fbpx

O uso de sistemas de gestão é muito importante para encontrar modos de se diferenciar em um mercado competitivo e atrair cada vez mais clientes. O Enterprise Resource Planning (ERP) pode ajudar muito nesse sentido, pois ele permite uma administração moderna, segura, integrada e eficiente para um negócio virtualNeste artigo, vamos explicar detalhadamente o que é o ERP para e-commerce e como ele funciona. Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas sobre essa solução digital essencial para a saúde financeira de uma empresa virtual!

Em um mundo globalizado e conectado, vender online tornou-se uma grande oportunidade para novos empreendedores. O modelo é uma ótima forma de deixar os altos custos do varejo de lado e ter um alcance de vendas muito maior. No entanto, para empreender pela internet, é preciso contar com as ferramentas adequadas, como um bom sistema ERP para e-commerce.

O uso de sistemas de gestão desse tipo é muito importante para encontrar modos de se diferenciar em um mercado competitivo e atrair cada vez mais clientes. O Enterprise Resource Planning (ERP) pode ajudar muito nesse sentido, pois ele permite uma administração moderna, segura, integrada e eficiente para um negócio virtual.

Neste artigo, vamos explicar detalhadamente o que é o ERP para e-commerce e como ele funciona. Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas sobre essa solução digital essencial para a saúde financeira de uma empresa virtual!

O que é um sistema ERP para e-commerce?

 

O ERP para e-commerce é um moderno sistema de gestão que possibilita que o gestor coordene e acompanhe todos os processos relacionados à sua loja online. Ele centraliza e otimiza todas as ações referentes à administração de uma empresa – desde acesso ao fluxo de caixa até a data e o valor das próximas contas a vencer – em uma única ferramenta.

Em português, a sigla ERP significa algo como “Planejamento de Recursos Empresariais”. A principal função da plataforma consiste em reunir todas as informações operacionais e os processos gerenciais de um negócio. No caso da ERP para e-commerce, o objetivo é facilitar, controlar e organizar melhor a rotina das lojas virtuais.

Para cumprir essa função, o software agrega os diversos departamentos da empresa. O sistema costuma ser composto por módulos integrados entre si a partir de uma base de dados única. Cada um dos módulos contempla uma das áreas da empresa e, juntos, eles possibilitam a compreensão da operacionalidade do negócio.

Quais são as vantagens de ter um ERP para o seu negócio virtual?

 

Se você decidiu vender online, as vantagens de contar com um ERP para e-commerce são muitas. Em primeiro lugar, podemos falar da praticidade: com acesso facilitado a tarefas e informações disponíveis, você evita a perda de tempo e aumenta a produtividade.

Os processos passam a ser automatizados e as atividades burocráticas tornam-se um menos penosas. Assim, você tem mais tempo para se preocupar com o que é realmente importante para fazer o seu negócio crescer.

Justamente por não ter toda a estrutura de uma loja física, o controle de estoque é um dos grandes desafios de uma loja virtual . Para operar de forma eficaz, cuidar do estoque é crucial, pois você não pode vender algo que não está disponível e muito menos deixar materiais estocados por falta de organização.

Com o ERP para e-commerce, é possível controlar o estoque de forma simples, de acordo com o volume de vendas.

A automação dos processos elimina falhas e agiliza a operação, o que significa também uma grande economia de recursos e favorece a gestão financeira. No próprio sistema, o empreendedor tem acesso ao fluxo de caixa e pode acompanhar todas as movimentações de dinheiro.

À medida em que existe um controle muito maior também das contas a pagar e a receber, o risco de imprevistos financeiros é muito menor. Nesse cenário, o gestor tem muito mais possibilidade de traçar planos e projetar o futuro dos negócios.

Quando olhamos para cada aspecto de algo separadamente, dificilmente conseguimos enxergar o todo. É isso que acontece com os diversos setores de uma empresa. Um sistema ERP para e-commerce ajuda na integração de todos os setores e possibilita uma visão inédita do todo.

Visualizar e analisar os dados da loja e gerar relatórios permite que você tome decisões muito mais acertadas. Desse modo, é possível elaborar um bom planejamento estratégico de longo prazo para o crescimento da empresa.

Como ter um ERP para a sua empresa?

Há vários tipos de ERP para e-commerce sendo desenvolvidos e disponibilizados no mercado – tanto pré-prontos quanto produzidos especificamente de acordo com as necessidades da empresa. Como era de se esperar, os sistemas padronizados têm um preço menor e atendem bem os empreendimentos que não fogem muito dos padrões tradicionais.

Desenvolver um ERP próprio representa um elevado investimento de tempo e dinheiro. Normalmente, os valores cobrados pelo software variam de acordo com o número de setores integrados e a quantidade de dados que precisa ser armazenada na plataforma. Há empresas que cobram uma única taxa pela compra do sistema, enquanto outras solicitam um pagamento anual ou mensal para a utilização do programa.

Antes de investir no seu ERP para e-commerce, procure se informar bem sobre o software em questão e certifique-se de que ele poderá suprir todas as suas necessidades: gestão de clientes, gerenciamento financeiro, gestão de vendas, gestão de estoques e emissão de notas são algumas das funções básicas que você irá precisar.

Fique atento também, pois algumas empresas disponibilizam plataformas ERP juntamente com o oferecimento de outros serviços. É o caso da Osayk Contabilidade online, que possui um ERP contábil e financeiro focado exclusivamente nos seus clientes. Essa foi a forma que a Osayk encontrou de complementar a prestação de serviços de contabilidade.

Entre algumas as funcionalidades do ERP para e-commerce da Osayk estão: a possibilidade de fazer conciliação bancária, de controlar o fluxo de caixa e de ter um drive para armazenar documentos contábeis e fiscais.

Se você é um contador e está procurando uma plataforma para o seu escritório preencha o formulário abaixo e um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:

 


Comentários