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Você atende seus clientes pelo Skype ou usando o Google Hangouts. Vira e mexe, tira alguma dúvida pelo WhatsApp. E, como não poderia ser diferente, relatórios contábeis e outros documentos são encaminhados ao cliente via e-mail. Sim, a tecnologia transformou o dia a dia dos escritórios de contabilidade. Hoje, muitos contadores sequer conseguem imaginar como realizar seu trabalho sem que haja um computador conectado à internet.

Atualmente boa parte dos serviços contábeis são realizados de forma online. Então, porque não aproveitar o meio digital para a promoção da contabilidade? Contar com um bom site e atrair clientes através de um conteúdo rico deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade do atual mercado. Da mesma forma, saber como aparecer nas primeiras posições do Google e atrair clientes pelas redes sociais também é algo necessário ao contador moderno.

Mais do que nunca é preciso contar com a tecnologia para conectar seus serviços aos seus clientes. Não por outra razão, o marketing digital para a contabilidade tem hoje tanta importância. Para contadores que estão entanto em contato com esse tema agora, no entanto, marketing digital não é nenhum bicho de sete cabeças. No entanto, para investir de forma efetiva, é necessário contar com uma boa estratégia.

Para saber como criar uma boa estratégia de marketing digital para contadores, não deixe de conferir o passo a passo!

1.      Coloque seus planos no papel

Antes de realizar qualquer ação de marketing para contabilidade é fundamental traçar uma estratégia e fazer um planejamento. Um plano de marketing vai ajudar o contador a definir seus objetivos, bem como, quais serão as ações que devem ser feitas para alcança-los.


E, então? Quais são seus objetivos para a sua empresa de contabilidade? Aumentar o faturamento? Conseguir mais clientes? Segmentar seus serviços para um determinado nicho? Lançar um novo serviço? As possibilidades são diversas. E, justamente por isso, é necessário se planejar. Sem foco e definir os passos para se alcançar aquilo que se almeja, dificilmente o contador conseguirá obter aquilo que pretende com sua empresa.

2.      Defina a sua persona

Durante um bom tempo, as ações de marketing tinham como principal foco convencer o consumidor, valorizando as qualidades de um determinado produto ou serviço. Hoje, no entanto, é preciso usar uma outra estratégia se você quiser conquistar o consumidor e transformá-lo em um novo cliente. É preciso atrai-lo e mostrar que seus produtos ou serviços são capazes de ajudá-lo na solução de suas dúvidas, problemas ou dores. A maioria das ações de marketing, portanto, são focadas no consumidor e não mais nos produtos e serviços.

Pensando nas dúvidas da sua persona? Saiba o que se espera de um bom contador

Para quem quer trabalhar o marketing digital na contabilidade é fundamental traçar a sua persona, definindo quais são suas principais características. Só a partir daí você consegue enxergar de que maneira seus serviços podem ajudar seu cliente e quais são as melhores formas de atraí-lo.

3.      Aposte no bom conteúdo

Uma das principais maneiras de se atrair um cliente é através de um bom conteúdo. Um bom conteúdo nada mais é do que um conteúdo que auxilia, responde suas principais dúvidas e faz com que o cliente tenha a certeza de que você sabe como ajudá-lo. Um bom conteúdo é feito com base nas chamadas “dores da persona”, ou seja, nos principais problemas, questões e dúvidas que levam o seu potencial cliente a chegar nos seus serviços.

4.      Escolha os canais certos

Assim como existem inúmeros objetivos que podem fazer parte de uma ação de marketing digital para contabilidade, existem diversos canais de mídia que podem ser utilizados. Blogs, canais no Youtube, Instagram, Pinterest, Facebook, LinkedIn, Twitter, Google Plus, entre outros. Na hora de escolher o melhor canal para a sua ação, o contador deve se focar na sua persona. Ela é quem determina quais são os canais mais eficientes para difundir seu conteúdo.

5.      Invista no bom conteúdo

Um bom conteúdo, como já explicamos, é aquele que responde as dúvidas e dores da sua persona. Você sabe quais são as principais dúvidas de seus clientes e potenciais clientes? Ótimo! É justamente isso que seu conteúdo deve tratar. Obviamente, o seu conteúdo não é uma consultoria, nem tampouco, um aconselhamento. Ela visa dar instruções gerais, de forma didática e precisa, com relação às dores da sua persona.

É importante também trabalhar com um conteúdo otimizado, ou seja, um conteúdo que seja facilmente localizado pelos buscadores. Para isso, é preciso investir em SEO (Search Engine Optimization) para identificar as principais palavras-chave que podem ajudar no rankeamento do seu conteúdo. Além disso, o SEO também é responsável por transformar seu conteúdo em algo mais agradável e amigável para o seu potencial cliente. Assim, a maneira como ele deve ser escrito também deve visar a atração, o envolvimento e obviamente a criação de um relacionamento com o seu potencial cliente.

6.      Organize a produção de conteúdo

Assim como em qualquer empresa de contabilidade, você provavelmente deve ter uma agenda atribulada. Por isso, nem sempre sobra tempo para gerar conteúdo e investir nas ações de marketing. Muitas vezes a melhor solução é mesmo terceirizar. Nesses casos, porém, tenha em mente que a terceirização deve se restringir a produção do conteúdo propriamente. Não deixe de se envolver com a estratégia e com a curadora, principalmente.

7.      Avalie os resultados

Não existe uma receita do sucesso quando o assunto é marketing digital. Seja no marketing digital para contabilidade, seja para qualquer outra área, todas as estratégias envolvem erros e acertos. Por isso, é fundamental medir e avaliar os resultados, considerando sempre os seus objetivos. O ideal é sempre definir as ações e ir ajustando no meio do caminho, até que os resultados pretendidos sejam alcançados. Avaliar o retorno de investimento (ROI), bem como, medidas como tráfego, envolvimento, curtidas, entre outras é essencial.

O marketing digital para contabilidade é uma alternativa barata e que pode trazer inúmeros benefícios para o seu escritório. Contadores que já apostam nessa ferramenta já sabem: com a estratégia certa, os resultados sempre vem!

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