fbpx

A dúvida em relação à necessidade da contratação de um escritório de contabilidade é muito comum entre os profissionais que estão prestes a abrir uma empresa. Teoricamente não é necessário contratar um contador para realizar a abertura de um negócio. Porém, contar com um apoio especializado pode ser de grande ajuda e determinante para a tomada das decisões corretas.

Embora a abertura e o fechamento de uma empresa do Simples Nacional, por exemplo, tenham sido simplificados, ainda se tratam de processos complexos que requerem conhecimento específico. A contratação de um escritório contábil pode ser fundamental para facilitar esses trâmites e evitar dúvidas na hora de abrir uma empresa. Para saber mais, continue acompanhando o post!

A dúvida em relação à necessidade da contratação de um escritório de contabilidade é muito comum entre os profissionais que estão prestes a abrir uma empresa. Teoricamente não é necessário contratar um contador para realizar a abertura de um negócio. Porém, contar com um apoio especializado pode ser de grande ajuda e determinante para a tomada das decisões corretas.

Embora a abertura e o fechamento de uma empresa do Simples Nacional, por exemplo, tenham sido simplificados, ainda se tratam de processos complexos que requerem conhecimento específico. A contratação de um escritório contábil pode ser fundamental para facilitar esses trâmites e evitar dúvidas na hora de abrir uma empresa.

Por que é importante ter um escritório de contabilidade para abrir uma empresa

Se você deseja abrir uma empresa e está buscando entender o processo e as definições necessárias antes de começar a reunir a papelada, provavelmente já está com algumas dúvidas sobre as decisões a serem tomadas e as ações essenciais para a abertura do seu negócio.

Contar com um escritório de contabilidade nesse momento é um modo a assegurar que dê tudo certo no processo e que você possa começar a operar sem perder tempo. Saiba como um escritório pode ajudar você e por que é importante contratar uma equipe de profissionais:

Escolher o tipo de empresa ideal para o seu caso

Antes de abrir uma empresa, você precisa conhecer os tipos possíveis de empresa e avaliar qual é o mais adequado à realidade do seu negócio. No Brasil, existem as seguintes possibilidades: Sociedade Limitada (LTDA); Empresário Individual; Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI); Sociedade Anônima; Organizações sem fins lucrativos.

Um contador pode ajudar a escolher o formato ideal para o seu caso, avaliando as atividades empresariais, a previsão de faturamento, a carga burocrática e outros fatores que influenciam nessa decisão.

Garantir a organização da documentação e dos procedimentos

Para a abrir uma empresa enquadrada no Simples Nacional, a lista de documentos a serem preenchidos e solicitados é bem extensa. Essa documentação requer ainda alguma pesquisa (como no caso da consulta do nome empresarial) e conhecimento sobre a elaboração de um contrato social, por exemplo.

Além disso, é preciso saber como funcionam os trâmites nos diferentes órgãos públicos: você vai precisar pagar taxas e gerar formulários na Junta Comercial; terá de solicitar o alvará ou cadastro municipal na prefeitura; realizar um cadastro no CNPJ na Receita Federal, e assim por diante.

Evitar erros nos documentos

Reunir toda a documentação necessária para abrir uma empresa significa ter em mãos uma pasta que pode ter mais de 70 páginas de documentos. Um simples errinho em um desses documentos pode representar meses de atraso no processo de abertura de um negócio. Os órgãos costumam ser bem rigorosos e exigem que a documentação esteja impecável e que os trâmites sejam realizados da forma correta.

Os escritórios de contabilidade estão acostumados a elaborar a documentação e a orientar quanto às exigências específicas de cada instituição, o que facilita o processo e garante menos dor de cabeça ao empresário.

Uma etapa importante da abertura de um negócio é a definição das atividades da empresa e a classificação destas de acordo com a legislação. Classificar as atividades de modo equivocado pode resultar em um pagamento indevido de tributos. Além de garantir a manutenção fiscal da empresa já em funcionamento, o auxílio do contador é essencial desde o início para evitar esse tipo de erro.

Poder tirar dúvidas a qualquer momento

Existem alguns serviços gratuitos que oferecem orientações aos pequenos empreendedores. Contudo, ainda surgem muitas questões para as quais não se encontram respostas fáceis. Em muitos casos, não servem resoluções genéricas, mas uma análise específica de caso que só um profissional pode realizar.

Tendo o apoio de um escritório de contabilidade, você possui a segurança de contar com alguém que entende para resolver questões básicas ou mais complicadas da abertura da sua empresa. Um bom serviço, além de prestar essa assessoria, deve garantir um atendimento rápido, facilitado e eficiente quando o cliente precisar dele.

Contabilidade online pode ser a solução para quem vai abrir uma empresa

Atualmente, uma maneira facilitada e rápida de contar com a prestação de serviços contábeis é recorrer à Contabilidade online. Utilizando meios digitais e a Internet, essa modalidade oferece os mesmos serviços de um escritório de contabilidade tradicional, desde a orientação na hora de abrir a empresa até manutenção fiscal do negócio.

A diferença é que são usadas plataformas online e virtuais como intermediárias na prestação do serviço. Isso significa que você não precisa se deslocar para entregar e receber documentos ou resolver pendências. A Contabilidade online também possui outras vantagens, como um preço mais adequado à realidade de pequenas e médias empresas e a garantia de atendimento rápido quando você precisar tirar uma dúvida.

Outro diferencial é a transparência, pois as guias de recolhimento, os balanços e todos os outros documentos fiscais, financeiros e contábeis ficam disponíveis na plataforma online para o livre acesso do cliente.

Se você está procurando um contador online para abrir uma empresa para você a Osayk pode ajudar você encontrar um.  Preencha o formulário que você irá receber a ligação de um contador.

 


Comentários