fbpx

Você sabe exatamente do que se trata a contabilidade de custos e como ela deve ser feita? Se você quer entender mais também para poder avaliar se as coisas estão funcionando bem na sua empresa, leia mais e tire as suas dúvidas sobre como se elabora contabilidade de custos de uma organização.

Não importa se você está entrando agora no mundo do empreendedorismo e analisando a viabilidade de abrir a sua empresa ou se já está tocando os seus negócios há algum tempo, certamente essa palavra já ecoou muitas vezes na sua mente.

Os “custos” são um ponto fundamental tanto na hora de avaliar as possibilidades de sucesso de um negócio quanto no dia a dia dos empresários que estão com a mão na massa – e sempre pensando em formas de reduzir os gastos.

Mas você sabe exatamente do que se trata a contabilidade de custos e como ela deve ser feita?

O objetivo primário da contabilidade de custos é a apuração dos custos, ou seja, dos gastos que a empresa tem ao produzir algo ou prestar um serviço.

Desse modo, ela desempenha um papel fundamental para uma boa gestão financeira do negócio, podendo ser usada como uma ferramenta de apoio para as decisões dos gestores e para o futuro da empresa.

Por essa razão, é importante que ela seja feita de maneira correta e prática em todos os sentidos. Como estamos falando de cálculos complexos – isto é, de um nível avançado de entendimento das finanças da organização – é normal que muitos empresários se sintam um pouco perdidos ao se depararem com tantos números.

No entanto, visto a sua importância para o sucesso do negócio, mesmo que a tarefa tenha que ser passada às mãos de um profissional da contabilidade, é importante que todo empresário fique por dentro do assunto.

Se você quer entender mais também para poder avaliar se as coisas estão funcionando bem na sua empresa, leia mais e tire as suas dúvidas sobre como se elabora contabilidade de custos de uma organização.

O que é a contabilidade de custos

A contabilidade é uma ciência extremamente necessária para a sobrevivência e a regularização dos negócios de qualquer tipo e em qualquer âmbito.

É somente em função dela que é possível realizar cálculos e apresentar detalhadamente informações sobre a evolução patrimonial e financeira de uma empresa ao longo do tempo.

Enquanto a contabilidade de forma genérica envolve técnicas e cálculos para manter o controle do patrimônio de uma empresa, a contabilidade de custos é uma área específica, uma engrenagem importante e fundamental dentro desse sistema.

Trata-se de uma parte da contabilidade voltada para os custos que uma empresa possui na produção dos seus bens ou na prestação dos seus serviços.

Ela se baseia no registro contábil das operações da organização e é responsável pelas contas de custeio. De acordo com a atuação da empresa, ela pode ser dividida em contabilidade de custos industriais e contabilidade de custos de serviços.

Custos diretos e indiretos, fixos e variáveis

Independentemente do tipo de empresa, os custos podem ser diretos ou indiretos. Os custos diretos são aqueles gastos diretamente ligados à produção de um produto ou a prestação de um serviço; enquanto os indiretos não podem ser relacionados de forma objetiva à produção ou à prestação de serviços.

Pode-se pensar, por exemplo, nos custos diretos como aqueles que envolvem itens necessários para um produto: no caso de uma padaria, a farinha e os outros ingredientes utilizados para fazer pão são custos diretos.

Por outro lado, serão indiretos os custos desse mesmo estabelecimento com marketing para a divulgação do seu produto.

Também é muito comum na contabilidade de custos se falar em custos fixos e variáveis. Em grande parte dos casos, utiliza-se esses termos como referimento aos mesmos custos diretos e indiretos.

Os custos fixos se referem aos gastos que não dependem da produção, pois são custos que a empresa terá mesmo que altere a quantidade produzida.

Enquanto os custos variáveis são aqueles relacionados aos valores gastos pela empresa para produzir ou oferecer seus serviços, que variam de acordo com a produção.

Como fazer a contabilidade de custos

A contabilidade de custos permite a identificação e a mediação dos pagamentos feitos pela empresa. Esses dados envolvem desembolso, prazo, consumo de bens e depreciação de ativos financeiros.

Produzindo um levantamento detalhado dos gastos desembolsados, a contabilidade de custos deve fornecer um panorama completo dos gastos do empreendimento.

Para isso, é essencial contar com um especialista que auxilie em todos os processos contábeis da empresa. Esse profissional poderá trabalhar com diferentes métodos para dividir os gastos e elaborar a contabilidade de custos.

No método do custeio por absorção, por exemplo, todos os custos, diretos e indiretos, são absorvidos e rateados, ou seja, distribuídos para todos os produtos ou serviços.

Esse é um dos métodos mais usados, e de acordo com as orientações do Sebrae, disponíveis na biblioteca online da instituição neste link, a elaboração da contabilidade de custos dessa forma inclui algumas coordenadas iniciais como:

  • Listar todos os custos envolvidos na produção de um produto ou na prestação de um serviço;
  • Identificar e separar custos e despesas, relacionando os custos diretos;
  • Ratear os custos indiretos seguindo regras de absorção de custos;
  • Ratear as despesas seguindo regras de absorção de custos;
  • Comparar custos e despesas totais por produto com preço de venda aplicado;
  • Comparar custos e despesas totais por produto com os orçamentos e com os custos-padrão, analisando se houve variações entre o que foi planejado e o que foi executado;
  • Tentar identificar as causas das variações e elaborar ações para correção, se necessário.

Ferramentas ajudam no levantamento dos dados e nos cálculos de custeio

Conhecer os valores envolvidos na oferta de um produto ou serviço garante uma gestão eficiente que permite realizar um controle de gastos adequado e fazer previsões importantes para o futuro dos negócios. Por essa razão, é essencial ter ao seu lado profissionais especializados e competentes.

Como a contabilidade de custos envolve o registro e a análise de muitas informações e a elaboração de cálculos avançados, é interessante para a empresa contar com ferramentas apropriadas que simplifiquem os seus processos contábeis.

Atualmente, existem plataformas oferecidas por serviços de contabilidade que reúnem todos os dados e documentos fiscais, contábeis e financeiros da empresa.

Essas plataformas possibilitam que as tarefas envolvidas na contabilidade de custos, por exemplo, se tornem mais práticas, além de facilitar a relação entre contador e empresário.

Se você é um contador e quer passar a oferecer serviços via plataforma em seu escritório de contabilidade preencha o formulário abaixo e um consultor irá entrar em contato com você:

 


Comentários