fbpx

Você sabe qual o faturamento médio mensal de sua empresa de serviços? Qual o custo envolvido na prestação dos seus serviços? Quais os gastos fixos e variáveis mensais? Em quais épocas do ano o faturamento cresce ou diminui? Se a resposta para qualquer dessas perguntas for negativa, está na hora de organizar a sua gestão financeira!

O que é uma empresa de prestação de serviços? Serviços são definidos na literatura econômica convencional como “bens intangíveis”. Uma empresa de serviços  oferece um trabalho que envolve mão de obra física ou intelectual. De forma simples, é uma empresa que presta serviços a indivíduos/famílias, a outras empresas ou ao governo, caracterizada por um processo de produção que pode não significar necessariamente a posse de um bem. E quando se trata de serviços, é fundamental que a gestão financeira esteja sob controle, tanto para que as informações contábeis sejam produzidas corretamente, quanto para o empresário conseguir tomar decisões com base em números e dados concretos.

Como você está fazendo a gestão financeira da sua empresa?

Gestão financeira pode ser simplificada

Você sabe qual o faturamento médio mensal de sua empresa de serviços? Qual o custo envolvido na prestação dos seus serviços? Quais os gastos fixos e variáveis mensais? Em quais épocas do ano o faturamento cresce ou diminui? Se a resposta para qualquer dessas perguntas for negativa, está na hora de organizar a sua gestão financeira!

À primeira vista pode ser complicado pensar em gerir as finanças da empresa, mas saiba que esforçar-se para gerir a empresa sem entender minimamente os seus resultados financeiros pode tornar o seu negócio financeiramente inviável. Por isso é fundamental entender as receitas e despesas da empresa, assim como seus compromissos futuros.  Apenas de posse dessas informações o empreendedor pode tomar decisões consistentes para o uso do capital gerado pelo seu negócio.

A gestão financeira em uma empresa de serviços considera a análise do fluxo de caixa (a diferença entra o que entra de receita e o que sai de despesa), o balanço patrimonial (o que a empresa possui de bens e o que deve, se houver dívida ou empréstimos a serem pagos por exemplo) e a DRE (Demonstração de Resultados do Exercício).

Contabilidade e a gestão financeira

É fundamental para a contabilidade da empresa que o empresário faça algum esforço no sentido da gestão financeira para que suas informações contábeis sejam produzidas corretamente. Para manter a contabilidade em dia e chegar em alguns dos relatórios que mencionamos anteriormente, muitos empresários fazem a gestão financeira da empresa através de planilhas financeiras. O problema com esse método é que, com o passar do tempo, as planilhas ficam muito grandes e complexas, a cada mês é gerada uma nova versão do arquivo e as informações de maneira geral ficam descentralizadas.

“Todo empresário precisa ter um mínimo de organização com relação à gestão financeira, mesmo que seja para saber quanto vendeu e quanto gastou no dia a dia. No caso da Osayk, oferecemos sem custo extra uma maneira de organização através de um aplicativo na internet, e o empresário passa a ter o controle nas mãos desde que tenha acesso a um web browser”, explica Luiz Fernando Barrozo, CEO da Osayk Contabilidade online. “Em média, em apenas uma hora por semana ele já organiza as finanças de forma prática”, conclui.

Comentários