fbpx

Para descomplicar de uma vez por todas os conceitos relacionados ao balanço patrimonial, elaboramos esse post para que você possa entender o que é o balanço patrimonial, sua importância e como elaborá-lo. Para saber mais, não deixe de conferir!

O balanço patrimonial é o primeiro relatório requerido por investidores e instituições de crédito quando o assunto é analisar a estrutura geral e o patrimônio de uma empresa. Por isso, esse documento deve ser encarado pelos empreendedores como um dos mais importantes na hora de fornecer informações detalhadas sobre o panorama do seu negócio.

O balanço patrimonial é a imagem exata daquilo que a empresa tem, ou seja, um demonstrativo contábil completo de todos os bens adquiridos e despesas pagas por ela, permitindo visualizar de forma quantitativa e qualitativa sua posição patrimonial e financeira em um certo período.

O balanço patrimonial é uma das principais obrigações fiscais de uma empresa. A apresentação deste relatório é de caráter obrigatório e pode ser feita de forma digital através do SPED Contábil.

Embora seja um documento fundamental, muitos empreendedores ainda desconhecem a importância, a finalidade e o que deve estar presente no balanço patrimonial.

Para descomplicar de uma vez por todas os conceitos relacionados ao balanço patrimonial, elaboramos esse post para que você possa entender o que é o balanço patrimonial, sua importância e como elaborá-lo. Para saber mais, não deixe de conferir!

Como funciona

O balanço patrimonial tem como objetivo fornecer uma visão clara sobre o posicionamento da empresa diante dos gastos e investimentos feitos no ano do exercício. O balanço patrimonial também serve para atestar aos gestores se foi um período que houve lucros ou prejuízos, identificando possíveis falhas financeiras e contábeis ao longo do processo.

São obrigadas a apresentar o balanço patrimonial todos os tipos de empresa, exceto os Microempreendedores Individuais (MEI). Hoje também é possível realizar essas entregas de forma digital, por meio do SPED Contábil. Para isso, é necessário possuir um Certificado Digital, que você pode obter através dos Correios, Serasa Experian, Certisign ou outras empresas semelhantes.

O balanço patrimonial é feito anualmente e deve ser apresentado até o quarto mês do ano subsequente ao término do exercício.

Quando apresenta resultados positivos, tem muito valor quando se trata de conseguir créditos para financiamentos junto a instituições bancárias nos futuros projetos da empresa.

No entanto, para elaborar este relatório, é  importante que seja feito por um profissional especializado, pois garante uma análise mais apurada sobre os itens que o compõem.

Como é formado o balanço patrimonial

Para entender melhor sobre o que é balanço patrimonial, é preciso saber que este relatório é formado por três elementos básicos, são eles:

  • Balanço Patrimonial Ativo: são todos os bens, direitos e aplicações da empresa, podendo ainda ser dividido em dois tipos:
  1. Ativo Circulante: são todos os bens que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo, como: estoques, móveis, aplicações no banco que podem ser resgatadas rapidamente, dinheiro em caixa e créditos a receber em curto prazo;
  2. Ativo não Circulante: são os bens que não poderiam ser convertidos em dinheiro no curto prazo, como: máquinas e equipamentos, imóveis, contas à receber com vencimento de um ano, marcas e patentes.

 

  • Balanço Patrimonial Passivo: regem as obrigações da empresa, podendo também, ser divididos em dois tipos:
  1. Passivo Circulante: é caracterizado pelas obrigações que podem ser pagas dentro do período do balanço em exercício, como por exemplo: contas à pagar, dividendos e empréstimos;
  2. Passivo não Circulante: são as mesmas obrigações, porém, com quitações para o próximo balanço.
  • Patrimônio Líquido: é o dinheiro que a empresa possui em caixa, podendo ser calculado pela diferença entre os ativos e passivos. Para exemplificar, imagine que a empresa venda tudo o que possui e pague todas as suas obrigações, o que sobrar é o Patrimônio Líquido.

 

Porque é importante

Além de ser uma obrigação empresarial, o balanço patrimonial é um relatório onde está registrado o histórico administrativo, financeiro e contábil da empresa dos últimos anos em atividade.
Considerado uma da obrigações contábeis mais importantes das empresas, reúne em um só documento, todos os dados financeiros que integram o negócio.

Com esse registro em mãos, os gestores podem tomar ciência das atuais condições em que a empresa se encontra e traçar estratégias mais precisas com relação ao seu negócio.

Por meio deste demonstrativo, é possível obter controle sobre os gastos e despesas que impactam diretamente sobre os resultados líquidos, tomando assim, como ponto de partida, ações que garantam o valor do patrimônio.

Mantenha-se organizado para fazer um bom balanço patrimonial

Uma dica valiosa para ajudar na hora de fazer o balanço é: Manter-se organizado e com as informações e dados atualizados!

Não importa o tamanho que a sua empresa tem, manter-se organizado e atualizado é dispor  com facilidade das informações sempre que precisar. Portanto, fique atento, não deixe o trabalho para depois.

Elaborar o relatório do balanço patrimonial é um processo que precisa de atenção e cuidado, pois necessita alimentar as tabelas com precisão, informando corretamente os valores de todos os departamentos que integram a empresa, como por exemplo, funcionários, móveis e assim por diante.

Mesmo sendo feito uma vez ao ano, é sempre bom estar preparado para o grande dia e garantir um trabalho rápido, prático e responsável.

Qual é o papel do Contador

Um profissional especializado pode auxiliar você no gerenciamento das atividades contábeis de forma a garantir efetividade nos processos. Além disso,  o contador pode dar suporte e orientações assertivas que vão proporcionar mais tranquilidade ao empreendedor.

Quando se administra uma empresa, cuidar do patrimônio e gerenciar todas as informações necessárias, podem ser tarefas desgastantes para quem ainda está começando. E quem é empreendedor sabe o quanto é bom ter tempo para cuidar das outras tarefas do dia a dia.

Esta é uma das preocupações pelo qual donos de negócios e gestores ainda procuram solucionar, portanto, não é bom permitir que descuidos comprometam a qualidade e o desempenho promissor dos negócios.

Sendo assim, não deixe de contar com os serviços de contabilidade na hora de elaborar seu balanço patrimonial e ter informações precisas sobre o seu negócio.

Caso você ainda não disponibilize de um serviço eficiente de contabilidade, a Osayk é uma plataforma de contabilidade online que oferece os seus serviços por meios digitais e da internet. Vale a pena conferir!

Comentários

Leia mais:
Break even point ponto de equilíbrio
Break even point: o que é e como a sua empresa pode chegar lá

O break even mostra a partir de quando a sua empresa passa a ser lucrativa. Se o valor da receita...

Fechar