fbpx

Todo negócio, por menor que seja, enfrenta desafios na gestão dos dados e informações. Qual é a data e o valor da próxima conta a vencer? Meu fluxo de caixa está saudável? Essas e outras questões que podem trazer dor de cabeça ao empreendedor podem ser gerenciadas mais facilmente através do uso de uma ferramenta chamada ERP.

Você já ouviu falar sobre ERP? Se ainda não, saiba que essa plataforma pode ajudar você a centralizar e organizar as informações da sua empresa, facilitando muito a gestão do negócio. Acompanhe nosso post para saber mais!Todo negócio, por menor que seja, enfrenta desafios na gestão dos dados e informações. Qual é a data e o valor da próxima conta a vencer? Meu fluxo de caixa está saudável? Essas e outras questões que podem trazer dor de cabeça ao empreendedor podem ser gerenciadas mais facilmente através do uso de uma ferramenta chamada ERP.

ERP é uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, o que traduzido seria algo como “Planejamento de Recurso Corporativo”. Em outras palavras, trata-se de um sistema de informação ou plataforma de software que gerencia e integra os setores de uma empresa, seus dados e processos. O ERP pode integrar tanto a parte operacional quanto gerencial, permitindo que a informação seja compartilhada de forma mais clara e rápida entre os setores.

Geralmente, um sistema ERP se compõe por módulos que são capazes de se integrar uns aos outros. Com o fluxo de informações claro e definido pela plataforma, os gestores da empresa contam com dados e relatórios mais precisos, facilitando a tomada de decisão.

Como um sistema ERP é modular, é possível que você encontre tanto ERPs completos e robustos, que integram todos os setores, quanto ERPs setorizados, que integram setores específicos (como o setor de logística e o de produção, por exemplo).

Descubra quais são as vantagens de utilizar um ERP na gestão do seu negócio:

Menos retrabalho, mais produtividade e menos custos

Quando você tem uma informação incompleta sobre uma tarefa a ser feita, possivelmente irá realizar um trabalho insatisfatório. Esse tipo de situação gera re-trabalhos constantes, perda de produtividade e stress. A clareza no fluxo de informações e a quantidade de informações necessárias evitam tarefas malfeitas ou feitas pela metade, evitando assim o processo de refazer tarefas que ficaram malfeitas devido a falhas no fluxo de informação.

Essas e outras falhas no processo de armazenamento dos dados acabam gerando muitos custos desnecessários, que são eliminados quando existe uma boa gestão das informações.

Conheça o ERP da Osayk clicando aqui

Dados confiáveis e padronizados para tomar decisões

Quando os dados para a tomada de decisão estão isolados, imprecisos ou distantes, você tem muito mais dificuldade de enxergar a realidade a partir deles. Além disso, dados que não possuem um padrão de armazenamento estão sujeitos a se tornarem pouco confiáveis.

Como o ERP organiza os dados e informações de forma clara e precisa, o gestor pode obter facilmente uma visão do todo, gerar relatórios e muito mais. O fácil acesso e visualização desses dados acelera os processos e libera o fluxo, à medida que as decisões necessárias se tornam muito mais fáceis de serem tomadas.

Informações integradas em tempo real

Imagine que o setor de Marketing precisa obter um dado do setor de vendas para elaborar sua estratégia. Quando não existe uma integração via ERP entre os setores, o setor de Marketing pode ficar meses sem essas informações ou pode até mesmo nunca obtê-las.

Com um ERP, no momento em que o comercial atualiza um dado na plataforma, esse mesmo dado fica disponível em tempo real para os demais setores. Dessa forma, essa consulta demorada de informações ganha agilidade e interação. Assim, processos que dependem de informações de outros setores não ficam paralisados ou abandonados pelo caminho.

Quanto custa implementar um sistema ERP?

Existem diversas empresas que desenvolvem ou vendem sistemas ERP, tanto pré-prontos quanto sob medida. Como em todos os segmentos, as plataformas padronizadas possuem um preço mais em conta, e as feitas sob medida são mais caras. Se os processos em sua empresa não costumam fugir dos padrões, não é aconselhável criar um sistema ERP próprio, pois você terá de investir bastante tempo e dinheiro.

Com uma busca no Google, é possível encontrar ferramentas que podem te ajudar. Mas importante: procure informações de usuários e clientes antes de fechar e não se guie simplesmente pelo preço. A pressa e a vontade de economizar podem acabar em dor de cabeça, atrasos e mais gastos no fim das contas.

Os valores desses sistemas são bastante variáveis. Os preços costumam estar relacionados à quantidade de setores a serem integrados e à quantidade de dados que precisam ser armazenados. Esses valores podem ser pagos em taxa única ou periodicamente – anualmente ou mensalmente, por exemplo.

Existem empresas que disponibilizam plataformas ERP para gestão dos seus processos através da internet, como é o caso da Osayk Contabilidade Online. A Osayk possui um ERP contábil e financeiro, fornecido de forma exclusiva aos seus clientes para facilitar e complementar a prestação dos serviços contábeis. O ERP da Osayk oferece conciliação bancária, fluxo de caixa, drive para armazenar documentos contábeis e fiscais na nuvem, entre outras vantagens.

Se você percebe que seu negócio está tendo problemas causados pela má gestão da informação, pesquise sobre ferramentas ERP e estude uma possível implementação. Isso certamente poderá evitar custos desnecessários, otimizando seu tempo e sua produtividade.

Já pensou em usar um ERP na nuvem e contratar um contador online?  Você pode fazer isso aqui pela Osayk, preencha o formulário abaixo e um consultor irá ajuda-lo:

 


Comentários