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O Canvas, como popularmente é chamado o “Business Model Canvas”, é uma ferramenta estratégica voltada não apenas para transformar projetos em negócios, mas também sonhos em realidade. Para ajudar você a explorar um pouco mais essa ferramenta de planejamento de negócios, elaboramos esse post para você!Ter dúvidas sobre a viabilidade do seu negócio faz parte da trajetória de qualquer empreendedor. Por isso, ter um plano de negócios bem estruturado é fundamental, afinal, é a partir do planejamento que o empreendedor sabe como e de que forma agir, evitando que fique paralisado diante da incerteza.

Para montar umplano de negócios, no entanto, existem diversas formas e diferentes metodologias, e há inclusive métodos simplificados para agilizar esse processo. O Canvas é uma dessas formas que permite ao empreendedor esboçar e desenvolver sua ideia numa tela (daí o nome Canvas, que significa tela em inglês), que pode ser um papel impresso ou um quadro com post-its, por exemplo. Esse modelo de planejamento vem sendo amplamente utilizado por empreendedores de diversos ramos de atividade e se mostra como uma ferramenta estratégica bastante eficiente nos quesitos “tirar ideias do papel” e também “inovar”. Se você está pensando em montar um negócio ou já possui uma empresa que está precisando de inovação, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o Canvas.

Para ajudar você a explorar um pouco mais essa ferramenta de planejamento de negócios, elaboramos esse post para você!

 O que é o Business Model Canvas?

O Canvas, como popularmente é chamado o “Business Model Canvas”, é uma ferramenta de planejamento de negócios que foi desenvolvida em 2010 pelo suíço Alexander Osterwalder. Esta ferramenta de criação de modelos de negócios foi sendo aperfeiçoada por outros empreendedores no mundo e hoje o Canvas é considerada uma das ferramentas mais estratégicas voltadas não apenas para transformar projetos em negócios, mas também sonhos em realidade.

Ao contrário de outros modelos de negócios, o Canvas visa principalmente concluir pela viabilidade ou inviabilidade de uma ideia ou projeto. Por isso, fatores como concorrência, por exemplo, não fazem parte desse tipo de análise.

Para empreendimentos e empresas que atuam com inovação, especialmente as startups, o Canvas é hoje considerado como a ferramenta ideal para fazer com que esses negócios saiam do papel.

Como montar o Canvas?

O Canvas é um modelo de plano de negócios extremamente visual. Ele é composto por um painel grande, onde existe 9 divisões. Cada uma dessas divisões trata sobre um tópico importante para o desenvolvimento de um projeto, negócio, plano ou ideia, de acordo com os objetivos de seus idealizadores.

Cada divisão é preenchida de acordo com o tópico a qual se refere. Muitos empreendedores se preocupam com a projeção do seu negócio no futuro, mas se esquecem de avaliar pontos importantes que são essenciais, antes mesmo da empresa sair do papel. As divisões do Canvas têm o objetivo proporcionar a reflexão e fazer com que o empreendedor pense de forma objetiva sobre a viabilidade ou inviabilidade de seu negócio.

Como preencher o Canvas

No Canvas você irá encontrar os seguintes tópicos que te auxiliarão a refletir sobre o seu negócio:

Business Model Canvas Osayk

Proposta de Valor

Qual o valor que a sua empresa vai entregar aos seus clientes? Neste caso, o termo valor não se refere ao aspecto financeiro, mas aos valores que seu produto ou serviço podem proporcionar ao seu cliente. Por exemplo: uma corretora de seguros oferece por meio dos seguros que vende os valores da tranquilidade e da segurança. Você deverá refletir e preencher: o que seu negócio proporciona de útil ou desejado aqueles que pretendem adquirir seus produtos ou serviços?

Segmento de clientes

Quem serão seus clientes? Qual é o seu público-alvo? Qual é o perfil das pessoas que seu negócio pretende impactar? Você pode descrevê-las por idade, comportamento, classe social, sexo, localização, profissão e tudo o mais que considerar importante.

