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Como você deseja que os clientes conheçam o seu escritório de contabilidade? Existe uma velha cultura de que o mundo contábil é sistemático, sisudo e pragmático, sendo, dessa forma, como muitas pessoas relacionam a profissão.

Não há dúvidas de que é uma área que precisa trabalhar com responsabilidade e precisão, mas é necessário se preocupar com qual impressão os clientes têm do escritório.

Por esse motivo, não há mais tempo a perder, pois investir em comunicação e marketing é abrir uma via de acesso com o público.

Diante de um mercado tão intenso e competitivo, o escritório de contabilidade tem que se tornar mais visível entre a concorrência. Se o objetivo for expandir o raio de sua influência e os negócios, o marketing precisa trabalhar junto.

Dê um passo positivo no marketing

Para começar a delimitar e a organizar as ações estratégicas que o setor ou a empresa de marketing irá desenvolver, é preciso ter bem definido quatro direcionamentos. Um escritório de contabilidade, como qualquer outra empresa, precisa estar focado para pensar principalmente na relação empresa-cliente e promover o marketing contábil.

Portanto, o primeiro ponto é se perguntar: qual o diferencial de seu negócio? Tudo começa por essa resposta.

Deve-se encontrar qual é a sua especificidade, o que faz o seu escritório ser diferente dos outros e o que atrai clientes para fazer negócios. É possível trabalhar com agilidade no envio de informações e documentos ou realizar um atendimento personalizado, por exemplo.

A segunda etapa é delimitar os caminhos para um posicionamento de marca assertivo, objetivo e dinâmico. Uma vez que se sabe qual é o diferencial, o marketing atua em prol de destacar essa característica, atraindo um público que precisa daquilo e encontra em meio à concorrência. E quem são essas pessoas com quem se quer comunicar? Traçar o perfil dos clientes, as chamadas personas, é essencial para alcançar ótimos resultados.

Por fim, não se pode deixar de promover o marketing de conteúdo e estar sempre em contato com o potencial cliente.

Hoje, a internet é o caminho para buscar informação antes de adquirir um produto ou uma experiência. As pessoas querem saber como funciona, curiosidades e características relacionadas. E os escritórios contábeis devem investir em um blog de temas que sejam do interesse de seus clientes.

Os benefícios que o marketing proporciona para o seu escritório de contabilidade

Depois de tomadas essas quatro ações, com o marketing funcionando plenamente, o escritório de contabilidade exercerá atração para novos clientes e se tornará uma empresa relevante no mercado. Os benefícios abarcam todas as áreas e estão relacionados, principalmente, ao aumento da lucratividade.

Interação constante

Quando se faz uma ação de marketing precisa e atraente, trabalha-se continuamente para exercer a atenção do cliente e o envolver para que sempre permaneça, o escritório atinge um benefício essencial: a interação.

Empresas e cliente individuais entregam as suas contas e documentos para que os escritórios de contabilidade possam gerir e se organizar quanto aos impostos, entradas e saídas. Esse é um trabalho constante e durável.

Promover a interação com o cliente a todo o momento faz com que ele conheça o trabalho que está sendo feito e desenvolva o fator mais importante: a confiança. O marketing deve falar com ele, entender os seus anseios e as suas dúvidas, criar campanhas envolventes e, principalmente, falar a verdade. Um cliente satisfeito indica o serviço contábil para outros, que comprovam isso a partir das peças publicitárias.

Ajuda a tomar decisões

Com que base as decisões que envolvem os clientes estão sendo tomadas? Esta é uma questão essencial, mas que muitas empresas, inclusive escritórios contábeis, muitas vezes, ignoram. Para qualquer decisão, é preciso dispor de informações que sejam consistentes e de qualidade.

A gestão do escritório tem que estar muito bem informada sobre tudo que está relacionado com os clientes, produtos e serviços. Saber se estão sendo receptivos a promoções, ao que está sendo prestado a ele, seus direitos, atendimento, dentre muitos outros pontos. Dessa forma será possível orientar os esforços das equipes para melhorar a experiência do cliente e para que ela seja bem-sucedida.

Potencializa vendas e gera lucratividade

Se o marketing pode atrair mais clientes e fortalecer a marca, consequentemente, traz mais vendas e aumenta o serviço. Todo plano de comunicação e propaganda deve, antes, ser pensado quanto as suas metas e custos. Trata-se de um investimento de negócios. O que se espera é que traga a retenção e a fidelidade dos clientes, ou seja, mais empresas que confiem e atestem a qualidade que o escritório de contabilidade possui.

Contudo, todo esse esforço de marketing não pode estar desassociado dos processos de venda pessoais. O que se quer dizer é que, primeiro, é preciso criar atração e estender os laços, mas será pessoalmente, dia a dia, com o trabalho dos profissionais que a qualidade dos serviços será posta em prática. Acompanhar os clientes e atendê-los com qualidade faz com que um serviço ocasional se torne um relacionamento longo e bem lucrativo.

Faz a equipe estar sempre motivada

Chegou a hora de mudar a imagem que muitas pessoas têm dos escritórios de contabilidade – de ser um lugar estagnado e pragmático.

Uma vez que os clientes procuram e que as metas estão definidas, as equipes de trabalho devem estar atentas e bem treinadas para atender aos clientes com qualidade e eficiência.

O foco deve estar no que faz a empresa crescer e, então, é preciso investir nisso. Definir os objetivos faz com que o trabalho tenha coesão e organização, assim, todos sabem as suas funções e onde atuar. Criar fatores que mantenham todos motivados também é necessário, pois a integração é algo muito positivo.

O marketing dentro dos escritórios de contabilidade faz com que o negócio se mantenha competitivo e saudável. Invista em delinear e implantar uma estratégia de comunicação que seja eficiente e frutífera. Quebre com a velha cultura e ofereça o que a empresa tem de melhor para atender o seu público.

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