fbpx

Saber quais são os impostos devidos pela sua empresa é um passo importante para quem deseja realizar uma administração eficiente e permitir que a sua empresa funcione por muito tempo. Como a carga tributária influencia diretamente no caixa da empresa, é preciso ser estratégico na hora de economizar nos impostos. Para saber como controlar os gastos com impostos e evitar problemas com o Fisco, confira!

Lidar com uma alta carga tributária está entre os principais desafios de quem empreende no Brasil. Por aqui, a quantidade de impostos, taxas, contribuições e tarifas destinadas às empresas não é pequena. Em razão disso, o empreendedor que não avalia os impactos dos tributos em seu orçamento corre sérios riscos de perder o controle financeiro do seu negócio e, no pior cenário, até quebrar.

Saber quais são os impostos devidos pela sua empresa é um passo importante para quem deseja realizar uma administração eficiente e permitir que a sua empresa funcione por muito tempo. Como a carga tributária influencia diretamente no caixa da empresa, é preciso ser estratégico na hora de economizar nos impostos. Para saber como controlar os gastos com impostos e evitar problemas com o Fisco, confira!

Faça um planejamento tributário

O planejamento tributário é um levantamento feito por um profissional que avalia todas as possibilidades de tributação, sempre visando a economia e a otimização fiscal. A carga tributária é determinada pelo tipo de empresa e pelo seu faturamento. Assim, dependendo do desenho societário uma empresa pode ter mais de uma alternativa para ser tributada.

Além de determinar o melhor enquadramento tributário do seu negócio, através do planejamento tributário o empreendedor recebe uma orientação sobre quais ações deve realizar visando otimizar o recolhimento de tributos.

Por meio desse levantamento, o empreendedor tem elementos suficientes para recolher a menor carga tributária através da elisão fiscal. Por meio dela, o empreendedor posterga a ocorrência dos fatos geradores que determinam o recolhimento do tributo. Com isso, ele possui mais tempo e pode utilizar seu fluxo de caixa para adequar a sua carga fiscal. A elisão fiscal é uma prática legal realizada por diversas empresas, que pode trazer excelentes resultados, além de contribuir para a saúde financeira do negócio.

Aposte no Simples Nacional

O Simples Nacional é um sistema simplificado de recolhimento de impostos destinados a micro e pequenas empresas que possuem um faturamento de até R$ 3,6 milhões. Através do Simples, o recolhimento de impostos é feito de forma unificada e o empreendedor chega a conseguir economizar cerca de 40% dos seus impostos.

A cobrança dos impostos por meio do Simples ocorre através da aplicação de uma alíquota específica que é determinada de acordo com a atividade realizada. Como essa alíquota é variável, sempre é válido conferir com o seu contador se o Simples é de fato a melhor solução para a sua empresa.

Conte com o auxílio de bons serviços de contabilidade

Há muito tempo que a contabilidade deixou de ser uma atividade meramente operacional para ter um papel estratégico no dia a dia das empresas. Hoje, as empresas de contabilidade além de organizarem todos as informações financeiras e os dados contábeis, acabam assessorando o empreendedor a tomar decisões mais assertivas sobre o seu negócio.

Além de evitar que os impostos não sejam recolhidos, o contador pode também avaliar se a forma como estão sendo pagos é a mais adequada. Por esses motivos, o contador também acaba beneficiando indiretamente a economia nos gastos com impostos.

A contratação de um contador ou mesmo de um escritório de contabilidade é uma necessidade para qualquer empresa. Atualmente, com os serviços da Contabilidade online, ter um contador especializado se tornou muito mais fácil e barato, possibilitando que a sua empresa conte com todo o suporte para realizar uma excelente gestão financeira.

Evite o fato gerador

O fato gerador é o acontecimento que dá origem a obrigatoriedade no pagamento dos impostos. No caso do imposto de renda, por exemplo, “auferir renda” é o fato gerador.

Para minimizar a carga tributária uma boa dica é evitar o fato gerador. Assim, se para recolher o IPTU é necessário ter uma moradia, por exemplo, você pode evitar esse fato em um imóvel isento, alugando um imóvel isento. Outra alternativa é trabalhar em um coworking, colocando toda a estrutura da sua empresa no local.

Emita notas fiscais eletrônicas

Emitir notas fiscais representa uma série de benefícios para as empresas, a começar pela redução no consumo de papel e de impressões. No entanto, com relação à economia de impostos, a nota fiscal eletrônica também acaba beneficiando. Como neste modelo de nota somente é preciso preencher os campos pré-determinados, os erros de digitação que acabavam determinando o recolhimento errado de tributos são reduzidos.

Tenha um controle financeiro da sua empresa

Parece uma dica bastante óbvia, porém, muitos empreendedores não realizam um controle mínimo dos fatores financeiros que influenciam a saúde da empresa. Conhecer o orçamento o fluxo de caixa e o capital de giro são essenciais para quem pretende dar vida longa a sua empresa.

A ideia de contratar um funcionário exclusivamente para fazer o controle financeiro não é uma má ideia. É de extrema importância realizar esse tipo de monitoramento que contribui não apenas com a economia do gasto de impostos, como também a economia em todas as estruturas da administração.

Evite problemas com o Fisco

Outra forma de se economizar nos gastos com os impostos é fazendo um controle rigoroso sobre o recolhimento e seguir organizando o orçamento da empresa. Isso evita que o pagamento dos tributos seja feito de forma errada e, consequentemente, sua empresa acabe tendo problemas com o Fisco.

Vale destacar que as multas em razão da falta de recolhimento de impostos são bastante altas e podem promover impactos bastante negativos no financeiro da empresa.

Na hora de economizar com os gastos dos impostos fuja sempre das soluções prontas. Para promover um controle de gastos efetivo é importante avaliar o panorama da sua empresa antes mesmo de tomar qualquer decisão.

Se você é um contador e está procurando uma plataforma para o seu escritório preencha o formulário abaixo e um dos nossos consultores irá entrar em contato com você.  Se for  uma empresa e estiver procurando um contador responda dizendo que é uma empresa e vamos ajudar você a encontrar um contador online:

Comentários