fbpx

É muito comum que uma pequena empresa adote a chamada política do “faça você mesmo” para poupar recursos financeiros. No entanto, fazer a própria contabilidade não é das tarefas mais simples e pequenos erros podem trazer grandes prejuízos para o seu negócio. Mesmo que contratar um contador ou uma empresa de contabilidade não seja obrigatório, pequenos negócios não escapam de lidar com questões complexas envolvendo o controle financeiro e contábil.

É muito comum que uma pequena empresa adote a chamada política do “faça você mesmo” para poupar recursos financeiros. No entanto, fazer a própria contabilidade não é das tarefas mais simples e pequenos erros podem trazer grandes prejuízos para o seu negócio.

Mesmo que contratar um contador ou uma empresa de contabilidade não seja obrigatório, pequenos negócios não escapam de lidar com questões complexas envolvendo o controle financeiro e contábil.

Recolher corretamente os tributos, prestar contas, organizar balanços e emitir notas fiscais são apenas algumas das tarefas que fazem parte do dia a dia de qualquer empresa e, caso não sejam feitas corretamente, podem gerar problemas com o Fisco, além de aplicações de multas e até suspensão das atividades.

Ter um contador ou uma empresa de contabilidade para ajudar as empresas nessas tarefas representa mais um benefício do que um custo. Por isso, se você está se perguntando se a sua pequena empresa precisa, mesmo, de um contador, aconselhamos a continuar lendo o nosso post! Pode ser que, no futuro, esse profissional te livre de muita dor de cabeça. Acompanhe.

O que um contador faz pela sua pequena empresa?

Uma das principais vantagens de ter um contador é organizar o seu financeiro para fazer todos os pagamentos em dia, sem que isso comprometa a saúde financeira da sua empresa no futuro. Além disso, ter uma boa contabilidade garante que a sua empresa:

SUGESTÃO

Uma das principais vantagens de ter um contador é ter suas demonstrações contábeis atualizadas para tomada de decisões e certidões em dia para participação em Licitações/Contratos com a Administração Pública, entre outras situações, sem que isso comprometa a saúde financeira da sua empresa ou perda de oportunidades em futuros negócios. Além disso, ter uma boa contabilidade garante que a sua empresa:

Recolha corretamente os impostos

Acredite, um contador não é um inimigo para a sua pequena empresa. Ele não quer diminuir o seu orçamento indicando que é preciso pagar mais este ou aquele imposto. Infelizmente, as empresas brasileiras precisam lidar com uma das cargas tributárias mais altas do mundo. E, além de recolherem impostos, taxas e contribuições, precisam cumprir com uma série de obrigações acessórias, caso contrário, podem ter problemas com a Receita Federal. O contador é um profissional que conhece quais exatamente são os impostos, organiza a agenda financeira para que eles sejam pagos corretamente junto com as obrigações acessórias.

Tenha um planejamento tributário

Além de organizar toda a estrutura financeira / Contábil da sua empresa para que os impostos sejam recolhidos corretamente, o contador possui um papel estratégico e pode otimizar a carga tributária do seu negócio. Como esse profissional tem conhecimento da legislação e dos diversos regimes tributários compatíveis com diferentes tipos de negócios, ele é capaz de sugerir mudanças para que a sua empresa recolha os impostos em um valor mais baixo.

Promova mudanças, evitando os impactos negativos decorrentes das alterações na legislação

Outro detalhe que não deve passar despercebido ao empreendedor é que a legislação tributária no Brasil sofre alterações constantes. Por isso, é bom contar com um profissional que esteja atualizado e saiba orientar quais as melhores ações a serem feitas, a fim de evitar os impactos negativos que mudanças legais podem trazer para o seu negócio.

Controle as folhas de pagamentos de colaboradores

Atrasar o pagamento dos colaboradores ou deixar de recolher os benefícios previdenciários dos funcionários pode gerar o ajuizamento de processos na Justiça contra a sua empresa. Só de pensar em gastos com advogados e os desgastes decorrentes de uma ação judicial, o empreendedor já tem um bom motivo para colocar um profissional especializado para cuidar dessas questões e evitar que esses problemas aconteçam. Um contador certamente pode organizar toda a folha de pagamentos da sua empresa, fazendo o recolhimento correto dos benefícios previdenciários dos funcionários e, consequentemente, evitando problemas futuros.

Se beneficie da gestão de riscos

Controlar o fluxo de caixa de uma empresa, registrando todas as receitas e despesas é a melhor forma de dimensionar o lucro. Esse tipo de controle também auxilia no direcionamento das ações dos gestores, afinal, com os dados contábeis ele pode dimensionar melhor os riscos e tomar decisões que não prejudiquem a empresa.

Tenha auxílio no processo de tomada de decisões

Devido à grande quantidade de tributos, obrigações, benefícios e custos que as empresas possuem pela própria atividade, os contadores deixaram de ter um papel meramente administrativo e hoje atuam com funções estratégicas em diversos negócios.

Além de administrar despesas e receitas, o empreendedor precisa ter a dimensão dos impactos futuros que os lançamentos podem gerar para o seu negócio. Essa análise, em geral, é feita por um contador, que pode alertar o empreendedor qual é o momento de mexer em seu capital de giro, ou travar novas relações com fornecedores e clientes a fim de preservar o faturamento.

Como um contador lida com o controle diário do financeiro da empresa, esse profissional tem o conhecimento essencial e que pode auxiliar o processo de tomada de decisões, beneficiando a empresa como um todo.

Que tal adotar a contabilidade online?

Agora que você possui bons motivos para buscar um contador para a sua pequena empresa, provavelmente deve estar se questionando se é necessário contratar um profissional especialmente para assumir essas atividades. Todo empreendedor sabe que a contratação traz um ônus ao negócio e, caso a relação profissional não funcione, os custos e desgastes de uma demissão também são altos.

Porém com a tecnologia já é possível fazer a contabilidade da sua empresa totalmente online, inserindo dados financeiros em um sistema automatizado, enquanto um profissional se encarrega de fazer cálculos e previsões para a sua empresa. Além de ter um ótimo custo-benefício para pequenos negócios, a contabilidade online funciona de forma automatizada, auxiliando o próprio empreendedor a compreender sobre a saúde financeira do seu negócio. Se quiser conhecer melhor os benefícios da Contabilidade Online, recomendamos o link o post 7 benefícios da Contabilidade Online.

Você ainda tem dúvidas sobre os benefícios de um contador para a sua pequena empresa? Quer saber mais sobre os serviços de contabilidade online? Clique em nosso chat online no canto inferior direito da tela para falar conosco ou ligue agora mesmo para nossa Central de Atendimento: 4020-7733. O serviço de Contabilidade Online da Osayk pode ajudar você! 

Comentários

Leia mais:
Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico: como fazer e começar

Para todo empreendedor que deseja crescer, um dos primeiros passos é entender como iniciar a montagem de um planejamento estratégico...

Fechar