fbpx

Segundo o último levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Softwares (ABES), o mercado brasileiro de softwares e serviços movimentou cerca de 39,6 bilhões de dólares somente em 2016.

Mais do que os cifrões, com a popularização da tecnologia, cada dia mais pessoas e empresas buscam soluções para o seu dia a dia através do uso de softwares e aplicativos.

Assim, não é à toa que o mercado vem crescendo e criando boas oportunidades especialmente para quem quer empreender.

Para quem é desenvolvedor de softwares e tem perfil empreendedor, abrir a própria empresa de desenvolvimento de softwares pode ser um bom negócio.

Uma das principais vantagens desse modelo de negócios é que é possível começar trabalhando em casa ou mesmo em um espaço compartilhado, poupando custos de aluguel comercial entre outros.

Embora seja possível começar uma empresa de desenvolvimento de software investindo muito pouco, isso não significa que o empreendedor não precise se planejar.

Saber a resposta para algumas questões iniciais é fundamental para começar a sua empresa. E, para ajudar você com isso, preparamos um post especial! Confira!

Como começo a me planejar?

Por mais que você conheça o mercado e seus potenciais clientes, antes de montar qualquer empresa um empreendedor deve investir em um plano de negócios.

Colocar sua ideia no papel ajuda a responder perguntas básicas, além de evitar falhas que podem custar caro depois de aberta a sua empresa. Por isso, invista tempo e pesquise bastante antes mesmo de formalizar a sua empresa.

Um plano de negócios nada mais é do que um documento que ajuda você a checar a viabilidade do seu negócio. Ele serve para responder questões como quem é o seu público alvo, como monetizar seu negócio, quem são seus parceiros e concorrentes, quais são os diferenciais que você oferece, entre outras.

A montagem de um plano de negócios ajuda você a empreender de forma mais segura, garantindo mais clareza sobre quem você quer ser no mercado e quais são as estratégias que você vai adotar para que o seu negócio tenha sucesso.

Um plano de negócios também irá te ajudar a definir qual o melhor tipo de empresa para você, qual o regime tributário pode ser mais vantajoso, quais são as atividades e os CNAEs que você vai ter, entre outras.

Precisa montar um plano de negócios, mas não sabe por onde começar? Confira o nosso passo a passo

Escolha o melhor tipo de empresa para o seu negócio

Depois de montar o seu plano de negócios e ter mais clareza sobre a sua futura empresa chegou a hora de escolher o melhor tipo, ou seja, o modelo societário mais adequado para o seu negócio. A legislação brasileira prevê uma série de modelos que servem tanto para quem quer empreender sozinho, quanto para quem quer ter sócios.

Se você quer começar trabalhando sozinho em uma estrutura mais enxuta, é possível enquadrar a sua empresa de desenvolvimento de software como Empresário Individual (EI), ou  Empresário Individual de Responsabilidade Ilimitada (EIRELI) ou mesmo como Microempresa (ME).

Caso decida empreender com sócios, uma boa dica pode ser a Sociedade Limitada.

Uma dúvida comum à muitos programadores é se eles podem formalizar seu negócio como MEI. Embora existam algumas iniciativas de incluir essa atividade na lista do MEI, em regra, programadores ainda não podem se formalizar dessa maneira.

Para escolher o melhor tipo de empresa para o seu negócio, o ideal é contar com o auxílio de um contador. Como não existe uma receita única para a escolha do tipo de empresa, o ideal é conversar com um especialista que conheça todas as questões para te dar uma orientação mais precisa.

Se você procura uma consultoria jurídica para ajudar na constituição da sua empresa, deixe seu contato!


Qual o regime tributário mais vantajoso?

Escolher o melhor tipo de empresa não é apenas uma formalidade. Trata-se também de uma questão estratégica.

Isso porque a escolha do tipo de empresa interfere diretamente no regime tributário. E, como todo empreendedor sabe, esse será um dos grandes ônus do seu negócio!

A escolha do regime tributário ideal implica em menos gastos com impostos e consequentemente uma otimização do seu faturamento. Logo, escolher certo desde o início, não é uma questão superficial.

As pequenas empresas possuem a facilidade de recolher impostos pelo Simples Nacional, um sistema simplificado que, além de uma carga menor de tributos, facilita a cobrança através de uma guia única.

Para os pequenos empreendedores recolher pelo Simples é uma ótima vantagem já que facilita a administração e também a contabilidade do seu negócio.

Preciso de um contador?

Essa é uma pergunta frequente feita por diversos empreendedores que estão no começo. Muitos tem dúvidas e ao mesmo tempo receio de investir nos serviços de contabilidade. No entanto, para responder essa questão de forma mais assertiva, é preciso eliminar alguns conceitos prévios.

Ao contrário do que muitos empreendedores acreditam um contador não é apenas um profissional que realiza atividades relacionadas à escrituração ou organiza o recolhimento de impostos de uma empresa.

Hoje ele tem um papel fundamental nas questões estratégicas e pode auxiliar o empreendedor no seu processo de tomada de decisões.

Além disso, existem diversos modelos de serviços de contabilidade. A contabilidade online, por exemplo, é um tipo de serviço que pode automatizar os serviços do contador, fazendo com que o cliente tenha maior autonomia, por um custo muito mais acessível.

A decisão final sobre contratar um contador ou não na hora de abrir a sua empresa de software é do empreendedor. No entanto, esse profissional pode ser uma peça chave na hora de orientar o empreendedor a criar a melhor estrutura de negócio para o seu projeto.

Gostou dessas dicas? Tem dúvidas sobre como abrir sua empresa de softwares? Aproveite para conferir algumas dicas sobre como conquistar seus primeiros clientes! Clique aqui e saiba mais!

Comentários

Leia mais:
simples nacional
Conheça as vantagens e desvantagens do simples nacional

Se você quer saber como funciona esse sistema de tributação e quais as vantagens e desvantagens de aderir ao Simples,...

Fechar