fbpx

Contabilidade tradicional e a contabilidade online qual a diferença? A contabilidade online surgiu recentemente e trata-se da prestação de serviços contábeis por meio de ferramentas digitais. Por ser completamente baseada no uso de recursos tecnológicos, ela se difere da contabilidade tradicional. Mas, quais são exatamente as diferenças entre elas? É isso que vamos responder neste artigo.

Com o advento da internet e das novas tecnologias, nos últimos anos a contabilidade passou por grandes mudanças – falamos mais sobre isso neste post que aborda sobre tecnologia e contabilidade. A mesa de grande parte contadores não está mais cheia de pilhas de documentos; os processos contábeis se tornaram mais práticos; os relatórios mais precisos e a ciência contábil passou a ser ainda mais relevante na gestão de uma empresa.

Neste contexto, enquanto ainda existem os escritórios de contabilidade tradicionais e físicos, eis que surge um modo novo de prestar os mesmos serviços. No lugar do escritório, hoje há plataformas digitais, sites, aplicativos e outras ferramentas desenvolvidas especificamente para esse fim. A contabilidade online já passou de tendência para realidade e, atualmente, já existem vários “escritórios” online que prestam esses serviços.

No entanto, se os serviços prestados pelos dois tipos de empresas são os mesmos, no que consistem as diferenças entre a contabilidade tradicional e a contabilidade online? Antes de responder a essa pergunta, vamos entender como funciona cada uma delas.

 

Contabilidade tradicional

Pode-se dizer que a contabilidade tradicional é um tipo de prestação de serviços “presencial” – por isso ela também é chamada de contabilidade presencial. Isso significa que existe um escritório físico ao qual o cliente se dirige tanto para contratar os serviços quanto para as demandas posteriores. Nesses casos, o empresário contratante conhece pessoalmente o contador que lhe atende.

É claro que mesmo na contabilidade tradicional também costumam ser usados outros canais de atendimento além dos físicos: o telefone e o e-mail, por exemplo. No entanto, a principal característica deste modelo é justamente a pessoalidade – ainda muito valorizada principalmente por aqueles que se mostram mais resistentes às transformações da modernidade.

 

E a contabilidade online?

Desde 2012, a contabilidade online vem se estabelecendo como um modelo ainda recente, mas completamente válido de prestação de serviços contábeis no Brasil. Ela se dá por meio virtual e a plataforma oferecida pelo prestador de serviço se torna o ambiente no qual o contratante irá buscar sanar as necessidades da sua empresa.

Neste caso, a contratação é feita online, assim como todos serviços prestados: emissão de notas fiscais, emissão e pagamento de guia de impostos, envio de declarações, cálculo de pró-labore, etc. Na contabilidade online, o cliente tem acesso a uma plataforma na qual emite as notas fiscais e lança toda a movimentação financeira da empresa para a escrituração fiscal e contábil. Além disso, a comunicação entre contadores e clientes também se dá através dessa plataforma digital.

Nos pacotes oferecidos pelos escritórios de contabilidade costumam estar presente também serviços de conciliação bancária e todos os outros relacionados. No entanto, os serviços incluídos dependem do pacote escolhido e do tipo de empresa atendida.

Basicamente, nessa modalidade de relação entre cliente e escritório, o contratante envia todos os dados financeiros da empresa ao escritório através da plataforma. As informações sobre pagamento de tributos, cumprimento das obrigações, relatórios, balancetes e livros contábeis ficam todas acessíveis dentro do sistema, que pode ser acessado a qualquer momento.

 

Quais as diferenças entre a contabilidade tradicional e a contabilidade online?

Há alguns fatores a serem considerados e analisados para que se possa fazer uma comparação e ilustrar as diferenças entre a contabilidade tradicional e a online. A questão do atendimento é um deles.

 

Atendimento ao cliente

É verdade que na contabilidade tradicional existe uma relação mais personalizada, mas não se pode confundir esse fato com a qualidade do atendimento aos clientes. Por mais que conte com um endereço físico, um escritório tradicional pode ter dificuldades para atender os seus clientes de forma ágil. Se não existir uma organização e uma atenção especial ao cliente, pode ser que ele não consiga respostas rápidas para imprevistos por telefone ou e-mail, por exemplo.

Já na contabilidade online, em função de se tratar de uma relação contador-empreendedor menos pessoal e próxima, normalmente existe uma preocupação maior com o atendimento. Cientes de que esse é um receio comum de quem cogita contratar os serviços de um escritório online, há um esforço maior da parte dos profissionais em criar formas e canais e comunicação com os clientes. Além da possibilidade de tirar dúvidas ou resolver pendências via e-mail e chat, alguns oferecem também uma linha 0800 para disponibilizar um atendimento mais rápido e facilitado.

 

Cumprimento de prazos

O cumprimento das obrigações da empresa também pode marcar as diferenças entre os dois modelos de negócio. Enquanto na contabilidade tradicional as atividades são menos automatizadas sempre um risco maior de erro humano.

Na contabilidade online, o controle das obrigações legais é automatizado e realizado por meio de um calendário inteligente, o que evita que prazos sejam perdidos e problemas com o Fisco criados.

 

Independência e acesso às informações

Outro grande diferencial da contabilidade online que não existe na contabilidade tradicional é a possibilidade de uma maior independência do empresário. Como os dados da empresa ficam todos disponíveis na plataforma online, o cliente tem acesso a todas essas informações a respeito dos negócios e pode acompanhar de perto as atividades da gestão contábil.

 

Preços mais atrativos

Mesmo que não seja totalmente real o fato de que a contabilidade online é sempre mais barata que a tradicional, é verdade que normalmente ela oferece, sim, valores mais atraentes. O meio digital favorece os procedimentos junto aos clientes e permite que alguns gastos importantes sejam evitados. Com uma estrutura mais enxuta, os preços dos serviços de contabilidade online costumam ser mais acessíveis.

Você é contador? A Osayk Contabilidade Online está procurando profissionais interessados em parcerias! Clique aqui para saber mais!

Quer levar sua empresa de contabilidade para a nuvem agora?  Preencha o formulário abaixo e descubra como:

 


Comentários

Leia mais:
Calcular margem de lucro
Descubra como calcular a margem de lucro

A margem de lucro revela a situação da empresa em termos percentuais e é o valor que deve ser fornecido...

Fechar