fbpx

Novas tecnologias para o setor contábil, as inovações tecnológicas vêm mudando o modo como a sociedade funciona e interage entre si, afetando principalmente as relações e atividades profissionais. O ramo contábil é um dos que estão sendo mais afetados com essas mudanças. Por isso é essencial que o setor de contabilidade comece a investir pesado nas novas tecnologias existentes no mercado.

Tecnologia e sociedade

Desde o início da história da humanidade as novas invenções alteram o modo de vida dos seres humanos. Mas, desde o início dos anos 1990 a quantidade de tecnologias está crescendo de forma exponencial, ou seja, a cada ano que passa ela aumenta de modo muito mais rápido, invadindo o nosso cotidiano.

Hoje, praticamente todo mundo tem um celular e um computador pessoal e os utiliza para as mais variadas atividades, como digitar um relatório, mandar um e-mail, enviar uma mensagem instantânea, fazer uma videoconferência, pedir comida, pedir um motorista particular ou até mesmo fazer uma movimentação bancária, entre tantas outras opções.

As inovações tecnológicas estão revolucionando o mercado de trabalho

Muitas das atividades mencionadas já são realizadas em ambientes corporativos também. Mas, nos últimos anos, muitas outras tecnologias e ferramentas foram criadas. Invenções como a inteligência artificial, por exemplo, assustam muitos profissionais, que têm medo de perder seus empregos para as máquinas.

Por outro lado, as empresas e os empresários também se preocupam com a concorrência e em como fazer para não ficar para trás em meio a tanta novidade.

Transformação digital na contabilidade

A contabilidade é uma atividade extremamente operacional, por isso é uma das que mais corre o risco de ser substituída por máquinas e processos automatizados. Mas, na verdade, a transformação digital nos escritórios contábeis pode ser muito benéfica.

Para isso, é importante conhecer as principais ferramentas e práticas ligadas ao novo momento em que vivemos. Só assim é possível unir contabilidade e tecnologia de modo positivo.

O profissional que estiver por dentro e dominando essas ferramentas, não precisará temer as inovações, ao contrário, poderá otimizar e melhorar seu trabalho.

Pensando nisso, separamos 7 novas tecnologias nas quais o setor de contabilidade pode e deve apostar. Algumas são mais corriqueiras e podem ser utilizadas por qualquer um, outras necessitam de recursos mais elevados, mas todas, ainda que cada uma a seu modo, estão ajudando a revolucionar o mercado. Confira quais são:

#1 Aplicativos de Contabilidade

Os aplicativos para smartphone são um recurso muito utilizado hoje para as mais diferentes funções, inclusive as relacionadas à contabilidade. Eles podem ser usados internamente, para a realização de atividades cotidianas, como cálculos; organização e emissão de notas e boletos; gerar relatórios; realizar pagamentos etc.

Outra forma de utilizá-los a seu favor é prestar consultoria a clientes que desejam usá-los, mas encontram certas dificuldades ou têm receio. O auxílio de um profissional especializado pode garantir maior segurança e tranquilidade no processo.

Eles são extremamente práticos e de fácil acesso, podendo ser manejados por qualquer smartphone. Outro aspecto importante é que eles requerem pouca ou nenhuma internet do seu plano, facilitando o uso mesmo que esteja fora do escritório e sem acesso ao wi-fi.

#2 Automação Robótica de Processos

A Automação Robótica de Processos, ou Robotic Process Automation (RPA), é uma das tecnologias que vêm sendo bastante utilizadas por empresas em processos contábeis e fiscais.

Na verdade, diz respeito a uma reunião de atividades repetitivas que deixam de ser realizadas por humanos e passam a ser automatizadas, como coleta de informações, inserção e processamento de dados.

Na contabilidade, o RPA é bastante utilizado para as seguintes funções:

• Reconciliar livros fiscais;

• Processar e-mails;

• Receber notas fiscais;

• Pagar tributos.

As vantagens dessa prática são:

• Mais rapidez: colaboradores precisam interromper seu trabalho de tempos em tempos para descanso, isso não ocorre com as máquinas, então as atividades podem ser solucionadas de modo muito mais rápido;

• Mais assertividade: as atividades realizadas por máquinas são mais padronizadas e têm menor margem de erro;

• Maior eficácia: os robôs conseguem processar um número muito maior de dados e de regras que qualquer ser humano, por isso são mais eficientes.

#3 Chatbots

Os chatbots são softwares integrados à inteligência artificial que simulam um ser humano em conversação. Geralmente, eles podem ser acessados pelo cliente no site da empresa e fazem o trabalho que uma pessoa faria ao tirar pequenas dúvidas, atender solicitações básicas e orientar quanto a procedimentos contábeis e fiscais.

A maior vantagem é que, com eles, o atendimento pode ser realizado 24 horas por dia e durante os 7 dias da semana.

#5 Machine Learning

Machine Learning, também conhecido como Aprendizagem de Máquina, é um dos aspectos da inteligência artificial – que é bastante ampla.

Trata-se de um software capaz de aprender e realizar tarefas geralmente realizadas apenas por seres humanos. Ele examina dados, identifica padrões e depois disso tem a capacidade de decidir e realizar ações sozinho.

Ele pode ser utilizado juntamente com os chatbots, proporcionando maior assertividade e segurança a esse recurso. Na contabilidade, em especial, é geralmente usado para calcular tributos; classificar documentos; e identificar trilhas de auditoria.

#7 Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é um recurso extremamente importante nos dias de hoje, pois otimiza o tempo, já que não é necessário que um profissional se dirija até o local toda vez que for preciso assinar um documento.

Além disso, elimina-se automaticamente outra tarefa burocrática: o reconhecimento de firmas em cartório. Esse tipo de procedimento não é necessário em assinaturas eletrônicas, o que garante menos gastos e menos tempo se deslocando e ficando em filas de espera.

Esse tipo de assinatura pode ser gerado em qualquer Autoridade Certificadora autorizada e concedida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

São inúmeras as vantagens de se fazer uso da tecnologia nos escritórios de contabilidade. Essas são apenas algumas elas e, como vimos, nem todas são acessíveis.

A Osayk possui várias outras formas de unir o universo da contabilidade ao universo digital e pode te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas em relação a isso. Basta preencher o formulário e um dos nossos consultores entrará em contato com você.

 

Comentários

Leia mais:
o que é a GIFP
O que é a GFIP?

Uma empresa possui várias obrigações diante do Governo Federal e deve cumpri-las corretamente para evitar dores de cabeça ou até...

Fechar