fbpx

O mundo se modernizou, e muitos contadores estão pensando na possibilidade de montar um negócio de contabilidade online. Com a evolução tecnológica, a forma como nos relacionamos, compramos, nos comunicamos e fazemos nossas atividades diárias mudou. Com a contabilidade não poderia ser diferente. Muitos contadores tradicionais estão mudando a forma que prestam seus serviços, com o objetivo de aproveitar os recursos tecnológicos para oferecer aos seus clientes uma contabilidade mais prática, assertiva, rápida e transparente.

Nesse contexto, nasceu a contabilidade online. Contabilidade online é o nome que damos à modalidade de prestação de serviços contábeis que se dá com a utilização de meios digitais e da internet. Essa nova modalidade tem ganhado cada dia mais adeptos e transformado o setor contábil, tanto no Brasil quanto no mundo.

Diante dessas mudanças, muitos contadores que ainda prestam seus serviços de forma tradicional tem se deparado com a necessidade de migrar para esse novo formato. A questão é: como um escritório de contabilidade ou contador consegue transformar sua contabilidade para um modelo online? Qual é o passo a passo desse processo e quais são as ferramentas necessárias?

Para ajudá-lo, fizemos uma série de posts sobre como montar um negócio de contabilidade online. Esse é o primeiro post, que vai explicar mais detalhadamente porque vale a pena transformar seu escritório de contabilidade tradicional num escritório que também ofereça serviços de contabilidade online. Continue lendo para conferir!

Por que montar um negócio de contabilidade online?

Embora muitos contadores tenham a plena certeza que precisam migrar seu modelo de negócio para o mundo digital, muitos tem dúvidas sobre o porquê disso e se realmente essa mudança vale a pena. Será que realmente vale a pena montar um negócio de contabilidade online? Para facilitar esse entendimento, elencamos aqui alguns motivos pelos quais é extremamente vantajoso para um escritório de contabilidade tradicional começar a prestar serviços online.

1. A sua concorrência já pratica a contabilidade online

Desde 2012, a contabilidade online vem crescendo rapidamente no Brasil. Diversas empresas, especialmente empresas menores, com faturamento baixo e enquadradas no regime Simples Nacional, procuram uma contabilidade online com o objetivo de reduzir custos e diminuir as burocracias envolvidas nos processos contábeis. Por isso, muitas empresas tradicionais tem migrado para essa modalidade ou tem agregado planos de contabilidade online ao seu modelo de negócios.

Oferecer contabilidade online deixou de ser uma questão de diferencial para se tornar a cada dia mais uma questão de sobrevivência dentro do mercado. Os contadores que não absorverem essa demanda estarão sob o risco de não conseguirem clientes. Por isso, se você já pratica a contabilidade tradicional, está na hora de também montar um negócio de contabilidade online.

2. Um escritório de contabilidade online tem maior alcance geográfico

Geralmente quando você possui um escritório de contabilidade tradicional, atende apenas a clientes locais. Isso porque quase sempre os clientes que não estão acostumados com um modelo online preferem ter um local físico para ir quando precisam resolver algum problema. Já quando um escritório passa a prestar seus serviços online, o atendimento é realizado por telefone, chat ou internet. Com isso, além de diminuir os custos com um escritório equipado para receber visitas e reuniões, o contador consegue também atender mais localidades além de sua própria cidade ou estado.

3. Você não precisa escolher entre a modalidade online ou tradicional – pode atender as duas

Muitos contadores pensam que ter uma prestação de serviços online impossibilitaria a prestação da contabilidade de forma mais tradicional. Isso não é verdade. É possível passar a oferecer contabilidade online sem abrir mão do modelo tradicional.

Existem muitas empresas que não desejam migrar para um modelo online porque gostam de contar com a possibilidade de marcar reuniões ou receber consultoria presencial. Você como contador não precisa migrar suas empresas no modelo antigo para o modelo online. Basta você entender o quanto um cliente que demanda reuniões presenciais custa para sua empresa, e quanto um cliente online custa. Dessa forma, você pode criar diferentes tipos de planos e oferecer formas diferenciadas de atendimento dentro de cada um desses planos.

Clientes antigos podem desejar não abrir mão de enviar seus documentos e informações por e-mail ou pelo correio, no lugar de utilizar uma plataforma. Vale a pena você avaliar se, mesmo assim, seu cliente permanece rentável, e, independente disso, você pode utilizar uma plataforma de contabilidade online para facilitar os processos relativos a esse cliente – independe dele usar ou não na outra ponta.

4. Você precisa de processos mais automatizados e mais tecnologia para escalar seu negócio

No mundo de hoje, não dá mais para conviver com documentos armazenados de maneira física. Para achar um único documento armazenados num arquivo físico, você leva muito mais tempo do que levaria se eles estivessem armazenados na nuvem ou no computador. Se você tem a intenção de atender mais clientes sem necessariamente contratar muito mais funcionários e aumentar proporcionalmente o custo fixo do seu negócio e o seu risco, você precisa pensar em formas de tornar seu negócio escalável.

Para isso, é necessário que você conte com processos mais automatizados e com ferramentas e recursos que acelerem seu trabalho. Para isso, é imprescindível que você conte com uma plataforma de gestão dos seus serviços, para centralizar seu trabalho num só lugar e agilizar suas tarefas.

Se você é um contador e está pensando em começar a prestar serviços de contabilidade online, vale a pena bater um papo com a gente. A Osayk pode ser sua parceira nesse trabalho, oferecendo o conhecimento e os recursos que você precisa para começar a oferecer serviços de contabilidade online para todo o Brasil. Cadastre-se nesse link para saber como você pode se tornar um parceiro Osayk.

Veja aqui o segundo artigo da série “Como montar um negócio de contabilidade online”!

Não quer perder tempo e montar sua contabilidade online agora?  Preencha o formulário abaixo e um consultor da Osayk Plataforma irá entrar em contato com você:

 

 

Comentários