fbpx

No artigo anterior desta série sobre BPO financeiro você conferiu informações sobre a transformação digital na contabilidade e como ela se relaciona com a oferta de serviços terceirizados para finanças empresariais.

Em outra série aqui do blog também compartilhamos conteúdos sobre contabilidade consultiva. Agora, que tal relacionar os dois conceitos? Sim. O BPO financeiro e a contabilidade consultiva estão ligados e podem trazer muitas vantagens para o escritório contábil.

Então, acompanhe o segundo artigo da série e saiba mais sobre como funciona a oferta deste serviço dentro de um planejamento estratégico!

Como o BPO financeiro funciona?

Empreender não é uma tarefa simples. Quem comanda uma empresa precisa ter funcionários e parceiros comerciais estratégicos para impulsionar o negócio. Por isso, algo que ganha relevância no contexto é a terceirização de atividades.

É muito comum que, conforme a empresa cresce, o empresário considere delegar certas tarefas para profissionais especializados fora do negócio. Afinal, ter sempre funcionários competentes para todos os setores onera bastante os custos.

A terceirização, ou BPO, tem papel especial no setor financeiro. Apesar de ser extremamente importante em qualquer companhia, ele nem sempre está relacionado às atividades fins da empresa. Então, é um dos mais delegados para especialistas.

E quem melhor do que o contador para participar de maneira estratégica nesses casos? Geralmente, os contadores já estão acostumados com o BPO contábil, ou seja, a realização de atividades ligadas à gestão contábil e à organização tributária das empresas.

Mas ele também é um dos profissionais capacitados para auxiliar os empreendimentos a encontrar melhores caminhos de sucesso financeiro. Assim, o BPO financeiro aparece como uma possibilidade para aprofundar seus serviços consultivos e impulsionar os resultados de seus clientes.

Diversas empresas que não têm as finanças como uma atividade fim precisam de especialistas no assunto para evitar erros e optar por rotas mais sustentáveis no negócio. Logo, a contabilidade consultiva tem uma relação próxima com o BPO financeiro.

Qual é a importância do BPO na contabilidade consultiva?

Até aqui foi possível entender um pouco mais sobre o que é e como funciona o BPO financeiro para as empresas que necessitam terceirizar suas atividades. Agora, que tal saber como ele se relaciona com a contabilidade consultiva? Veja os detalhes a seguir!

Contabilidade consultiva

Como tratamos em outros artigos sobre o tema, a contabilidade consultiva consiste em ver os serviços contábeis de forma mais estratégica e menos burocrática. Ainda que mantenha diversas atividades tradicionais, o contador tem uma visão mais ampla.

Afinal, ele entende que o objetivo final do seu trabalho não é organizar os documentos e cumprir as obrigações tributárias da companhia. Tais atividades são exemplos de um meio para alcançar o verdadeiro fim do contador: contribuir com o sucesso da empresa.

Ou seja, ele exerce seu papel ao proporcionar formas de reduzir custos, impulsionar a margem de lucro, modificar processos desvantajosos no negócio etc. Tudo isso com a meta de colocar seu conhecimento e experiência à disposição dos clientes.

Relação entre o BPO e a contabilidade consultiva

Qual seria, então, a importância do BPO financeiro na contabilidade consultiva? Os dois conceitos estão muito relacionados, já que a prática do BPO é uma das principais atividades realizadas por contadores que adotam uma postura consultiva.

A ideia do BPO financeiro é dar uma solução complexa para problemas complexos. Então, ele não está ligado apenas à realização de uma ou outra atividade financeira, mas à colaboração na gestão como um todo.

Decisão pelo BPO financeiro

A demanda pelo BPO financeiro pode vir do próprio cliente, ao perceber que precisa de um serviço especializado para gerir as finanças, ou pode ser oferecida pelo contador. Em sua função consultiva, você é capaz de compreender quando o BPO é uma possibilidade vantajosa para o cliente.

Assim, também é papel do contador notar, por exemplo, se o cliente tem custos altos com a gestão financeira ou se ela não está sendo realizada com a qualidade que deveria. Realizar o BPO financeiro pode ser o diferencial para alcançar mais lucro na empresa.

Quais são as vantagens do BPO financeiro?

O BPO financeiro traz muitos benefícios para o escritório de contabilidade que passa a oferecer o serviço. Como você viu, empresas de diversos portes buscam por soluções gerenciais para terceirizar as atividades financeiras da melhor forma.

Então, trabalhar com BPO pode ser o que você precisa para impulsionar os resultados do escritório. A oferta do serviço permite oferecer aos atuais clientes atividades mais completas e estratégicas, além de possibilitar a atração de novos clientes.

Assim, o BPO financeiro seria uma forma de melhorar suas vendas a partir da realização de atividades fundamentais — como gestão de contas, conciliação bancária, análise de indicadores financeiros e até mesmo rotinas de departamento pessoal.

Percebe como o BPO pode ser bastante diversificado? Outra vantagem para o seu escritório é aumentar suas possibilidades de fechar contratos interessantes. Afinal, você consegue atender demandas específicas de cada cliente, realizando um trabalho personalizado.

Atualizar-se em relação ao BPO financeiro, principalmente a partir da contabilidade consultiva, permite que o contador assuma um papel de destaque no mercado. Você pode aproveitar as oportunidades que existem e também criar novas.

Certamente, a contabilidade consultiva amplia a atuação do contador — e o BPO financeiro apresenta modos vantajosos de se relacionar com as empresas clientes. Considere então as informações sobre a relação entre os dois para planejar seus serviços com um olhar estratégico!

E então, os conteúdos da série sobre BPO estão sendo úteis para o seu trabalho? Continue acompanhando as publicações, pois temos mais dois artigos que aprofundarão alguns detalhes acerca do tema!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários