fbpx

Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova no mercado, muitos empreendedores têm dúvidas sobre como funciona um escritório de contabilidade online e, mais do que isso, quais benefícios esse tipo de contabilidade representa. Para saber mais sobre essas e outras questões, vale a pena acompanhar o post de hoje!

Os serviços de contabilidade, de maneira geral, têm como principal objetivo auxiliar empreendedores em seu processo de tomada de decisões. Além disso, o contador é uma peça fundamental para organizar e resolver questões importantes que impactam diretamente no financeiro da empresa.

No entanto, diante de uma rotina cada vez mais corrida, muitos empreendedores já sabem como é difícil se reunir com seu contador a fim de ter os dados necessários para tomar decisões mais assertivas. Por isso, a contabilidade online surgiu para trazer mais praticidade, tornando os serviços contábeis mais acessíveis às empresas.

Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova no mercado, muitos empreendedores têm dúvidas sobre o funcionamento de um escritório de contabilidade online e, mais do que isso, quais benefícios esse tipo de contabilidade representa. Para saber mais sobre essas e outras questões, vale a pena acompanhar o post de hoje!

O que é a contabilidade online?

Em uma explicação bem simples, a contabilidade online é a prestação de serviços contábeis por meio de ferramentas digitais. Hoje, através das plataformas online, o empreendedor pode inserir todos os dados da sua empresa, para que um contador avalie e organize todas as suas informações de forma acessível e fácil. Através das plataformas o empreendedor pode acompanhar todas as questões contábeis do seu negócio de qualquer lugar e a qualquer tempo. É uma forma de ter os dados necessários para tomar decisões no seu dia a dia de forma mais rápida e prática, sem que haja uma dependência total do contador. Se você quiser entender mais sobre a Contabilidade Online, confira nossa página completa sobre o assunto clicando aqui.


Quais são as diferenças entre a contabilidade online e a tradicional?

Em termos de serviços, não existe qualquer diferença entre a contabilidade online e a contabilidade tradicional. Assim como escritório de contabilidade, na contabilidade online também se realizam serviços de escrituração contábil, elaboração de relatórios, folhas de pagamento, pró-labore dos sócios e emissão de guias de pagamentos de impostos.

Porém, na contabilidade online isso tudo fica organizado e disponível por meio de uma plataforma, onde a interação entre a empresa e o contador é feita totalmente no ambiente digital.

Na contabilidade online sou atendido por um robô?

Não, na contabilidade online você também é atendido por uma pessoa. No caso da Osayk, você é atendido por um contador. A diferença, no entanto, está na forma de interagir. Enquanto na contabilidade tradicional e-mails, reuniões e telefonemas serviam para a transmissão de informações, na contabilidade online, a plataforma é a maneira como o escritório de contabilidade e a empresa se comunicam. A vantagem é que todas as informações ficam organizadas de forma digital, facilitando o acesso e também a compreensão pelo empreendedor. Na contabilidade online, existe muito mais autonomia do empresário com relação aos dados contábeis da sua empresa.

Contabilidade online é mais barato?

Já falamos um pouco sobre os mitos que envolvem a contabilidade e a questão do custo certamente é um deles.

A resposta para essa questão, no entanto seria: não, necessariamente. Embora a automatização dos serviços possa gerar uma queda nos custos e consequentemente preços mais competitivos, a qualidade também é uma questão nos serviços contábeis e que pode aumentar o valor do orçamento.

Por isso, ao contratar os serviços de contabilidade online, sempre vale avaliar o que está incluído e de que maneira a empresa oferece mais facilidades e serviços complementares ao empreendedor.

Hoje existem no mercado empresas que oferecem serviços que vão muito além da escrituração contábil, tais como assessoria jurídica ou até planejamento tributário.

É difícil mexer em uma plataforma de contabilidade online?

Uma das principais características da tecnologia, que cabe perfeitamente no contexto da contabilidade online é a interatividade. Por meio da plataforma, o usuário pode mexer, alterar e inserir dados de forma totalmente intuitiva, sem que seja necessário treinamentos ou conhecimento específico sobre isso.

Quais tarefas o empreendedor precisa realizar ao utilizar a contabilidade online?

Assim como na contabilidade tradicional, na contabilidade online a relação entre o contador e a empresa é de parceria. Portanto, caso o empreendedor não forneça as informações e dados necessários para que o contador realize seu trabalho, dificilmente a prestação de serviços será eficiente e rápida.

Para utilizar a contabilidade online, portanto, é fundamental que o empreendedor forneça dados como calendário de impostos, registro do fluxo de caixa, entre outros.

Vale a pena migrar?

Para empresas que são mais dinâmicas e querem atuar no seu dia a dia com foco em eficiência e produtividade, a contabilidade online é a solução ideal. Ao migrar para a contabilidade online, o empreendedor tem à sua disposição não somente profissionais qualificados e capacitados, como também uma boa ferramenta para organizar todas as informações da sua empresa.

Lembre-se que um dos benefícios da contabilidade online é justamente a autonomia que ela oferece ao empreendedor, auxiliando seu dia a dia de forma muito prática e efetiva. Por isso, a migração costuma ser uma vantagem para boa parte dos empreendedores que querem ter mais tempo para focar em seu business, se preocupando menos com questões de suporte administrativo.

Por fim, é importante destacar que um escritório de contabilidade online, assim como um escritório de contabilidade tradicional precisam de registro nos Conselhos Regional e Federal de Contabilidade para que possam atuar de forma regular. Portanto, antes de contratar seu escritório, avalie a sua regularidade perante os órgãos necessários.

Para muitas questões, o escritório de contabilidade é o braço direito da empresa, por isso é fundamental avaliar com critério e contratar bons serviços. Nem sempre o mais barato é o melhor. Analise com cuidado e procure sempre boas referências de quem você pretende contratar.

Comentários

Leia mais:
revender software
Revender software de outras empresas é um bom negócio?

Revender software de outras empresas é um bom negócio? Para empresas de desenvolvimento de software ou de comércio de equipamentos...

Fechar