeiro passo para calcular bem a sua hora e não viver no vermelho! Muitos freelancers tem problemas na hora de fechar propostas pois não sabem exatamente quanto custa a sua hora e, mais do que isso, quantas horas podem consumir em uma atividade ou projeto.

Para fazer esse rastreamento de tempo, descobrir quanto você gasta com cada projeto e analisar se o custo das suas horas está valendo a pena, o Toggl é a ferramenta ideal. Nele você pode medir exatamente quanto tempo é consumido para realizar uma atividade e fazer essa conta.

Para freelancers que trabalham em um sistema de horas, em vez de preço fechado por job, o Toggl é uma ferramenta ainda mais útil. Isso porque ele conta com um recurso chamado “time”, onde você pode envolver, por exemplo, seus clientes para acompanhar as horas que você vem trabalhando com eles.

[É freelancer e quer saber como organizar suas finanças? Então, confira mais dicas!]

 

3.      Forest: stay focused, be present!

Um dos grandes desafios da vida de freelancer é vencer a procrastinação! Sem chefes e muitas vezes trabalhando no home office é preciso manter a disciplina e evitar as distrações para cumprir a agenda do dia. Mas, quem é freela, sabe! Nem sempre é fácil!

Para aqueles dias em que está difícil de se concentrar, uma boa dica é usar o Forest. Esse aplicativo, que também tem extensão para o Google Chrome, propõe que você se concentre na sua tarefa por apenas 25 minutos. Isso mesmo! Durante 25 minutos você deve se focar apenas naquela tarefa que está difícil de concluir, enquanto uma arvorezinha cresce no seu navegador.

Depois de 25 minutos, você pode se dar um descanso, tomar um café ou até navegar um pouco nas redes sociais. Muitas vezes, o mais difícil é abrir mão das distrações e efetivamente começar uma tarefa. O Forest está aí para te ajudar com isso!

4.      Canva

Você precisa fazer uma apresentação para um cliente, quer dar aquele upgrade nas suas redes sociais, quer montar um infográfico, ou até um bom cartão de visitas? Fica tranquilo, você mesmo pode fazer isso usando o Canva. Essa aplicativo é tudo o que o freelancer precisa para dar uma melhorada na sua apresentação, seja ela online ou off-line.

Com o Canva você pode criar todo tipo de material de maneira fácil e rápida, usando recursos muito simples. Se você ainda se interessa por design, dentro do próprio aplicativo você pode receber instruções básicas e até inspirações de outros designers. Sem dúvida, uma excelente ferramenta para quem é freelancer e quer melhorar a aparência de seus jobs, site ou materiais para clientes.

5.      Dropbox

Responda rápido! Se o seu computador pegar um vírus hoje, o que acontece com todos os seus arquivos e os arquivos dos seus clientes? Se a sua resposta foi “perco tudo!” é melhor baixar essa ferramenta hoje! O Dropbox sem dúvida é uma das ferramentas mais utilizadas por freelancers.

Nele você pode armazenar todos os seus jobs e arquivos na nuvem, correndo menos riscos de perdê-los. O Dropbox possibilita que você sincronize sua pasta de documentos diretamente com o aplicativo, garantindo segurança a todos os seus arquivos.

Outra vantagem é que com o Dropbox você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar, sem ter a necessidade de estar logado com seu computador pessoal.

6.      Contabilidade online

Nem todo mundo que atua como freelancer pode ser MEI. E, muitos profissionais que se vem diante da tarefa de abrir e gerenciar uma empresa podem se sentir um tanto quanto perdidos! Para esses profissionais, uma ótima solução são as plataformas de Contabilidade online.

Além de auxiliarem o freelancer com toda a burocracia para abrir a própria empresa, esse tipo de serviço auxilia você a fazer o controle do seu caixa, recolhimento de impostos, além do cumprimento de diversas obrigações acessórias.

Como a Contabilidade online é muito mais acessível e fácil de usar, ela pode ser uma ótima solução para quem é freela e não quer perder tempo com questões contábeis que podem consumir seu dia a dia. Com a Contabilidade online, o freelancer é livre para se focar no que realmente precisa e se você é freela já deve saber que tempo é um recurso valioso para estes profissionais.

Você é freelancer e está procurando por um contador a Osayk pode te ajudar a encontrar um preencha o formulário abaixo e um contador irá entrar em contato com você:

 

Comentários