fbpx

É provável que você já tenha ouvido falar por aí a respeito da contabilidade digital, afinal esse é um assunto que tem sido amplamente discutido por contadores em todo o Brasil. O termo define uma categoria de serviços contábeis que começou a ser praticada em 2015.

Assim como a contabilidade online, neste modelo de negócio se faz uso intensivo da tecnologia para a prestação do serviço no entanto existem algumas diferenças entre as duas modalidades. No modelo de Digital o contador se faz mais presente e oferece um atendimento humanizado. Já no modelo online o cliente possui mais responsabilidades sobre as atividades e o atendimento é todo na plataforma.

Aqui, abordamos o essencial, por exemplo, o que é, e quais os benefícios e como aproveitar essa incrível tendência.

O que é contabilidade digital?

Uma característica que é fundamental na Contabilidade Digital é a utilização de uma combinação de ferramentas Online de software que irão automatizar e ajudar o escritório de contabilidade a se comunicar com seu cliente, entregar suas obrigações e a otimizar seus processos.

Apesar de toda tecnologia oferecida pelas ferramentas de software a proposta da contabilidade digital é que o contador em conjunto com sua solução digital se apresente como um consultor. Nesse caso a tecnologia otimiza os processos e contador continua a acompanhar de perto as necessidades do empresário.

Nessa relação os processos da empresa ficam por conta de um sistema de gestão financeira que oferece uma visão administrativa para o cliente da contabilidade, além disso, toda gestão de entrega de documentos da empresa incluindo obrigações acessórias e emissão de notas fiscais ficam em um único lugar.

Do lado do contador ele ganha um sistema que o ajuda a ter essa visão otimizada dos seus processos ganhando tempo e podendo a se dedicar a uma atividade mais consultiva e mais próxima de seus clientes.

A contabilidade digital está mudando o setor contábil entregando para os empresários do setor a oportunidade de melhorar seus processos sem abrir mão da sua receita só porque apesar do processo ser online o valor do serviço não está só na tecnologia mas sim no contador que irá prestar a consultoria.

Nesse modelo todos saem ganhando contadores por automatizar e melhorar seus processos e clientes que além de utilizar um plataforma para adquirir serviços de contabilidade não deixa de ter a seu alcance um contador consultor para ajuda-lo no dia a dia de sua empresa.

Quais são os benefícios da contabilidade digital?

Alguns dos benefícios da contabilidade digital para a sua empresa são:

– Maior eficiência e produtividade nos processos de contabilidade;

– Serviços completos e de qualidade;

– Atendimento personalizados;

– Maior transparência na relação entre cliente e contador;

– Acesso online às informações, o que pode melhorar e agilizar a tomada de decisão;

– Atendimento consultivo ao cliente.

Como adotar a contabilidade digital, tendência que veio para ficar?

Se a sua empresa ainda não adotou a contabilidade digital, é hora de começar a fazer isso, pois se trata de um processo que é tendência que veio para ficar. Existem alguns caminhos que podem ajudá-lo a fazer essa transição, da contabilidade tradicional para a digital. Veja:

Minha página na web está pronta para vender contabilidade digital?

A primeira coisa é saber onde suas empresa se encontra nesse momento e ande ela quer chegar no segmento. Como exemplo se você ainda não possui um website pronto para vender esse serviço esse seria o primeiro passo a ser tomado.

A sua página na web será a vitrine dos seus serviços na contabilidade digital. Ele deverá informar o cliente dos benefícios desse tipo de serviço e falar sobre como a tecnologia irá beneficia-lo também. Sempre lembrando de mencionar que o apesar da tecnologia o seu cliente conta com o atendimento humanizado via meios tradicionais.

Quem é o meu público alvo?

Como todo segmento da industria de serviços contábeis na contabilidade digital e fundamental saber quem é o seu público alvo. Nesse segmento você deve procurar por clientes que tem facilidade em adotar novas tecnologias e que estejam dispostos a experimentar maneiras diferentes de se fazer suas atividades.

De uma maneira geral pequenas empresas que estão começando seus negócios como start-ups e empresas de tecnologia tem uma tendência maior em adotar esse tipo de serviço. Isso porque gostam de realizar a tarefas de gestão de suas empresas online, ainda assim querem contar com o suporte de uma consultoria.

Escolha a tecnologias que podem ajudar no processo de contabilidade digital

Ao se tratar de contabilidade digital, uma coisa que não pode ficar de fora do seu mapeamento é a plataformas de contabilidade online que você irá utilizar para a prestação do seu serviço digital. Um bom sistema deve possuir: Gestão financeira, compartilhamento de arquivos digitais e emissor de notas fiscais para seu cliente.

Outras funcionalidades importantes são a gestão dos planos de contas para que se possa fazer a integração do seu sistema de ERP contábil. Afinal a otimização dos processos é um dos objetivos da contabilidade digital.

Treine sua Equipe e Digitalize sua Cultura

Toda mudança significa deixar algo para trás em troca de uma nova maneira de se fazer as coisas. Por isso é muito importante nesse segmento que sua equipe esteja alinhada com o novo modelo digital de se fazer as coisas.

Com uma ferramenta que possui o compartilhamento de arquivos na nuvem não faz mais sentido ficar imprimindo documentos o tempo todo. O modelo digital pede para que a contabilidade salve os arquivos no drive da plataforma compartilhado na nuvem. Esse é um primeiro passo muito legal para digitalizar a cultura da sua empresa.

Mudar a cultura sem prover treinamento adequado para isso pode ser um tiro no pé. No mundo digital existem uma imensidão de maneiras e processos diferentes daqueles que eram usados em outrora. Conversas não se dão por telefone mas por ferramentas de chats, processos de atendimento são registrados em CRMs e assim por diante. Estar treinado em todos esses processos e ferramentas irá destacar a sua equipe no mercado.

Marketing Digital e Vendas pela Internet

Se a sua contabilidade é digital então talvez seja necessário que seu marketing também seja. Afinal o seu público alvo provavelmente está pesquisando na internet sobre esse serviço. Não tenha dúvida que se você já possui um bom site e uma boa ferramenta online. O marketing digital em mídias sociais ou em ferramentas de busca irá ajudar a sua nova estratégia a decolar.

A sua estratégia de marketing digital pode ser feita internamente utilizando o seu time de marketing digital ou o você pode optar por contratar uma empresa especializada no assunto para ajuda-lo com essa atividade que é muito importante para o sucesso no segmento.

Nova Proposta de Valor

Por fim lembre-se que nesse segmento você passa oferecer uma nova proposta de valor os seus clientes que envolve a oferta de tecnologia já inclusa nos honorários contábeis, atendimento diferenciado através de consultorias e suporte para o cliente na tomada de decisões.  Faça ter certeza que essa nova proposta de valor esteja bem clara para os clientes desse novos segmento em seu website e em seu material de divulgação dos novos serviços.  Isso irá ajudar o seu prospect a tomar a decisão na compra de serviços do seu escritório e não a dos seus concorrentes.

Então, se o artigo acima faz sentido para você e se você acha que está noa hora de entrar nesse segmento, fique a vontade para preencher o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você.

 

 

Comentários

Leia mais:
6 passos para montar uma loja virtual

Você pensa em abrir o próprio negócio e quer começar com uma loja virtual? Saiba que você não está sozinho!...

Fechar