Atrair, encantar e vender. Esses são alguns dos mantras do Inbound Marketing. Essa é uma estratégia muito eficaz para as empresas. Ela visa conquistar novos clientes, através da oferta de conteúdos relevantes e soluções aos problemas enfrentados pelas pessoas no cotidiano.
No caso da Contabilidade, o Inbound Marketing pode ser benéfico para tirar as dúvidas que todas as pessoas possuem sobre o mundo contábil. São números, documentos e burocracia que as pessoas enfrentam diariamente. Ajudar a solucionar isso, através dos canais digitais, é uma forma de se aproximar de seu público-alvo e vender mais serviços.
Siga conosco ao longo deste artigo para entender melhor como o Inbound Marketing pode lhe ajudar.
Afinal, o que é Inbound Marketing?
Para início de conversa e para que você compreenda melhor, vamos definir o que é essa ferramenta de Marketing.
O Inbound Marketing, em linhas gerais, engloba estratégias para atrair seu público-alvo. Essa atração ocorre por meio da oferta de conteúdos relevantes. Esqueça a velha abordagem de clientes.
Agora, o conceito é trabalhar assuntos do universo contábil em seus canais digitais que agreguem valor à vida do seu futuro cliente. Dessa forma, a chance de ele adquirir seus serviços vai aumentar.
Todo empreendedor, de qualquer área, precisa do auxílio de um profissional da área de Contabilidade. O Inbound Marketing visa aproximá-lo dessas pessoas de forma mais aprazível, de uma forma que você contribuirá para essas pessoas antes de ser contratado.
Não à toa o Inbound Marketing é definido também como Marketing de Atração. E para entender melhor como atrair novos clientes, fique atento às dicas e práticas que você precisa implementar a partir de agora.
Como colocar em prática?
Antes de iniciar o investimento nessa ferramenta de Marketing, tenha ciência de que as estratégias de Comunicação Interna da equipe também precisam estar alinhadas.
Aplicar o Inbound Marketing requer planejamento, acima de tudo. Veja, abaixo, algumas dicas do que você pode fazer para iniciar esse projeto de atração de novos clientes:
1. O SEO é seu mais novo amigo
O êxito nas estratégias de Inbound Markeging na Contabilidade começa com essas três letras que, em português, significam Otimização para Motores de Busca.
Explicando melhor, são ferramentas na estrutura de seu site que fazem a sua empresa aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca, como o Google.
Seu site possui um papel muito importante nessa fase, pois deve ser constituído já pensando nas palavras-chave do mundo contábil que as pessoas mais buscam na internet. Outra aplicação para o SEO é para o item a seguir: o blog.
2. Tenha um blog
Sendo o SEO uma forma orgânica de aparecer para seu público, ou seja, sem gastar com anúncios, possuir um blog é uma forma de estimular novos assuntos com regularidade e, claro, trabalhando as palavras-chaves da Contabilidade.
O blog é uma extensão de seu site. Nele você vai publicar artigos que tenham a ver com seus serviços e com a Contabilidade, como por exemplo:
– Tributos pagos em alimentos;
– Como é o calendário do Imposto de Renda;
– Etc.
Busque sempre pautas que as pessoas tenham dúvida e curiosidade.
Essa é uma forma muito eficaz de aumentar o tráfego de seu site e converter os leitores em futuros clientes.
3. Utilize e-mail marketing
Se o blog vai passar a noção de autoridade ao seu público-alvo, o e-mail marketing é uma forma de criar mensagens personalizadas às pessoas.
Em seu site e no blog, você pode criar caixas para cadastro. Os leitores que você atrair com conteúdos relevantes vão deixar o e-mail lá. A partir disso, trate de encaminhar, em uma periodicidade constante, conteúdos e informações pertinentes à Contabilidade.
Essa prática é muito comum hoje em dia, e muitas pessoas a aderem pelo contato direto e prático com a empresa, sem que precisem acessar o site para consumir novos conteúdos.
4. Redes sociais
Divulgar seu escritório contábil nas redes sociais traz inúmeros benefícios. Instagram, Facebook e YouTube são excelentes locais para você e sua empresa exporem assuntos relevantes.
A proximidade das redes sociais faz com que os seguidores se sintam mais à vontade para tirar dúvidas e quebrar um pouco o paradigma de que a Contabilidade é uma profissão muito séria.
Por isso, a dica é utilizar uma linguagem mais informal, com a utilização de ilustrações e vídeos. Isso tende a atrair seus seguidores para suas páginas oficiais e, a partir disso, tornarem-se clientes.
Para que estas dicas deem certo na prática, busque conhecer seu público-alvo, saber para qual nicho de mercado você quer atuar. A internet permite segmentar seu conteúdo para que ele chegue exatamente onde você deseja. Explore isso.
Cinco passos para a aplicação do Inbound Marketing
Para complementar a importância das ações citadas acima, você precisa conhecer o ciclo que ocorre com as pessoas que você pretende ter como cliente. Por isso, vamos apresentá-lo aos cinco passos para a aplicação do Inbound Marketing na Contabilidade.
1º Atração:
A atração ocorre por meio da produção e entrega de conteúdos de qualidade ao público. Veja bem, não são só seus clientes que recebem estes conteúdos, são todas aquelas pessoas que você pretende ter como cliente.
2º Conversão:
Conversão ocorre quando a pessoa fornece o contato telefônico ou e-mail para você. Isso é uma permissão para que seu escritório se aproxime dela e possa mostrar os serviços prestados mais de perto.
3º Venda:
Depois de atrair o consumidor e conseguir concentrar seus esforços na solução de seus problemas, chega a hora de concretizar a venda. No seu caso, a venda de algum serviço contábil que vai resolver os problemas do cliente.
4º Encantamento:
Essa é uma fase antes esquecida pelas pessoas, mas trazida pelo Inbound Marketing. Não se afaste do cliente depois da venda. Siga demonstrando seu valor e esforço. Assim, ele se tornará fiel a você e poderá recomendar seu escritório a outras pessoas.
5º Análise:
As ações feitas pelo seu escritório contábil no mundo digital vão fornecer uma série de dados. É de suma importância que você os analise e interprete se as estratégias estão sendo eficazes. A partir disso, crie novas metas e estímulos para conquistar resultados ainda melhores.
Uma área a ser explorada
Mercadologicamente falando, existe um espaço muito grande para a Contabilidade no mundo digital. Poucas empresas ainda estão presentes na internet. Quem se antecipa a isso, e ainda investe em estratégias de Marketing, como o Inbound Marketing, demonstra que está de olho em soluções modernas.
Ter uma Contabilidade Online é um passo adiante na modernização.