fbpx

O setor de Tecnologia da Informação (TI) abrange uma ampla gama de atividades, envolvendo desde processamento de dados até serviços de consultoria. Por esta razão, as alíquotas do Simples Nacional podem variar muito, e a realização de uma análise tributária no momento da definição das atividades da empresa se torna essencial para o empresário, já que pode fazer a diferença entre o pagamento de mais ou menos impostos.

“Ao constituir uma empresa ou formatá-la para aderir ao Simples Nacional, o empresário deve estar atento à descrição do objeto social e aos códigos de atividades (CNAE/IBGE) correspondentes, pois eventuais ajustes podem significar uma economia fiscal muito grande”, explica Mario Sergio Braz, diretor jurídico e supervisor de serviços fiscais e de legalização de empresas da Osayk Contabilidade Online.

Impostos variam muito em TI

Para exemplificarmos a diferença entre as alíquotas do Simples Nacional em TI, observe que enquanto uma empresa de processamento de dados tem alíquota inicial de 6%, uma atividade enquadrada como consultoria terá alíquota começando em 16,93%, ou seja, uma diferença considerável.

Já a atividade de desenvolvimento de software, também enquadrada em TI, pode ser dividida em 3 categorias diferentes: desenvolvimento de sistemas de computador não customizáveis, customizáveis ou sob encomenda. E a atividade de Web design, por sua vez, foi equiparada a de desenvolvimento de software, podendo ter alíquota inicial de até 17,25%. É natural que, em meio a tantas diferenças, o empresário do setor tenha dúvidas sobre como realizar a melhor opção para ter mais vantagens tributárias, por isso é importante contar com o auxílio de um especialista contábil.

Análise Tributária: como pagar menos impostos em TI

Uma análise detalhada do contrato social da empresa e do cadastro da mesma no CNPJ é o que garantirá que a empresa de TI pague a menor carga tributária de impostos possível. No caso da atividade de desenvolvimento de software, por exemplo, a tributação pode ser substancialmente reduzida quanto maior forem suas despesas com folhas de pagamento (para essa atividade, a alíquota do Simples Nacional é reduzida conforme as despesas com folha de pagamento mais encargos seja superior a 15%, 20%, 25%, 30% e 40%, progressivamente), mas nem todos sabem. É o especialista contábil que poderá ajudar o empresário a optar pela melhor alternativa.

Na Contabilidade online, a assessoria tributária é oferecida aos clientes no momento da migração da empresa, quando há opção pelo Simples Nacional ou em qualquer outro momento. 

Confira diferenças entre as alíquotas de IR no setor de TI:

Código (CNAE) Descrição Alíquota inicial (despesas com folha < 15% do faturamento) Alíquota inicial (despesas com folha > 40% do faturamento)
6201-5/00 Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda 19,50% 10,00%
6202-3/00 Desenvolvimento de programas de computador customizáveis 19,50% 10,00%
6203-1/00 Desenvolvimento de programas de computador não customizáveis 19,50% 10,00%
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 16,93% 16,93%
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 6,00% 6,00%
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 6% 6%
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 6% 6%

Esperamos que você tenha achado o post útil para a sua empresa de TI, se isso for verdade não deixe de comentar u compartilhar com os seus amigos e colegas de trabalho.

| Se você é um contador e está procurando uma plataforma para o seu escritório preencha o formulário abaixo e um dos nossos consultores irá entrar em contato com você.  Se for  uma empresa e estiver procurando um contador responda dizendo que é uma empresa e vamos ajudar você a encontrar um contador online:

 

Comentários