fbpx

Você saberia dizer se a sua empresa vale a pena? Se hoje, um investidor batesse em sua porta você teria argumentos para convencê-lo de apostar em seu negócio?

E, ao avaliar o investimento que você fez para ter a sua empresa? Existe retorno? Você pode dizer que o seu negócio está dando certo?

Para dizer que um negócio “deu certo” é preciso ter a certeza de que ele é rentável. Em outras palavras, é preciso comprovar que os investimentos feitos na empresa, de fato, estão dando retorno. E, isso só será possível através dos chamados índices de rentabilidade.

Os índices de rentabilidade são indicadores importantes para qualquer tipo de empresa. Afinal, são através dos índices de rentabilidade que o gestor ou o empreendedor pode tomar decisões mais assertivas com relação ao seu negócio.

Além disso, é por meio dos índices de rentabilidade que uma empresa se torna menos ou mais interessante aos olhos dos investidores.

Para saber como calcular os índices de rentabilidade da sua empresa, elaboramos este post que pode ajudá-lo a descobrir se a sua empresa é ou não rentável. Confira!

Quais são os índices de rentabilidade de uma empresa

Os índices de rentabilidade demonstram se uma empresa dá ou não lucro. Eles servem como indicadores de desempenho de um negócio e podem ser três: índice de margem, índice de ativos e retorno de capital.

Para conhecer cada um deles, continue a leitura!

Índice de margem

A margem é aquilo que a empresa ganha ao vender seus produtos. O índice de margem pode estar relacionado tanto à margem líquida quanto operacional.

Na margem operacional, o que se mede é o lucro gerado pela venda de cada unidade de produto vendida, sem considerar as despesas financeiras, tais como tributação e outras obrigações. Para calcular a margem operacional, é preciso dividir o lucro operacional pelo número de unidades vendidas.

Já na margem líquida é possível avaliar o grau de lucratividade líquida de um negócio, ou seja, o lucro gerado, deduzidas as despesas. Na prática, o índice de margem líquida é o que acaba demonstrando se a empresa é mesmo lucrativa e rentável, ou não.

Para medir a margem líquida basta multiplicar o lucro líquido por 100 e depois dividir pelas vendas líquidas. O resultado indica o lucro líquido obtido por cada real da receita líquida.

Quer saber passo a passo como calcular a margem de lucro do seu negócio? Clique e saiba mais!

Índice de ativos

O índice de ativos calcula a rentabilidade do ativo, ou seja, do investimento feito, independentemente de onde vieram estes recursos. Para calcular o índice de ativos, ou seja, o retorno dos ativos basta multiplicar o lucro liquido por 100 e na sequência dividir o resultado pelo valor do ativo.

Também é possível calcular o giro de um ativo. Para isso, basta dividir a receita líquida pelo total do ativo. Esse resultado mostra o quanto foi vendido para cada real investido.

Retorno sobre capital

O retorno sobre o capital é um dos índices mais requisitados por investidores, pois demonstra se a empresa está gerando retorno ou apenas está usando seu capital para se manter operando.

Para calcular o retorno sobre o capital basta dividir o lucro líquido pelo patrimônio líquido da empresa.

Índices de rentabilidade: o que eles significam na prática?

Os índices de rentabilidade não devem ser analisados isoladamente. Para que haja uma boa avaliação, é necessário compará-los ao retorno de outros investimentos, como é o caso de uma poupança ou um CDB, por exemplo.

Ainda que uma aplicação envolva menos riscos que um negócio, elas podem ser um bom parâmetro na hora de se avaliar os índices de rentabilidade.

O que se deve ter em mente, no entanto, é que uma aplicação possui maior liquidez, o que significa que é mais simples transformar esse investimento em dinheiro, ao contrário dos investimentos feito em uma empresa.

Assim, um bom índice de rentabilidade deve ser cerca de duas a três vezes maior do que a rentabilidade média em um investimento conservador, feito junto a um banco, por exemplo.

Agora que sabe mais sobre os índices de rentabilidade, aprenda mais sobre o calculo do lucro bruto e do lucro líquido do seu negócio

Índices de rentabilidade no radar

O lucro de uma empresa não é tudo. Obviamente, existem outras formas de retorno e outras maneiras de avaliar o desempenho de um negócio. Por isso, os índices de rentabilidade devem ser sempre considerados como um parâmetro de avaliação, porém, não o único.

O acompanhamento dos índices de rentabilidade, no entanto, deve estar na agenda de qualquer gestor ou empreendedor. Afinal, é através desses índices que o gestor ou o empreendedor podem tomar decisões mais assertivas com relação ao seu negócio.

Antes de sair cortando gastos ou abrindo mais uma unidade da sua empresa, por exemplo, sempre vale a pena avaliar essa métrica.

Os números de um negócio, quando corretos, não mentem. Assim, é essencial que todo empreendedor e gestor faça um acompanhamento rigoroso dos números do seu negócio. Alguns serviços de suporte podem auxiliar no levantamento e também na avaliação desses números, como é o caso da contabilidade.

Ter uma boa contabilidade, portanto, é essencial para responder certas perguntas e também tomar determinadas decisões. E, então, seu negócio vale a pena? Agora se você está procurando por um contador online não perca tempo preencha o formulário abaixo e um dos nossos consultores irá ajudar você a encontrar um:

 


Comentários

Leia mais:
dicas para seu negócio dar certo
7 dicas para seu negócio dar certo

Para abrir uma empresa com boas perspectivas de sucesso é preciso conhecer o próprio negócio, a concorrência, além de contar...

Fechar