fbpx

A transformação digital nos escritórios contábeis, através do uso da tecnologia, vem mudando a maneira como contadores se relacionam com seus clientes.  Isso porque o uso de soluções de software na internet traz para a prestação do serviço contábil mais transparência, agilidade e organização.  São diversas as possibilidades que já são exploradas pelas empresas de contabilidade digital.  Por exemplo:

  1. Uma Plataforma de gestão financeira na web oferece uma melhor visibilidade da situação financeira da empresa;
  2. Um drive na compartilhado na nuvem ajuda a manter os documentos organizados e elimina o uso do papel;
  3. Emissor de notas na plataforma facilita a emissão de documentos fiscais e organiza os mesmos junto com os documentos da empresa.

Além do ganho de organização e produtividade mencionados anteriormente existem outros benefícios ao adotar o modelo de contabilidade digital. Entre eles estão o aprendizado sobre novas tecnologias e sobre novas maneiras de se trabalhar.  Além disso, o desenvolvimento de um relacionamento com o cliente por meio eletrônico economiza recursos da empresa de contatabilidade.

 

Outro aspecto importante sobre a transformação digital nos escritórios contábeis é a possibilidade da captação de clientes para o escritório contábil de forma online e podendo passar a atender clientes em todo Brasil.  Utilizando Marketing Digital, redes sociais, anúncios em mecanismos de busca e Marketing de Conteúdo você pode conseguir clientes a um custo muito mais baixo que imagina.

 

Abaixo reunimos os principais aspectos da transformação digital nos escritórios contábeis. Confira!

 

1. Você conhece o conceito da contabilidade digital?

 

O Termo Contabilidade Digital se refere ao processo que utiliza plataformas na internet como meio para a prestação dos serviços contábeis.  São ferramentas que fazem o relacionamento entre o cliente e o escritório.  As empresas de contabilidade podem encontrar no mercado uma variedade de ferramentas de software para essa finalidade. O importante é entender qual combinação de ferramentas você precisa para o seu modelo de negócio.

Como exemplo vamos citar algumas ferramentas que as empresas contábeis podem combinar para a prestação do serviço de contabilidade digital.

Conta no Google Business Suite irá facilitar a gestão das contas de email e o compartilhamento de documentos da empresa com funcionários e clientes.

Osayk Plataforma é um sistema de gestão financeira completo com emissor de notas fiscais e compartilhamento de arquivos integrado com o seu sistema contábil.

Sistema para seu back office contábil, sistema ERP da contabilidade onde as informações de uma plataforma como a Osayk podem ser importadas sem redigitação.

2. Atendimento ao cliente mais rápido e facilitado

 

Tradicionalmente o atendimento a clientes da contabilidade se dava de uma maneira demorada. Em geral, o contador visitava os seus clientes, assim que fosse solicitado. Isso levava mais tempo e também gerava custos com deslocamento. Nesse quesito, a transformação digital nos escritórios contábeis revolucionou a relação com os clientes. O atendimento se tornou mais rápido e ágil, já que é feito on line. Declarações ou outros documentos também ficam prontos mais rapidamente e entregues de forma digital, o que gera a satisfação do cliente. Muitas vezes, a burocracia e outros processos faziam com que a entrega de documentos demorasse muito. Essa relação, que também se torna mais próxima, fideliza o cliente.

 

3. Documentos importantes passaram a ser digitais:

 

A cada ano que passa a totalidade de documentos que eram em outro momento impressos e tinham que ser armazenados de forma física diminui. Na contabilidade digital isso não é diferente, afinal de contas ano a ano vemos a receita federal exigindo que as entregas sejam feitas de forma eletrônica e a muito tempo as notas fiscais deixaram de ser emitidas usando um talonário.

Através de uma plataforma de contabilidade digital o contador consegue organizar todos esses documentos em um único lugar e entregar. Isso porque as plataformas digitais possuem emissores de notas fiscais eletrônicas e compartilhamento de arquivos na nuvem com os clientes da contabilidade.

Com isso todos os documentos de uma empresa atendida por esse processo ficam armazenados em um único lugar melhorando o acesso de todos as informações da empresa de forma imediata.

 

Então o que você achou desse processo que vem acontecendo na contabilidade? Você acha que chegou a hora do seu escritório começar a fazer parte dessa transformação? Se quiser mais informações sobre o que você leu aqui hoje, preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você.

 

Comentários

Leia mais:
Obrigações acessórias: o que você precisa saber sobre elas

Ao começarem uma empresa, muitos empreendedores acreditam que o recolhimento de tributos é a única obrigação que devem cumprir. No...

Fechar