Você já parou para pensar em como seria aumentar o ticket médio do escritório contábil em até 50% a mais, mantendo o mesmo número de clientes? Aumentar o ticket médio é uma ótima estratégia para alcançar esse objetivo.
Mas o que é o ticket médio? No caso de empresas de contabilidade, trata-se da média de receitas geradas por cada cliente. Se você quer aumentar o valor de seus serviços, é importante que seus clientes percebam o valor agregado que a sua empresa contábil oferece. Algumas dicas para alcançar esse objetivo incluem:
1 Oferecer soluções para os problemas dos clientes
Identifique os principais problemas enfrentados pelos seus clientes e ofereça soluções personalizadas. Por exemplo, se eles têm dificuldades com a gestão financeira, ofereça o envio mensal de um relatório de fluxo de caixa e explique sua importância. Isso aumentará a percepção de valor pelo cliente e poderá ser usado como base para negociar um aumento no valor do serviço no próximo reajuste anual.
2 Pacotes de treinamentos
Se você não pode alterar o valor do serviço contábil mensal estabelecido por contrato, pode oferecer treinamentos adicionais para aumentar o faturamento. Por exemplo, você pode oferecer cursos de Excel para empresas ou videoaulas sobre assuntos relacionados à contabilidade.
3 Contrate especialistas
As pessoas tendem a se sentir mais confiantes em contratar empresas que possuem especialistas em sua equipe. Por isso, contratar os melhores profissionais pode ser uma maneira de agregar valor ao seu escritório e, consequentemente, aumentar o preço dos seus serviços.
4 Mostre que é uma autoridade no assunto
Além de contar com especialistas em sua equipe, é importante demonstrar que sua empresa é uma autoridade no assunto. Crie conteúdos de qualidade e compartilhe-os em redes sociais, blogs e outros canais. Isso aumentará a confiança dos clientes e poderá ser usado como argumento para aumentar o preço dos seus serviços.
5 Ofereça serviços adicionais para aumentar o ticket médio do escritório contábil
Além de seus serviços contábeis habituais, você pode oferecer serviços adicionais aos seus clientes. Por exemplo, pode incluir a elaboração de relatórios financeiros, a consultoria para tomada de decisões empresariais, ou até mesmo a prestação de serviços de consultoria empresarial. Dessa forma, você pode oferecer um pacote completo de serviços e aumentar o valor final do seu ticket médio. Não esqueça de avaliar a demanda de cada cliente para oferecer os serviços mais adequados e relevantes para eles
6 Faça parcerias
Outra maneira de aumentar o ticket médio é buscando parcerias com outras empresas que atuem em áreas complementares. Por exemplo, se você é uma empresa contábil, pode fazer parcerias com advogados, consultores de gestão, entre outros profissionais. Dessa forma, você pode oferecer pacotes completos de serviços aos seus clientes, aumentando o valor final do seu ticket médio.
7 Faça um bom relacionamento com os clientes
Por fim, é fundamental manter um bom relacionamento com os seus clientes. Mostre que você se preocupa com eles e que está disposto a ir além do que foi contratado para solucionar seus problemas. Quando os clientes percebem que estão sendo bem tratados e que a empresa realmente se importa com eles, ficam mais propensos a pagar mais pelos serviços.
8 Faça uma análise de mercado
Antes de implementar qualquer estratégia para aumentar o ticket médio, é importante fazer uma análise de mercado para entender as necessidades e expectativas dos seus clientes. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação, entrevistas ou grupos focais. Assim, você terá uma base sólida para definir os serviços adicionais que deve oferecer e os preços a serem praticados.
9 Negocie com os clientes
Uma vez que você tenha uma ideia clara do que seus clientes esperam e do que estão dispostos a pagar, é hora de negociar o aumento do ticket médio. Lembre-se de que o objetivo é aumentar o valor dos serviços, mas sem prejudicar o relacionamento com os clientes. Por isso, é importante ser transparente e explicar os motivos pelos quais está solicitando um aumento. Ofereça opções de pacotes de serviços e explique os benefícios de cada um deles.
10 Faça a gestão do seu escritório de forma eficiente
Por fim, é fundamental que sua empresa contábil tenha uma gestão eficiente para poder oferecer serviços de qualidade aos seus clientes. Isso inclui ter um sistema de gestão integrado, um processo de trabalho bem definido e uma equipe motivada e treinada. Dessa forma, você poderá atender aos prazos estabelecidos e entregar um trabalho de qualidade, o que é fundamental para manter os clientes satisfeitos e fidelizados.
Conclusão
Aumentar o ticket médio é uma ótima maneira de faturar mais sem precisar adquirir novos clientes. Para isso, é fundamental agregar valor aos serviços, oferecer soluções personalizadas, ter especialistas em sua equipe e demonstrar autoridade no assunto. Além disso, é importante fazer uma análise de mercado, negociar com os clientes e ter uma gestão eficiente para poder oferecer serviços de qualidade. Com essas dicas, você poderá aumentar o ticket médio da sua empresa contábil e faturar mais.