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Se uma empresa de serviços não vende bens tangíveis, um dos principais obstáculos ao crescimento pode estar na dificuldade em ganhar escala. Afinal, quando o número de projetos começa a crescer demais, vai se tornando complicado vender, gerenciar e executar com a mesma qualidade. Como resolver esta questão?

Se uma empresa de serviços não vende bens tangíveis, um dos principais obstáculos ao crescimento pode estar na dificuldade em ganhar escala. Afinal, quando o número de projetos começa a crescer demais, vai se tornando complicado vender, gerenciar e executar com a mesma qualidade. Como resolver esta questão?

Há três itens importantes que podem ajudar uma empresa de serviços a ganhar escala: padronização de processos, qualidade em treinamentos e suporte tecnológico. Em serviços, medir a produtividade e a ociosidade da força de trabalho é muito importante, já que em muitos casos seria possível fazer mais com a mesma estrutura operacional. Sem medir, entretanto, o empreendedor não tem base para tomar decisões. Saiba mais!

Como padronizar para ganhar escala em serviços

Escala em serviçosO primeiro ponto importante para que uma empresa de serviços consiga ganhar escala é a padronização de processos, ou seja, tornar o processo produtivo algo formal dentro de determinados padrões. A ideia é organizar como cada atividade deve ser realizada para que a produtividade aumente e o custo diminua. Sua empresa em algum momento já pensou que a maneira A pode ser mais rápida do que a B para a realização de um serviço? E que isso deveria ser tomado como regra pela equipe para diminuir o tempo de produção?

Para iniciar a padronização de alguns processos dentro da empresa primeiramente é preciso conhecer como cada atividade interna está sendo realizada, e isso requer algumas medições e conversas com os funcionários. Depois, informe a todos sobre a necessidade de padronizar para ganhar escala. Você pode perceber, inclusive, que a equipe tem gasto muito tempo para realizar determinada ação ou que há pessoas demais trabalhando em um único ponto do processo.

Em seguida é preciso treinar a equipe, e garantir que este treinamento será o melhor possível para que os conceitos de padronização sejam absorvidos e para que a empresa como um todo gaste menos tempo na realização das tarefas. Somente assim será possível atender mais rapidamente um número maior de clientes, minimizar o retrabalho e ganhar produtividade, aumentando o lucro.

O suporte tecnológico, por sua vez, é essencial, pois permite que se faça mais com menos. Significa usar as ferramentas existentes para organizar o processo produtivo e reduzir a ociosidade e o retrabalho. Há muitas ferramentas à disposição tanto para o gerenciamento das tarefas quanto para o gerenciamento de tempo, e boa parte delas é gratuita. Vale uma pesquisa!

* Lembramos que para gerenciar a contabilidade da sua empresa de serviços com independência e mobilidade, basta falar com a nossa equipe!

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