fbpx

A Contabilidade Online

O negócio de contabilidade online se mostrou uma grande oportunidade para o crescimento dos escritórios contábeis. Graças a todas as inovações da tecnologia da informação, esse modelo de negócio se tornou acessível para qualquer escritório de contabilidade. Graças a ele, hoje é possível se tornar um contador online. Isso porque existem empresas que oferecem o serviço tecnológico que leva a empresa do contador para a internet de forma econômica. Por isso, para contadores ou escritórios que prestam o serviço da maneira mais tradicional, a mudança para o modelo online é bem atraente. E o mais importante: não é difícil de alcançar. Veja abaixo:

Fornecedor da Plataforma Tecnológica

Primeiramente, é preciso contratar uma plataforma tecnológica que possua todos os recursos necessários para a prestação do serviço de contabilidade online. A plataforma Osayk é um ótimo exemplo. Ela é um sistema projetado para que o contador trabalhe de forma colaborativa com seus clientes.

Desenhada pensando no contador, a plataforma permite a personalização da marca do escritório contábil, cadastro de clientes do escritório online, faturamento e cobrança dos honorários. Além disso, ela realiza emissão da NFe de serviços, padronização de planos de contas e relatórios e ainda conta com um CRM para o processo de legalização de empresas. Já para o cliente do contador, a plataforma oferece um sistema completo de gestão financeira. Isso incluem emissão de NFes, drive na nuvem e exportação de arquivos do financeiro para o sistema contábil do contador. A plataforma é focada em contadores e especializada em ajudar a fazer transição de escritórios de contabilidade para um sistema online.

A presença online

Uma vez que a plataforma ideal para fazer a prestação do serviço esteja escolhida, é preciso garantir que a marca do escritório tenha uma presença online bem forte. Para isso, é necessário ter um site desenvolvido com as tecnologias corretas e com a comunicação alinhada com o segmento de contabilidade online. Para isso é preciso investir também em aspectos como a logo para usar no site que ajudam a compor a identidade visual. Com isso, sua marca fica reconhecida como uma empresa moderna e fica mais fácil de ser vinculada ao serviço contábil online.

O Marketing

Como em qualquer negócio, é preciso investir em estratégias de marketing. Elas irão garantir mais visibilidade para a sua empresa e, por consequência, mais oportunidades para atrair clientes. No caso da contabilidade online, o esforço de marketing tem que ser voltado para estratégias na internet. Estamos falando de marketing de otimização do conteúdo para sites de busca (inbound), mídias sociais e atividades correlatas. Todo esse esforço tem como objetivo a geração de leads e oportunidades de vendas para sua empresa de contabilidade. De nada irá adiantar investir em um site maravilhoso e uma plataforma de contabilidade online se você ninguém sabe que sua empresa existe na internet.

A comunicação com o cliente

Então, após a conversão da oportunidade de venda gerada na internet em cliente o mesmo começa a interagir com a sua empresa. Por isso, é preciso investir em formas de se comunicar com ele. Felizmente, os contadores online têm a facilidade de ter toda a tecnologia a sua disposição. Por isso, podem usar atendimento online, até mesmo através de aplicativos que permitam comunicação via celular. Porém, ao procurar uma plataforma de contabilidade online, o contador deve verificar se a mesma possui essas facilidade integradas na mesma solução. A Osayk possui sistema de chat integrado facilitando solicitações feitas de clientes para contadores e vice versa. Isso e economiza horas de telefonemas desnecessários.

Movimento Financeiro

Uma atividade muito importante que gera bastante trabalho manual para a contabilidade é a organização dos lançamentos financeiros do cliente. Uma das vantagens de se oferecer uma plataforma para seu clientes é que nesse caso a digitação dos lançamentos deve ser feita pelo cliente em contas financeiras que foram padronizadas pelo cliente. Ao oferecer um sistema completo de gestão financeira para o cliente você divide a responsabilidade com ele e evita a necessidade de retrabalho. Isso porque posteriormente o contador pode exportar essas informações para o seu sistema contábil para gerar os relatórios como DRE, Balancete e até mesmo o balanço.

Emissor de Notas Fiscais

Outra atividade importante para qualquer empresa é a emissão das notas fiscais eletrônicas referentes a sua atividade. Uma plataforma de contabilidade online oferece aos clientes da empresa contábil um emissor de notas que posteriormente permite a exportação do xml da nota e por sua vez facilita o trabalho do departamento fiscal da contabilidade.

A organização dos documentos

Um escritório de contabilidade lida com muitos documentos e muita informação, e enquanto certos sistemas podem dar conta do recado, uma ferramenta projetada para isso tem muito mais chance de sucesso na Osayk o contador conta com sistema de arquivos compartilhado com seus clientes que facilita a guarda e troca de documentos que fica sempre registrada em A Integração com a equipe

Por fim, caso o escritório tenha uma equipe que irá fazer parte da migração para a contabilidade online poderá usar a plataforma para trabalhar de forma remota. Nesse caso a ferramenta pode ajudar até a reduzir custos contratando funcionários que trabalham a partir de seus próprios escritórios ou até mesmo de sua casa. E aí está pronto para se tornar um contador online? Caso queira saber mais preencha o formulário abaixo e um dos nossos consultores irá entrar em contato com você.

Comentários

Leia mais:
Riscos que você precisa saber antes de abrir uma empresa

Se você pensa em abrir uma empresa, provavelmente já ouviu que todo negócio implica em risco. No entanto, no universo...

Fechar