A contabilidade é uma parte essencial da gestão de uma empresa. Independentemente do seu porte ou enquadramento tributário, a gestão contábil é uma peça importante e necessária nessa engrenagem. Se ela não estiver funcionando bem, os efeitos do problema podem refletir nos negócios. Por essa razão, às vezes pode ser necessário trocar de contador.

Se os serviços de contabilidade contratados pela sua empresa estão deixando a desejar, a mudança pode ser a melhor alternativa. Mas, como saber se é realmente necessário procurar um novo profissional?

Essa não é uma pergunta exatamente fácil de responder. Porém, vamos tentar elencar alguns sintomas que indicam que a sua relação com o profissional de contabilidade não vai bem e está na hora de trocar de contador.

Saiba quando é hora de trocar de contador

Problemas com o escritório de contabilidade que presta serviços para a sua empresa podem causar muitas dores de cabeça. Além da necessidade de manter a regularidade fiscal, a saúde financeira do empreendimento também está relacionada à área. É através da gestão contábil que você tem clareza sobre as receitas, os custos, fluxo de caixa e até a lucratividade do seu negócio.

Contar com um profissional competente é, portanto, crucial para garantir a longevidade dos negócios. Se você tem dúvidas quanto à qualidade do serviço que vem sendo prestado a sua empresa, pode ser o momento de procurar uma nova parceria contábil. Listamos aqui sete sinais de que está na hora de trocar de contador. Confira!

Atendimento deixa a desejar

Como é a sua relação com o seu contador ou com o profissional responsável pela sua conta? As suas ligações costumam ser atendidas, os e-mails são respondidos com rapidez e clareza? Em casos de urgência, você teve o retorno e o suporte que precisava?

É importante avaliar se o atendimento que vem sendo oferecido está sendo fiel ao prometido antes de fechar o contrato. Dispor de um contador que esteja disponível e ajude a solucionar os problemas de acordo com a urgência que eles apresentam é fundamental.


Profissionais pouco qualificados

Pode ser que você até seja bem atendido e obtenha respostas rápidas, porém, o suporte não é exatamente da qualidade que você esperava. As respostas para as suas dúvidas, por exemplo, nunca são totalmente claras. Se isso acontecer, é sinal de que você não confia totalmente no profissional com quem está trabalhando e isso não só pode, como deve ser um bom motivo para trocar de contador.

Documentos extraviados ou incorretos

Um dos “sintomas” mais graves de que o serviço que vem sendo prestado não é de qualidade é a incapacidade de gestão da documentação da sua empresa. O extravio de documentos é algo muito sério, pois o contador tem acesso a documentos sigilosos (com dados pessoais e da empresa, como o seu faturamento, por exemplo) que não deveriam cair nas mãos de qualquer um.

Receber documentos de outros clientes do escritório por engano, por exemplo, é um sinal de que os seus também podem estar com outras pessoas. É verdade que a contabilidade possui vários processos burocráticos bem complexos, e pode haver confusão. Porém, é importante entender que não se trata apenas de uma “falha” que pode passar em branco.

Perda de prazos

Se você contrata um escritório de contabilidade, pressupõe-se que a maior parte das responsabilidades da área são repassadas aos profissionais especializados, não é mesmo? O cumprimento das obrigações de uma empresa envolvem muitos prazos diferentes que precisam ser gerenciados corretamente.

O atraso no caso de envio de declarações ou no pagamento de tributos, por exemplo, pode acarretar juros e multas. Um bom profissional contábil cumpre os prazos estabelecidos e não deixa para enviar guias de pagamento em cima da hora ou depois do vencimento. Se você estiver tendo problemas desses tipo, melhor cogitar trocar de contador.

Necessidade de cobrança constante

Um problema comum enfrentado pelos empresários é a necessidade de cobrar constantemente o escritório para que as tarefas sejam realizadas. A contratação do serviço contábil por parte de uma empresa tem o objetivo de assegurar o suporte necessário para manter a sua contabilidade em dia. Desse modo, os gestores têm mais tempo para focar em outros aspectos importantíssimos – como a própria gestão da empresa, os novos investimentos, etc.

Portanto, se você tiver que se preocupar com uma função que já passou adiante, você mesmo poderia executá-la, não é mesmo? Avalie se o profissional está realmente dando conta de todas os serviços que a sua empresa contratou.

Erros contínuos

Todos sabemos que cometer erros é algo absolutamente normal e que acontece com todos nós de vez em quando. Por outro lado, erros constantes e “reincidências” precisam ser analisados com cautela. É claro que é preciso bom senso para avaliar a situação, mas repetir os mesmos erros ou cometer uma falha após a outra pode acabar prejudicando os seus negócios.

Uso de ferramentas ultrapassadas

Atualmente, a contabilidade conta muito com as inovações tecnológicas para melhorar os seus processos e oferecer serviços cada vez melhores. Já falamos sobre os benefícios que a tecnologia trouxe para a área contábil neste artigo. Contudo, alguns profissionais são resistentes às atualizações e acabam ficando para trás.

Se o seu contador é avesso às tecnologias e ainda possui uma mesa com pilhas e pilhas de papéis, ele certamente não está lhe oferecendo todas as vantagens das ferramentas atuais. Isso acaba por atrasar e dificultar os processos contábeis.

 

Contabilidade online pode ser uma ótima opção

E por falar em tecnologia, é justamente nesse contexto que surgiu uma nova modalidade de contabilidade: a contabilidade online. Trata-se da prestação de serviços contábeis por meio de ferramentas digitais. Cada vez mais escritórios estão optando por esse formato, pois aproveitando-se das vantagens do mundo virtual, eles conseguem oferecer um atendimento diferenciado e de maior qualidade.

Os escritórios de contabilidade online, como a Osayk Contabilidade Online, oferecem os mesmos serviços que aqueles físicos (escrituração contábil, elaboração de relatórios, folhas de pagamento, emissão de guias, etc). Contudo, nesse formato tudo isso é organizado através de uma plataforma digital. Outra vantagem da contabilidade online é o fato de que o empreendedor possui mais autonomia em relação aos dados contábeis da empresa.

Se você deseja trocar de contador, mas quer saber mais sobre a contabilidade online, confira alguns mitos e verdades sobre essa nova forma de fazer a gestão contábil da sua empresa clicando aqui ou preencha o formulário que entramos em contato com você.


Comentários