fbpx

Sem nenhuma dúvida, o sucesso de um empreendimento depende de conseguir vender seus produtos ou serviços. Para isso, é preciso que alguém pague pelo que você oferece: o cliente. Quando se está começando, conquistar os primeiros clientes é um dos maiores desafios do empreendedor iniciante.

Em alguns casos, fazer as primeiras vendas pode levar algum tempo. No entanto, se os meses passarem e você ainda não tem nenhum cliente, é provável que você não esteja usando as estratégias certas.

É verdade que é fundamental utilizar as ferramentas corretas que tragam realmente o efeito desejado. No entanto, também é importante lembrar que todas as empresas passam por uma situação semelhante quando começam a operar. Ou seja, também é necessário ter um pouquinho de paciência no início.

Com o intuito de ajudar você nessa primeira etapa, neste artigo, elencamos seis dicas sobre como conquistar os primeiros clientes e garantir o futuro e o crescimento da sua empresa.

Tenha um plano de negócios

Ao decidir empreender, você deve saber que a cada 10 empresas abertas no país, em média seis fecham antes de completar os cinco primeiros anos. Não estamos falando isso para desmotivar você: o objetivo é fazer você entender que é preciso ter um planejamento.

Investir um bom tempo em elaborar um plano de negócios é essencial, pois essa ferramenta irá guiar todos os primeiros passos da operação – inclusive a conquista dos primeiros clientes da empresa. Aliás, muitos dos outros itens que vamos citar aqui são questões que podem ser definidas no plano de negócios – está aí a sua relevância.

Ter essas definições antecipadamente nessa ferramenta de gestão é uma forma de garantir que a sua ideia já está mais perto do plano concreto. Dessa forma, será muito mais fácil conquistar os primeiros clientes, buscar sócios e captar investimentos, por exemplo.

Tenha um diferencial em relação aos concorrentes

Escolher o âmbito no qual você vai empreender não é uma tarefa simples. Hoje em dia existem vários tipos de empreendimentos diferentes e até a possibilidade de começar com um investimento relativamente baixo, como no caso de um negócio online que utilize o dropshipping, por exemplo.

De qualquer modo, independentemente do setor no qual você decidir investir, procure se diferenciar dos concorrentes de alguma forma. Esse “algo a mais” pode ser justamente aquilo que irá chamar a atenção dos clientes. Utilizar uma “fórmula pronta” de sucesso pode dar certo para abrir um negócio, mas, certamente utilizar a fórmula e acrescentar uma motivação a mais para o cliente é garantia de lucratividade.

Ofereça produtos ou serviços de qualidade

O mercado está saturado de produtos e serviço de qualidade medíocre ou ruim mesmo. Se você decidiu deixar o seu trabalho para empreender, o melhor a se fazer é apostar na qualidade. Este pode ser, por exemplo, o grande diferencial da sua empresa em relação aos concorrentes.

Portanto, além de focar em produtos ou serviços que transmitam credibilidade, utilidade e simplicidade, inclua também a qualidade como um fator crucial para conquistar os primeiros clientes e fazer o negócio deslanchar.

Identifique o seu público-alvo

É um erro acreditar que todas as pessoas podem ser potenciais clientes do seu negócio. Mesmo as grandes marcas que faturam muito (muito mesmo!) precisam determinar um público-alvo para os seus produtos ou serviços.

Ter conhecimento a respeito de para quem a sua empresa irá vender é um fator determinante do sucesso a curto e a longo prazo. Esse é o público-alvo no qual você deve focar todos os seus esforços. É importante notar ainda que a definição de público-alvo também tem ligação direta com a aceitação das pessoas em relação aos produtos e serviços oferecidos.

Um dos passos iniciais para conquistar os primeiros clientes é, portanto, identificar um público específico para o seu negócio e focar nele para vender. As estratégias de divulgação e o marketing de uma empresa, seja ela nova ou não, são guiados justamente pelo público-alvo, podendo dessa forma serem muito mais eficazes.

Afinal, não faz sentido que a divulgação seja tão ampla, pois assim é possível que várias pessoas entrem na sua loja sem que ninguém realmente compre algo.

Escolha os canais de comunicação corretos

Depois de identificar o seu público-alvo, em um segundo momento é preciso mapear os canais através dos quais você irá se comunicar com essas pessoas. A divulgação da sua empresa deve ser realizada no contexto adequado, caso contrário o dinheiro investido nisso não estará sendo bem utilizado.

Usando uma expressão popular, não faz sentido “atirar para todos os lados” quando se trata de adquirir os primeiros clientes. Se a estratégia escolhida for essa, você irá precisar fazer um esforço muito maior (leia-se investimento) para conseguir alguns compradores.

A melhor forma de fazer uma divulgação mais acertada é encontrar os melhores meios para abordar o público-alvo que você já identificou.

Invista em marketing e em produção conteúdo

Qualquer empresa que está começando precisa investir em marketing para conquistar os primeiros clientes. É claro que conversar com a família e com os amigos também é uma forma de garantir as suas primeiras vendas. Porém, não o suficiente para se ter uma ideia real do potencial do seu negócio.

Em resumo, o seu público-alvo precisa saber que você existe e o marketing é a melhor ferramenta para fazer essa informação chegar até ele.

Uma boa campanha de marketing pode contar com panfletos, outdoor e anúncios em jornais e revistas. Mas, hoje em dia, não se pode esquecer das mídias sociais. Além disso, tornar-se relevante na internet, dependendo do seu setor de atuação, também pode ser uma ótima estratégia.

A produção de conteúdo faz com que as pessoas encontrem o seu negócio no google com maior facilidade.

Você está precisando ajuda para abrir sua empresa?  Preencha o formulario e ajudamos você a encontrar um consultor para fazer a abertura para você:


Comentários