fbpx

A conquista de clientes para o escritório contábil depende, em grande parte, da geração de leads qualificados. Essas são algumas das primeiras oportunidades que, se forem trabalhadas corretamente, darão origem a novos contratos.

Por isso, é importante saber onde encontrar e como gerar contatos qualificados para o seu serviço. A estratégia permitirá alcançar os objetivos de marketing e crescimento da sua marca. Que tal entender mais?

Continue a leitura e saiba como encontrar leads qualificados de contabilidade, descobrindo quais ferramentas usar! Acompanhe!

O que são leads?

Para começar, vale entender que o lead é todo contato que demonstrou algum interesse na sua empresa ou em sua solução. Normalmente, ele pode ser identificado por suas informações de contato, como nome, e-mail ou telefone.

Vale destacar que lead não é quem visita o site de uma marca. Essa pessoa é, simplesmente, um usuário ou visitante. Por outro lado, quem se cadastra para falar com um consultor, por exemplo, é um lead — pois apresentou interesse no produto ou serviço oferecido.

Contudo, nem todo lead se converterá em cliente. Há pessoas que, apesar de se engajarem, não vão fechar negócio com a empresa. Portanto, vale conhecer o conceito dos leads qualificados.

Leads qualificados

Eles são aqueles que têm maiores chances de se tornarem seus clientes.  Para que sejam classificados dessa forma, devem passar por um processo conhecido como lead scoring ou qualificação de leads.

Basicamente, são selecionados alguns fatores e, a cada um, é atribuída uma pontuação. Dependendo das características conhecidas sobre o lead, ele recebe os pontos.

Quanto maior for a soma, mais qualificado ele é — e mais próximo de converter ele está.

Por que os leads são importantes?

A geração de leads qualificados é essencial para aumentar o potencial de conversão do escritório contábil. Quanto maior for o volume de contatos aptos para a contratação dos serviços, mais intensas são as chances de obter novos clientes.

Além disso, o cuidado com a qualificação e o gerenciamento dos leads aumenta a eficiência e melhora a abordagem do time.  Afinal, os leads qualificados são considerados mais “quentes”. Isto é, mais preparados para fechar negócio.

Então, os leads qualificados podem receber atenção especial por parte da equipe comercial da empresa, a fim de converter a venda. Assim, há um aproveitamento melhor de oportunidades e aumento da produtividade do setor.

Como é o processo para encontrar leads qualificados?

Para ter leads qualificados no escritório de contabilidade, é preciso seguir um processo estruturado por alguns passos. A metodologia deve ser adaptada à necessidade do negócio – mas, no geral, pode ser replicada.

Na sequência, veja como são as etapas do método!

Mapeie a jornada do cliente

Tudo começa com um entendimento sobre o que faz uma pessoa se tornar um lead e, ao final, transformar-se em um cliente seu. Portanto, o ideal é partir de um mapeamento sobre a jornada de decisão.

Entenda o que faz alguém contratar um serviço contábil e como a escolha é feita. Saber disso permite agir sobre os pontos principais (como se posicionar melhor no momento em que alguém o busca) e, assim, conquistar mais efetividade.

Conheça o perfil do seu público

Também é importante traçar um perfil a respeito do seu público. Além de entender como é a jornada de escolha, vale a pena conhecer características particulares e que podem ser usadas para estimular a tomada de decisão.

É o caso de saber, por exemplo, qual é o porte das empresas que contratam os serviços, quais fatores são valorizados pelo responsável, como é a negociação, e assim por diante. Quanto mais completo for o entendimento sobre perfil do público, mais fácil será segmentar e converter.

Atraia visitantes para o seu negócio

Outra etapa importante na geração de leads qualificados é conquistar visitantes para o seu escritório contábil. O objetivo é fazer com que pessoas interessadas cheguem ao seu negócio e passem pela primeira conversão: de visitante para lead.

Uma estratégia interessante é fazer uma oferta inicial — como um material rico ou um contato prévio com um consultor para análise da situação contábil do negócio. Nesse primeiro vínculo, você pode ter informações de identificação sobre os potenciais clientes.

Qualifique os leads

Por fim, lembre-se de que um lead só será qualificado se realmente passar pela etapa que leva a essa classificação. Então, é necessário executar o lead scoring, de acordo com os fatores que forem mais relevantes para a empresa.

Conhecer a jornada de decisão e o perfil do público é essencial para estabelecer quais são os critérios de classificação e como deve ser a pontuação. Com a distribuição dos pontos e a soma, é possível encontrar quem são os leads mais qualificados.

Quais ferramentas usar no processo?

Para que sua geração de leads seja completa, é necessário recorrer a algumas ferramentas de leads para contabilidade. Na sequência, confira quais são os elementos que não podem faltar em sua estratégia!

Google

Como o principal buscador da internet, o Google oferece muitas oportunidades. Com as estratégias certas no seu site, é possível obter um posicionamento melhor no buscador e atrair mais pessoas. Outros recursos do marketing digital incluem a realização de campanhas patrocinadas.

Redes sociais

As redes sociais também são fontes de leads. As mídias permitem que o seu escritório se torne mais conhecido e consiga atrair interessados no serviço. Além disso, é possível fortalecer o relacionamento com as pessoas e até estimular a fidelização.

Indicação de outros clientes

O chamado referral marketing ou marketing de indicação se baseia em um cliente recomendar o negócio para outras pessoas de perfil semelhante. No escritório contábil, ele costuma ser uma grande fonte de oportunidades.

Para aproveitá-la, é preciso, claro, garantir máxima satisfação e um bom atendimento ao cliente. Também é interessante estimular a indicação — com descontos, por exemplo.

Marketplace

Para conseguir resultados de modo escalável e com menos esforços, o ideal é aumentar a exposição da sua marca para um público qualificado. Nesse sentido, uma alternativa é estar em um marketplace exclusivo para escritórios de contabilidade.

A Osayk conta com um marketplace exclusivo para os escritórios e contadores que licenciam sua plataforma. Então, além de usar um recurso que favorece a execução de atividades, é possível ficar mais visível para clientes que pesquisam sobre os serviços que você presta.

Os leads qualificados de contabilidade podem ser obtidos por meio de diversas ferramentas, com destaque para um marketplace especializado. Com a estratégia certa, há uma geração contínua de novos contratos e o alcance do desempenho esperado.

Para aproveitar as características únicas de um marketplace, conheça a plataforma da Osayk e veja como integrar essa vitrine de oportunidades!

Comentários