Canais

Por meio de quais canais o cliente compra e recebe o seu produto, bem como por quais canais o cliente encontra o seu negócio? Você listará aqui, de forma simplificada, os canais necessários para a logística de entrega de seus produtos ou serviços.

Relacionamento com os clientes

De que forma seu negócio irá se conectar com seus clientes? De que forma irá se comunicar? Você pode pensar aqui em diversos meios de comunicação: site, atendimento em loja física, chat online, telefone, redes sociais, Whatsapp… Existem diversos meios que você pode considerar colocar nesta divisão.

Atividades chave

Quais são as atividades essenciais do seu negócio pelas quais você entrega valor aos seus clientes? Essa parte se refere ao core business do seu negócio – os produtos e serviços principais que você entrega ao seu cliente.

Recursos chave ou principais

Quais são os recursos necessários para realizar suas atividades chave? Você precisa de equipamentos ou profissionais específicos? Qual estrutura física é necessária para entregar seu produto ou serviço? De quais recursos humanos você precisa? Coloque essas informações.

Parcerias chave ou principais

Quais são as atividades que serão terceirizadas no seu negócio e por quem? Existem parcerias que podem ajudá-lo, seja na diminuição de custos, na entrega dos produtos ou em qualquer aspecto do seu negócio? Aqui você deverá listar os possíveis parceiros e fornecedores que serão importantes para seu negócio.

Fontes de receita

Quais são as formas que o seu negócio pode obter receita a partir da entrega de sua proposta de valor? Quais são seus investidores? Seus produtos e serviços serão vendidos e constituirão fontes de receita para seu negócio? Quais serão as fontes esporádicas e recorrentes do seu negócio?

Estrutura de custos

Quais são os custos necessários para que a estrutura da sua proposta possa funcionar? Você deve incluir tanto os gastos para iniciar seu negócio, se você estiver começando (custos de legalização, equipamentos, estrutura, contratação de profissionais e outros), quanto os gastos recorrentes (aluguel, água, luz, telefone, internet, salários e demais despesas físicas).

Benefícios de utilizar o Canvas

O Canvas possui diversas vantagens, especialmente quando falamos de negócios que envolvem inovação. Aqui, a ideia não é promover uma projeção do seu negócio, mas sim analisar até que ponto ele é viável e quais são os pontos fortes e fracos que devem ser trabalhados durante o seu desempenho.

O ideal é que o empreendedor preencha seu Canvas e deixe-o em um local de fácil visualização. Isso ajudará em uma avaliação diária, necessária para o período de maturação da sua ideia. Recomendamos que você preencha seu Canvas à lápis ou monte-o num quadro usando post-its, assim, você poderá alterá-lo sempre que considerar necessário. Dessa forma, seu modelo de negócio permanece dinâmico até chegar a um nível de maturidade que te permita tirá-lo enfim do papel.

Outra vantagem é que o Canvas pode ser criado para qualquer momento do seu negócio. Mesmo que você já tenha uma empresa consolidada, você pode utilizar o Canvas para refletir sobre novas estratégiase novos passos a serem dados.

Faça você mesmo seu Canvas!

Você até gostou da ideia de montar um Canvas para o seu negócio? Aqui em nosso site você pode baixar o Canvas para imprimir e montar. Clique aqui para abrir o Canvas, e, em seguida, salve a imagem para imprimir.

Também selecionamos para você dois aplicativos, um em português e outro em inglês, que possibilitam você montar seu Business Model Canvas diretamente na tela do seu computador. Para saber mais clique aqui e aqui!

Muitos empreendimentos no Brasil começam com pouco planejamento e isso reflete em uma alta taxa de mortalidade, especialmente de pequenas empresas. Se você tem uma boa ideia e quer transformá-la em um negócio não deixe de buscar auxilio profissional para montar um bom planejamento e abrir a sua empresa.

Esse post foi útil para você? Você já utilizou o Canvas para montar o seu modelo de negócios? Conte para nós sua experiência nos comentários!

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