fbpx

A margem de lucro revela a situação da empresa em termos percentuais e é o valor que deve ser fornecido na hora de apresentar o negócio a um investidor ou ao banco. Os cálculos relacionados à lucratividade da empresa permitem determinar o andamento do negócio, além de ser importante também para identificar em que ponto ela pode estar perdendo dinheiro e como cortar gastos, ou onde ela pode ganhar mais aumentando o seu lucro. Se você ainda não sabe como calcular sua margem de lucro, confira nosso post sobre o assunto!

Depois de superar o break even point, uma empresa começa a gerar lucro. No entanto, embora seja um momento de um certo alívio para o empreendedor, essa não é definitivamente a hora de deixar as contas de lado. Acompanhar e analisar a lucratividade do negócio é fundamental para aumentar ainda mais o lucro e fazer a empresa crescer. Por isso, saber como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço é essencial para todo empresário.

A margem de lucro revela a situação da empresa em termos percentuais e é o valor que deve ser fornecido na hora de apresentar o negócio a um investidor ou ao banco. Os cálculos relacionados à lucratividade da empresa permitem determinar o andamento do negócio, além de ser importante também para identificar em que ponto ela pode estar perdendo dinheiro e como cortar gastos, ou onde ela pode ganhar mais aumentando o seu lucro.

O que é e como calcular a margem de lucro

Verificar e determinar a margem de lucro é válido quando o empresário consegue relacionar esse valor com a eficiência operacional do seu empreendimento. Definida de maneira muito simplificada, a margem de lucro envolve a formação do preço de venda do produto ou serviço e o retorno esperado para o capital investido.

Para que o empreendedor tome as decisões corretas em relação ao seu negócio, é útil saber como calcular a margem de lucro bruta, assim como a margem de lucro líquida. Elas revelam quadros diferentes e complementares e ambas devem ser levadas em consideração na hora de analisar as contas da empresa. Explicamos a seguir o que é cada uma delas e como fazer esse cálculo. Confira!

Margem de lucro bruta

O lucro de uma empresa é definido pela diferença entre o faturamento das vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho. O lucro bruto do negócio pode ser obtido através da subtração dos custos das receitas totais da empresa (lucro bruto = receitas totais – custos variáveis). Nessa conta, os custos devem incluir os itens envolvidos na produção ou na prestação do serviço.

Já a margem de lucro bruta se refere a um valor percentual calculado a partir da relação entre o lucro bruto e a receita total. Para chegar ao percentual, é necessário multiplicar o resultado por 100.

MARGEM DE LUCRO BRUTA = LUCRO BRUTO/RECEITAS TOTAIS X 100

Margem de lucro líquida

A margem de lucro líquida é considerada a “verdadeira margem” de um negócio, já que é ela que leva em conta todo o cenário e pode indicar realmente se, no fim das contas, existe lucro ou prejuízo.

O lucro líquido de um serviço ou produto leva em consideração, além dos custos variáveis relacionados à produção ou a prestação de serviço, também os custos fixos (lucro líquido = receitas totais – custos totais). Sendo assim, para calcular a margem de lucro líquida é necessário abater também valores relacionados ao aluguel e manutenção da sede da empresa, as contas de telefone, internet, energia elétrica e água, os impostos e a tributação e as despesas com pessoal administrativo.

MARGEM DE LUCRO LÍQUIDA = LUCRO LÍQUIDO/RECEITA TOTAL x 100

Em resumo, diferentemente da margem de lucro bruta, a margem de lucro líquida é calculada com base na relação entre esse lucro líquido e a receita total. Desse modo, é possível avaliar quanto sobra realmente do valor cobrado pelo produto ou serviço.

Por que calcular a margem de lucro é importante para o seu negócio?

A margem de lucro é, portanto, fundamental para saber se a sua empresa é lucrativa ou não. Por essa razão, ela deve ser um dos principais fatores levados em conta na hora de precificar o seu produto ou serviço.

Se o valor da sua margem de lucro for, por exemplo, inferior à margem do setor no qual você atua, isso significa que a conta não está fechando: há algo errado no seu preço ou na sua operação que precisa ser revertido.

Além de ser essencial para avaliar o desempenho do seu negócio, saber como calcular a margem de lucro é importante para que o empreendedor consiga manter as contas da empresa em dia e estabelecer metas de crescimento. Estar por dentro de todas as margens de lucro e controlar de perto todos os valores envolvidos nas despesas, nos custos e na operação são requisitos fundamentais para ter um bom planejamento financeiro para a sua empresa. Essa é uma ferramenta essencial para todo empresário que deseja crescer e ter sucesso no mercado.

Comentários

Leia mais:
6 ações de baixo custo para campanhas de marketing

Para a maioria dos pequenos negócios uma campanha de marketing é algo totalmente fora do orçamento. Considerando os valores envolvidos...

Fechar