Se uma empresa de serviços não vende bens tangíveis, um dos principais obstáculos ao crescimento pode estar na dificuldade em ganhar escala. Afinal, quando o número de projetos começa a crescer demais, vai se tornando complicado vender, gerenciar e executar com a mesma qualidade. Como resolver esta questão?
Se uma empresa de serviços não vende bens tangíveis, um dos principais obstáculos ao crescimento pode estar na dificuldade em ganhar escala. Afinal, quando o número de projetos começa a crescer demais, vai se tornando complicado vender, gerenciar e executar com a mesma qualidade. Como resolver esta questão?
Há três itens importantes que podem ajudar uma empresa de serviços a ganhar escala: padronização de processos, qualidade em treinamentos e suporte tecnológico. Em serviços, medir a produtividade e a ociosidade da força de trabalho é muito importante, já que em muitos casos seria possível fazer mais com a mesma estrutura operacional. Sem medir, entretanto, o empreendedor não tem base para tomar decisões. Saiba mais!
Como padronizar para ganhar escala em serviços
O primeiro ponto importante para que uma empresa de serviços consiga ganhar escala é a padronização de processos, ou seja, tornar o processo produtivo algo formal dentro de determinados padrões. A ideia é organizar como cada atividade deve ser realizada para que a produtividade aumente e o custo diminua. Sua empresa em algum momento já pensou que a maneira A pode ser mais rápida do que a B para a realização de um serviço? E que isso deveria ser tomado como regra pela equipe para diminuir o tempo de produção?
Para iniciar a padronização de alguns processos dentro da empresa primeiramente é preciso conhecer como cada atividade interna está sendo realizada, e isso requer algumas medições e conversas com os funcionários. Depois, informe a todos sobre a necessidade de padronizar para ganhar escala. Você pode perceber, inclusive, que a equipe tem gasto muito tempo para realizar determinada ação ou que há pessoas demais trabalhando em um único ponto do processo.
Em seguida é preciso treinar a equipe, e garantir que este treinamento será o melhor possível para que os conceitos de padronização sejam absorvidos e para que a empresa como um todo gaste menos tempo na realização das tarefas. Somente assim será possível atender mais rapidamente um número maior de clientes, minimizar o retrabalho e ganhar produtividade, aumentando o lucro.
O suporte tecnológico, por sua vez, é essencial, pois permite que se faça mais com menos. Significa usar as ferramentas existentes para organizar o processo produtivo e reduzir a ociosidade e o retrabalho. Há muitas ferramentas à disposição tanto para o gerenciamento das tarefas quanto para o gerenciamento de tempo, e boa parte delas é gratuita. Vale uma pesquisa!
* Lembramos que para gerenciar a contabilidade da sua empresa de serviços com independência e mobilidade, basta falar com a nossa equipe!