Se você pretende profissionalizar a gestão do seu negócio e está em busca de ferramentas e técnicas para isso, é muito provável que você tenha se deparado com a sigla DRE.Se você pretende profissionalizar a gestão do seu negócio e está em busca de ferramentas e técnicas para isso, é muito provável que você tenha se deparado com a sigla DRE.

DRE ou Demonstrativo de Resultado do Exercício é um instrumento bastante utilizado por muitas empresas para alavancar seus resultados.

Trata-se de uma ferramenta que permite a análise da situação financeira, beneficiando empreendedores que buscam excelência na gestão do seu negócio.

Com o DRE, líderes e gestores de diferentes níveis podem ter a ciência concreta acerca do lucro ou do prejuízo da empresa e, consequentemente, agir de forma a reverter os cenários negativos em tempo.

O DRE também favorece a realização de um planejamento estratégico e oferece um bom panorama para eventuais investidores que estejam interessados em sua empresa.

Se você quer saber como funciona o DRE e de que forma ele pode beneficiar o seu negócio, acompanhe o post de hoje.

O que é o DRE?

Como explicamos, o DRE nada mais é do que uma ferramenta corporativa. Trata-se de um relatório que resume a situação financeira da empresa a partir das atividades operacionais e não operacionais dentro de um intervalo de tempo.

Ele oferece ao empreendedor um cenário claro sobre o negócio, demonstrando se existe, afinal, o lucro ou o prejuízo.

Em regra esse relatório deve ser elaborado anualmente, por uma exigência da legislação.

No entanto, muitos administradores e gestores têm o DRE como uma ferramenta bastante útil para o dia a dia e acabam gerando o relatório mensalmente para que sirva de embasamento para as diversas decisões que são demandadas dentro da companhia.

Os dados do DRE acabam facilitando a avaliação geral do desempenho da empresa e permitem que gestores de diferentes setores tenham informações detalhadas sobre os resultados da organização.

Consequentemente, eles podem atuar de forma mais integrada e coordenada em benefício da empresa.

Para que os gestores compreendam de que forma o lucro líquido da companhia é composto, é necessário que o DRE seja elaborado de forma lógica e sequencial.

Qual a importância do DRE?

Juntamente com o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, o DRE é o terceiro relatório mais importante para a gestão do negócio.

Esses três documentos é que podem possibilitar uma avaliação completa acerca da saúde financeira do seu negócio e permite que você faça projetos e planos para a sua empresa.

O DRE, especificamente, reflete a capacidade de geração de riqueza do negócio, fazendo com que a administração tenha elementos para saber o que será preciso mudar ou o que poderá se manter, já que esta gerando bons resultados para a empresa.

Por se tratar de um relatório bastante detalhado, mas ao mesmo tempo muito intuitivo, o gestor conta com bons elementos para o seu processo de tomada de decisões, envolvendo desde a realização do planejamento tributário da empresa até o estratégico dos negócios.

O DRE acaba sendo um elemento de simulação de panoramas que facilitam a ação do gestor no futuro.

Indicadores de resultado

O DRE também é uma boa fonte de dados para a elaboração de KPIs, e possibilita que toda empresa realizeuma gestão dos seus negócios por meio de indicadores de desempenho.

Dentre eles, destaca-se o Retorno sobre o Patrimônio Líquido, que demonstra, por exemplo, quantos dos investimentos dos sócios proporcionaram lucros.

Outro indicador valido é o Retorno sobre Ativos, que indica se os investimentos aplicados ao negócio vêm gerando aumento da rentabilidade.

O Retorno sobre as Vendas também pode ser mensurado pela Margem Líquida, que reflete qual o percentual do faturamento que passou a integrar o lucro líquido.

Esse são apenas alguns dos indicadores que podem ser extraídos a partir da análise do DRE.

Ponto de Equilíbrio

Por fim, o DRE é de extrema importância, pois ajuda o gestor a visualizar o ponto de equilíbrio da sua empresa, ou seja, um ponto onde existe a igualdade financeira entre as despesas e as receitas totais em um mesmo período.

Isso faz com que o ele saiba qual deve ser seu faturamento mínimo mensal para cobrir seus gastos fixos e variáveis, e também qual o número de vendas necessário para que a empresa passe a ter lucro.

Estrutura do DRE

O DRE é elaborado a partir de todas as informações financeiras da empresa, envolvendo as receitas, seus custos ou despesas.

Todos os dados gerenciais ou contábeis devem ser incluídos, porém sempre considerando o Regime da Competência, ou seja, o regime que prioriza o evento que se dá na data em que o mesmo ocorreu.

Desta forma, receitas, custos, despesas e outros dados contábeis devem ser incluídos no relatório exatamente na data correta, ou seja, do fato gerador, independentemente do recebimento ou do pagamento. Em um formato resumido, o DRE seria:

Receita de Vendas

( – ) Custos
( = ) Lucro Bruto( – ) Despesas Operacionais
( = ) Lucro Operacional( +-) Resultado não Operacional
( = ) Lucro Antes de Impostos sobre a Renda( – ) Impostos
( = ) Resultado Líquido ou Lucro ou Prejuízo Líquido

Como o DRE é um relatório gerencial, quem o elabora acaba adequando os dados que são relevantes para a análise.

Independentemente da ordem desses fatores, o DRE deve refletir, de forma fácil, como o lucro é composto ou se há um prejuízo resultante das operações da empresa.

Essas são as informações essenciais ao gestor para que tenha um panorama bem desenhado da situação financeira da empresa.

Você já conta com uma solução de controle, como o DRE para tomar suas decisões? Faz alguma forma de planejamento financeiro na gestão dos seus negócios? Deixe seus comentários e compartilhe sua experiência conosco.

Você sente que precisa melhorar a contabilidade da sua empresa?

A Osayk Contabilidade Online oferece a você uma equipe de contadores online que cuidam da contabilidade da sua empresa.

Você conta com um contador de verdade para ajudá-lo em toda sua contabilidade. Descomplique sua vida deixando a contabilidade de sua empresa com quem entende do assunto.

Se preferir, você pode falar conosco agora mesmo através do chat no canto inferior direito desta tela. Você também pode ligar para nossa central de atendimento: 4020-7733.

 

Comentários