fbpx

A contabilidade é uma parte importantíssima de qualquer empresa. Manter a contabilidade em dia é uma das formas de ajudar a garantir de saúde financeira do negócio.

Nesse contexto, o profissional de contabilidade tem, é claro, um papel essencial: ele organiza e analisa os dados da empresa e oferece ao empresário um panorama real da situação. É nesse sentido que atuam o contabilista e o contador.

Contar com um bom profissional de contabilidade é essencial para alcançar o sucesso nos negócios e não cometer erros que podem colocá-los em risco.

O contador ou contabilista deve ser capaz de fornecer informações pertinentes para a tomada de decisão dos gestores, identificando problemas e ajudando a encontrar soluções para promover a durabilidade da empresa.

Você sabe o que é importante na hora de escolher um contabilista ou um contador para a sua empresa? Neste post vamos apresentar dicas para ajudá-lo nessa missão e explicar a diferença entre os profissionais que trabalham com contabilidade. Continue lendo e confira!

Como escolher o contabilista ou contador?

Todo o empresário que busca o crescimento do seu negócio precisa ter conhecimento sobre a situação financeira da sua empresa.

Nesse cenário, a contabilidade – tanto a contabilidade de custos quanto a contabilidade tributária – deve funcionar não apenas como uma mera “obrigação”, mas como um recurso a ser explorado.

Graças a ela, o empreendedor pode visualizar claramente os custos da empresa e direcionar as suas ações para aumentar a margem de lucro, por exemplo.

Além disso, o profissional de contabilidade também é responsável por avaliar a carga tributária da empresa e encontrar o regime adequado para a empresa economizar com os tributos.

Em função da sua relevância, ao escolher um contabilista ou contador, é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes. Veja algumas dicas sobre como escolher o profissional certo:

Opte por profissionais com referência

Conhecer a experiência de outras empresas é um dos passos básicos na busca por um bom contabilista para o seu negócio.

Receber indicações de amigos ou conhecidos, por exemplo, pode ser interessante. No entanto, a escolha deve ser baseada no profissionalismo e não em relações.

Antes de formalizar a contratação, solicite ao profissional ou ao escritório uma relação de clientes para confirmar as referências.

Atualmente, uma boa pesquisa na internet pode dar bons resultados, já que a Contabilidade online vem crescendo e se revelando como uma ótima alternativa.

Muitos escritórios e profissionais que prestam serviços dessa forma divulgam no site uma lista de clientes que pode servir como uma boa base de referência.

Entenda quais são os serviços oferecidos

A contabilidade de uma empresa inclui diferentes aspectos e você precisa entender o que o profissional que está contratando poderá oferecer.

É interessante para o seu negócio que os serviços não se restrinjam à escrituração contábil. Opte por profissionais que disponibilizem uma assessoria completa capaz de atender todas as necessidades do negócio.

A possibilidade de usufruir de uma plataforma atualizada com todos os dados e documentos fiscais, contábeis e financeiros da empresa é um diferencial estratégico para o negócio.

Informe-se sobre como funciona o atendimento

Ao contratar um profissional que prestará serviços de contabilidade para a sua empresa, você precisa estar seguro de que terá toda a assessoria necessária.

É imprescindível que exista um canal de comunicação eficaz entre vocês e que o contador garanta um atendimento acessível quando você precisar. Em alguns momentos, será fundamental contatá-lo para resolver questões importantes do negócio.

Respostas e resoluções rápidas fazem parte do trabalho de um bom profissional, portanto assegure-se de você poderá contar com ele.

Confira a situação cadastral do profissional nos órgãos específicos

Se você encontrou o contador adequado para a sua empresa, o passo seguinte é conferir se ele está cadastrado nos conselhos de classe, como o Conselho Federal de Contabilidade ou os conselhos regionais.

Atualmente, muitos profissionais oferecem seus serviços por meio de empresas de Contabilidade online. Esses escritórios também podem atuar de modo regular e também possuem cadastro nos conselhos.

Contabilista e contador são profissionais diferentes

Talvez você não saiba, mas atualmente é mais correto utilizar o termo “contabilista” para fazer referimento a um profissional diferente do contador.

Antigamente as duas palavras eram utilizadas como sinônimos para se referir a todos os profissionais que atuavam na área.

No entanto, para evitar confusão, o Conselho Federal de Contabilidade determinou o uso do termo “profissional da contabilidade” para designar a categoria de modo genérico.

Antes de contratar serviços de contabilidade, é fundamental que você entenda, portanto, a diferença entre o contabilista e o contador.

O contabilista, em função do uso popular, é hoje o profissional técnico em contabilidade ou técnico contábil. Ele possui nível técnico e, apesar de exercer funções semelhantes àquelas do contador, a sua atuação é mais restrita.

Em função da diferente formação, desde 2015 esses profissionais de nível técnico não podem mais obter o registro profissional.

Já o contador é, por sua vez, o profissional que possui graduação em Ciências Contábeis – antigamente chamado de “contador diplomado”.

Ele exerce funções na área financeira, econômica e patrimonial da empresa. Com o curso superior, esse profissional se habilita para trabalhar em diversos âmbitos, como gestão de empresas, mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria.

Por que preferir um contador

Na hora de escolher um profissional de contabilidade, é muito importante que você tenha acesso a todos os serviços que podem ser oferecidos nesse âmbito.

De acordo com o Decreto-lei nº 9.295/46, o contador pode atuar em todos os âmbitos da área contábil. O contabilista, por outro lado, não pode realizar trabalhos de auditoria, perícia e análise de balanços.

Isso significa que o contador pode fazer tudo o que o técnico contábil faz e, além disso, fornecer também serviços de consultoria e auditoria, que o contabilista não pode exercer.

Em função de possuir uma área de atuação mais ampla, o contador pode oferecer um leque de serviços maior para a sua empresa. Contando com um serviço de contabilidade completo e que atenda todas as suas necessidades, você pode proporcionar “vida longa” aos negócios.

Ao escolher e contratar o profissional de contabilidade, tenha em mente que o contador vai ser sempre uma peça fundamental com funções estratégicas cruciais na empresa.

Se você é um contador e quer passar a oferecer serviços via plataforma em seu escritório de contabilidade preencha o formulário abaixo e um consultor irá entrar em contato com você:

 



 

Comentários

Leia o post anterior:
MEI precisa de contador?

A categoria do Microempreendedor Individual (MEI) possibilitou nos últimos anos a formalização de muitos brasileiros. As inúmeras vantagens oferecidas pela...

Fechar