As condições internas do negócio não são as únicas que interferem no sucesso do escritório contábil. Também é preciso considerar o contexto no qual ele está inserido, o que inclui entender o que outros escritórios estão fazendo. É para isso que existe a análise de concorrentes.
Por meio dessa avaliação, é possível identificar ameaças e oportunidades, o que interfere em definições estratégicas para o negócio. Logo, saber como fazê-la é muito importante para buscar melhores resultados.
Considerando que essa etapa tem grande influência no desempenho do escritório, veja como fazer a análise de concorrentes e saiba o que se pode aprender com o processo!
O que é a análise de concorrentes?
Como parte do planejamento estratégico, o escritório contábil deve avaliar a própria capacidade de oferecer serviços contábeis. Ainda, é preciso entender quais são as demandas do público e também analisar outros profissionais.
Na prática, a análise de concorrentes consiste em um estudo completo sobre os principais competidores de mercado, suas características e seus resultados. Essa é uma abordagem que busca compreender o cenário externo em busca de oportunidades e pontos de melhoria.
Como funciona a análise de concorrência?
Devido à sua importância, a avaliação de concorrentes funciona de modo estruturado e estratégico. Ela consiste em um levantamento de concorrentes e de suas principais características para atender ao mercado local.
A partir disso, há como reconhecer os diferenciais dos escritórios, resultados alcançados e erros cometidos. A intenção é ter uma ideia geral do que fazem outros profissionais da área e como as informações se relacionam ao modelo de atuação do seu negócio.
Uma dica para ter sucesso na avaliação é utilizar indicadores e fazer comparações numéricas, no que é conhecido como benchmark. Porém, também há um caráter extremamente qualitativo nessa atividade, o que significa que a análise exige um nível de subjetividade para ponderar as informações.
Qual a importância de analisar os concorrentes?
A ideia por trás de uma análise de concorrentes não é copiar o que faz a concorrência ou se basear nesses elementos para tomar decisões estratégicas.
Na verdade, a intenção é ter uma visão geral do setor para compreender melhor qual o posicionamento no mercado do seu escritório perante os outros.
Também é uma ferramenta que favorece o aprendizado. Por meio dela, descobre-se o que funciona com o público e o que não ressoa como o esperado, por exemplo. Com essas informações, pode-se decidir disponibilizar novos serviços, como a contabilidade estratégica ou a contabilidade digital.
Além disso, é necessário saber que a análise de concorrência fomenta a inovação. Ela permite identificar ou mesmo antecipar tendências de mercado. Assim, é possível se preparar para oferecer uma experiência satisfatória para os clientes.
É, principalmente, uma forma de aprender com os erros e acertos já consolidados de outros escritórios. Com a aplicação estratégica do conhecimento, diminuem os riscos de falhas internas.
Não menos importante, o resultado da análise pode ajudar a orientar o alinhamento entre as necessidades do cliente, a performance do mercado e o que a sua empresa faz. Com uma atuação estratégica, existe a chance de encontrar e fortalecer o diferencial do seu escritório de contabilidade.
Como analisar os concorrentes do seu escritório contábil?
Diante do interesse de aproveitar o potencial da análise de concorrentes, é essencial saber como colocá-la em prática. Por isso, vale a pena conhecer passos que podem orientar a abordagem nesse sentido.
A seguir, confira quais são as etapas essenciais para avaliar a concorrência do escritório contábil!
Saiba quem são os concorrentes
O primeiro passo consiste em identificar quais são os verdadeiros concorrentes do seu escritório. Isso é importante para evitar que haja uma análise muito extensa, com empresas que, na verdade, não são concorrentes diretos.
Em vez de selecionar todo e qualquer escritório contábil, é preciso pensar em quais são aqueles que realmente disputam o mercado. É fundamental reconhecer quais deles atuam na mesma região e disponibilizam o mesmo rol de serviços, por exemplo.
Também é essencial focar nos concorrentes mais relevantes, caso haja uma grande quantidade disponível. Os que têm maior participação de mercado e/ou crescimento elevado podem fornecer informações mais significativas.
Conheça seu diferencial competitivo
Após saber quais são os concorrentes que exigem atenção, é necessário identificar como o seu escritório se posiciona em relação a eles. A intenção é definir qual é o diferencial competitivo que você consegue apresentar ou que eles possuem.
Pense em questões como serviços, atendimento e resultados para saber o que pode destacar seu negócio dos demais. Assim, será possível entender quais informações são mais relevantes e como elas devem ser aplicadas à sua realidade.
Avalie a performance dos concorrentes
Agora que você já sabe quem é a concorrência e como seu escritório se diferencia, é preciso coletar as informações sobre os outros escritórios. Veja, por exemplo, quais são as ferramentas contábeis usadas, quais são os serviços disponibilizados e como é o atendimento.
Na sequência, encontre os resultados, como a média de clientes, o nível de crescimento ao longo do tempo e os problemas enfrentados ou já solucionados. Isso ajuda a compreender quais são os concorrentes em melhor posição e o que se pode aprender com cada um.
Use as informações de maneira estratégica
Tão importante quanto coletar e analisar os dados sobre os concorrentes é ser capaz de aplicá-los à realidade do seu negócio. Para tanto, é preciso que os resultados dessa avaliação sirvam para embasar a abordagem do seu escritório.
Se a análise demonstrar a importância de expandir os serviços, como oferecer a contabilidade digital, será crucial dispor das ferramentas certas. Nesse caso, uma plataforma para contadores pode ajudar a garantir integração, segurança e eficiência.
A ferramenta também pode ser útil para trazer mais produtividade e atuação estratégica e direcionada dos profissionais. Desse modo, existe a chance de se diferenciar dos concorrentes, enquanto otimiza a rotina na empresa.
Se for preciso, o planejamento estratégico do seu escritório deve ser adaptado para contemplar mudanças necessárias para que a análise de concorrentes seja usada na prática. Com isso, será possível atuar de forma estratégica, aplicando os conhecimentos obtidos.
Agora que você aprendeu sobre a análise de concorrentes, vale a pena aplicá-la ao seu escritório contábil para aproveitar os benefícios que ela pode trazer. Com o levantamento e o uso das informações, há mais chances de se destacar no mercado e otimizar o desempenho.
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