fbpx

Para empresas prestadoras de serviço, como agências, escritórios e consultorias, e também para profissionais autônomos, como  designers, programadores e freelancers  ter um contador online é uma solução perfeita! Afinal, esses são modelos de negócio em que a otimização dos custos e do tempo é fundamental para o crescimento. Se quiser entender melhor o que faz um contador online e como essa modalidade funciona, continue acompanhando o post!

Assim como um contador tradicional, o contador online analisa e organiza o pagamento de tributos, realiza o cumprimento de obrigações acessórias, elabora relatórios, balancetes, preenche livros, emite notas fiscais, entre outras tarefas. A diferença, contudo, está na forma da prestação de serviços.

Um contador online presta toda a assessoria contábil por meio de ferramentas digitais, que podem ser sites, aplicativos, plataformas na internet e até chats.

As ferramentas digitais permitem que o contador online ofereça seus serviços de forma automatizada, garantindo que todos os dados e informações necessárias à empresa fiquem disponíveis ao empreendedor, sem que haja a necessidade de esperar por elas. Além disso, a automatização acaba eliminando uma série de custos do processo da prestação de serviços tradicionais, fazendo com que a Contabilidade online se torne mais acessível em muitos casos.

Para empresas prestadoras de serviço, como agências, escritórios e consultorias, e também para profissionais autônomos, como  designers, programadores e freelancers  ter um contador online é uma solução perfeita! Afinal, esses são modelos de negócio em que a otimização dos custos e do tempo é fundamental para o crescimento. Se quiser entender melhor o que faz um contador online e como essa modalidade funciona, continue acompanhando o post!

Contador online X contador tradicional

Na contabilidade tradicional, a empresa contratante envia todos os seus dados financeiros para uma empresa de contabilidade ou contador autônomo, que por sua vez, analisa e organiza tais dados, realizando todos os atos contábeis necessários, que podem ser desde a emissão de notas, até a elaboração de balancetes, por exemplo.  

A desvantagem desse sistema é que o empreendedor acaba tendo uma relação de dependência com seu contador, e para receber qualquer dado, precisa solicitar e aguardar o envio dessas informações, perdendo com isso um tempo precioso.

Quando se contrata um contador online, o empreendedor também precisa enviar todas as informações financeiras. No entanto, como todas as informações contábeis ficam organizadas e acessíveis em uma plataforma online.  O empreendedor pode acompanhar de perto as atividades da gestão contábil, bem como, acessar facilmente todas as informações necessárias sobre o seu empreendimento, agilizando assim seus negócios e transações.

Por que me tornar um contador online?

Quando uma empresa procura um serviço de contabilidade, o objetivo é que o contador apresente soluções para o dia a dia e não problemas. Um contador, portanto, deve oferecer serviços de qualidade, em tempo ágil e com segurança, além de demonstrar ao cliente disponibilidade para assessorá-lo, sempre que preciso.

Ao contratar os serviços de um contador online sua empresa conta com todos os benefícios de um serviço online, que vão desde a economia, até a agilidade e segurança. Porém, isso não significa que o contador online deixa de considerar a realidade da sua empresa, prestando serviços personalizados.

Existem hoje diferentes plataformas de Contabilidade online no mercado, que prestam seus serviços de diferentes formas. Porém, nem todas são iguais e a personalização sem dúvida é um diferencial, afinal é a personalização que permite propor soluções adequadas às questões da sua empresa.

Com o uso de uma plataforma online, toda vez que o cliente sente a necessidade acessar o contador online, a plataforma pode auxiliar de forma direta, tornando esse contato muitas vezes secundário.

Além disso, com um contador online, não será preciso passar pelo atendimento do setor comercial, nem recontar sua história a uma pessoa diferente todas as vezes que você entrar em contato, já que a plataforma direciona o cliente automaticamente para o seu contador.

A Contabilidade online, ao contrário do que muitos pensam, é um modelo misto, onde tecnologia, bom atendimento e disponibilidade se reúnem para aprimorar a prestação de serviços.

Ter um contador online para cuidar do seu negócio também traz esses benefícios:

 

Facilidade de comunicação

E se você acredita que por se tratar de uma Contabilidade online você terá que esperar muito tempo para ser atendido, você está errado! Um contador online conta com diversos canais de comunicação, que podem ser através do e-mail, chat online no site da empresa e até pelo telefone. A prestação de serviços por esse profissional é rápida e descomplicada, agilizando o dia a dia da empresa.

Rapidez no acesso às informações

Com uma plataforma online todos os documentos da empresa e dos sócios, as guias de pagamentos de impostos e os balancetes estarão sempre disponíveis. Portanto, todos os dados que o contador e o empreendedor precisam ficam dispostos para ambos.

Isso facilita o trabalho de análise do contador online e consequentemente a comunicação de informações relevantes para a empresa, seja ela contábil ou financeira.

Ao contrário do modelo de contabilidade tradicional, onde é necessário o transporte constante de documentos da empresa para o escritório de contabilidade, bastam alguns cliques e você terá na sua frente o documento que precisa e se surgir alguma dúvida basta entrar em contato com seu contador.

Segurança dos dados

Mesmo atuando de forma digital, o contador online tem o mesmo compromisso de sigilosidade com os dados da empresa. Além disso, no ambiente digital todas as informações da empresa ficam protegidas na nuvem, evitando que informações importantes caiam nas mãos de pessoas erradas.

Capacitação profissional

Assim como qualquer outro contador, o contador online também precisa ser habilitado para atuar profissionalmente. Alguns documentos contábeis, como relatórios e balancetes, só podem ser elaborados e assinados por profissionais devidamente cadastrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), logo, independentemente de atuar offline ou online, o contador precisa estar capacitado para trabalhar.

Melhoria da relação entre cliente e contador

Ao contrário do que muita gente imagina, a Contabilidade online não torna a relação cliente/contador fria e distante.

Como o cliente é atendido de modo personalizado, sempre por um contador que conhece as questões da sua empresa, as consultas e reuniões se tornam muito mais ágeis e eficientes, trazendo segurança aos envolvidos e consolidando a relação profissional.

Comentários

Leia mais:
funil-de-vendas-para-contadores
Funil de vendas: como utilizá-lo no escritório contábil

O termo mais utilizado no marketing para se referir a potenciais clientes é o lead e a estratégia mais utilizada...

Fechar