fbpx

Embora a contabilidade online ofereça muita praticidade e, muitas vezes, custos mais acessíveis, muitos empreendedores olham esse serviço com uma certa desconfiança, o que cria alguns mitos sobre este serviço. Isso é uma questão importante a ser tratada, afinal, é essencial a qualquer serviço de contabilidade a credibilidade.

Porém, o uso de ferramentas digitais não diminui a segurança, como muitos pensam. E, para desmistificar de vez o uso da contabilidade online, elaboramos o post de hoje. Confira!A contabilidade online nada mais é do que a prestação de serviços contábeis por meio de ferramentas digitais. Através de sites, aplicativos e plataformas, o cliente disponibiliza uma série de informações da sua empresa para que então o contador possa realizar toda a gestão contábil do negócio no ambiente online. Entre os serviços disponibilizados estão a emissão de guias para o pagamento de impostos, a escrituração contábil, a elaboração de relatórios, além do pró-labores dos sócios e folha de pagamento.

Os serviços de contabilidade online, em geral, são oferecidos por meio do pagamento de uma mensalidade, que varia de acordo com o pacote adquirido pelo cliente. Além de ser um serviço customizável a partir das necessidades da empresa, ele confere muito mais autonomia ao gestor já que todas as informações e dados contábeis ficam disponíveis online para serem acessados quando necessário.

Embora a contabilidade online ofereça muita praticidade e, muitas vezes, custos mais acessíveis, muitos empreendedores olham esse serviço com uma certa desconfiança. Afinal, também é essencial a qualquer serviço de contabilidade a credibilidade.

Porém, o uso de ferramentas digitais não diminui a segurança, como muitos pensam. E, para desmistificar de vez o uso da contabilidade online, elaboramos o post de hoje. Confira!

A contabilidade online é menos efetiva em razão do próprio atendimento online. Mito ou verdade?

MITO. Muitos acreditam que a contabilidade online é menos efetiva pois o cliente não pode simplesmente passar a mão no telefone e falar diretamente com o contador. Porém, isso não é uma realidade. Além do atendimento telefônico, o cliente ainda possui outros canais de comunicação como o chat direto da plataforma e o e-mail.

Por meio da plataforma online, todas as informações do cliente ficam sistematizadas, possibilitando que diferentes contadores possam atender a sua demanda, sem que isso indique uma queda de qualidade na prestação do serviço. Além disso, todos os contadores que integram a plataforma são experientes e treinados para solucionar dúvidas e questionamentos de qualquer cliente, mesmo no meio online.

A qualidade dos serviços de contabilidade online é inferior. Mito ou verdade?

MITO. A qualidade dos serviços de contabilidade online está diretamente ligada a quem presta os serviços através do meio digital. Em outras palavras, a qualidade depende do escritório que está por traz da plataforma.

Caso os serviços contábeis prestados tenham excelência, a plataforma apenas facilita a interação junto ao cliente, garantindo mais praticidade e agilidade. Por isso, afirmar que o serviço só por ser online é inferior, é um grande mito.

 A contabilidade online é mais barata. Mito ou verdade?

PARCIALMENTE VERDADE. O meio digital favorece uma série de interações e procedimentos junto ao cliente, diminuindo o número de horas gastas para a prestação do serviço e melhorando a agilidade do atendimento. Por este motivo, as plataformas são capazes de oferecerem serviços mais baratos que os escritórios de contabilidade tradicionais, já que alguns processos acabam sendo automatizados. Porém, isso não significa que os serviços podem ser vendidos a preços baixíssimos. Assim como qualquer outro profissional, o contador que atua online ou off-line serve ao mercado e também conta com honorários próprios, logo é bom desconfiar de plataformas que oferecem serviços a preços muito abaixo do mercado.

 

Não dá para confiar em um contador que não conheço pessoalmente. Mito ou verdade?

MITO. Em todos os setores a tecnologia vem transformando as formas de interação entre pessoas. Hoje, os serviços online já são uma realidade para inúmeros segmentos e cada vez mais a relação com o meio digital vem se tornando mais confiável. Porém, como algumas áreas a credibilidade possui maior peso, é natural que muitas pessoas ainda tenham receio com a prestação de serviços online.

Na contabilidade, no entanto, esse tipo de suspeita não tem muita razão de ser. Afinal, um escritório de contabilidade que presta serviços online está sujeito às mesmas condições e exigências de um escritório que atua off-line. Desde o cadastro no Conselho regional de Contabilidade, até o próprio preparo para atender o mercado, são questões que fazem com que os escritórios online tenham praticamente a mesma confiabilidade dos escritórios off-line. A falta de pessoalidade, portanto,não afeta a prestação de serviços. E algumas plataformas investem tanto em treinamentos, que o próprio atendimento online atinge as mesmas expectativas de um atendimento “olho no olho”.  Se você ainda não acredita, não deixe de ler alguns depoimentos de clientes, que já utilizam esse tipo de serviço.

Contabilidade online é ilegal. Mito ou verdade?

MITO. Outro grande mito relacionado a contabilidade online é que essa atividade seria ilegal. Tanto os contadores, quanto os escritórios de contabilidade estão sujeitos à uma série de exigências dos Conselhos Federal e Regional de Contabilidade. Apenas para se ter uma ideia, documentos contábeis como balancetes e relatórios, por exemplo, só podem ser assinados por profissionais regularmente habilitados. Da mesma forma, os escritórios de contabilidade também precisam de cadastros junto aos órgãos reguladores.

Essas exigências e cadastros, no entanto, não vedam nenhuma maneira como o serviço de contabilidade pode ser prestado. Portanto, desde que o profissional e o escritório estejam regularizados perante os órgãos competentes, o serviço pode ser realizado tanto de forma digital, como de maneira presencial. Dizer que pelo simples fato de ser online, a contabilidade se torna irregular e até ilegal é outra grande mentira.

A contabilidade é online, mas o escritório é um escritório de verdade. Mito ou verdade?

VERDADE. Por tudo o que explicamos, a contabilidade online é apenas uma forma, ou seja, uma maneira de se prestar um serviço. Por traz da plataforma, no entanto, existem uma série de profissionais capacitados que apenas são treinados para interagir através de uma tecnologia específica.

A contabilidade online depende não apenas do escritório que está por trás, mas também do cliente. Mito ou verdade?

VERDADE. O contador não é o financeiro da empresa. Embora ele tenha um papel estratégico que influencia diretamente na gestão, ele é totalmente dependente das informações prestadas pelo cliente e dos dados oferecidos. Por isso, independentemente do serviço ser online, ele só é um bom serviço quando o cliente também colabora, enviando todas as informações necessárias para que o contador possa atuar com eficiência e agilidade.

A contabilidade online já é uma realidade para muitas empresas que cada vez estão mais satisfeitas com a agilidade e a autonomia que esse tipo de serviço oferece. Para quem ainda duvida, vale a pena bater um papo com quem realmente entende do assunto!

Você conhece mais algum mito sobre a contabilidade online? Tem dúvidas sobre o funcionamento desse serviço? Já pensou em utilizá-la em seu negócio? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe suas experiências conosco!

Comentários