fbpx

Investir em Marketing Contábil é essencial para ganhar destaque em meio a um mercado tão concorrido como o da contabilidade. É preciso estar atualizado e utilizar os conceitos do marketing digital com o objetivo de promover sua marca e seus serviços para o seu público em potencial.

Muitas pessoas, até hoje, imaginam os contadores como pessoas presas atrás de uma mesa, com uma variedade de computadores, calculadoras e papéis, ávidos por números e números. Contadores geralmente são lembrados somente na época de realizar o pagamento de impostos, fazer as declarações da empresa ou na época de pagar imposto de renda..  Por conta disso a utilização de boas práticas de marketing contábil podem ajudar você e seu escritório mudar essa imagem, vender novos serviços e conquistar novos clientes.

 

O Marketing Contábil promove a melhor posição no mercado

 

O Marketing Contábil deve estar voltado a demonstrar a transparência, a competência e a modernidade dos escritórios e de seus profissionais. Demonstra-los como pessoas aptas e repletas do conhecimento sobre o mercado financeiro e político do país, bem como das leis e normas que devem ser seguidas. E, ainda, dedicados a conhecer os pormenores das empresas a qual prestarão os serviços contábeis.

O objetivo do Marketing está em fazer os recursos da empresa de serviços contábeis serem destacados, bem como ampliar o prestígio de seu trabalho. Não somente isso, pois por meio da promoção da empresa, é possível focar em novos segmentos e também criar estratégias para clientes potenciais. Ressaltar e posicionar o escritório ou os profissionais no mercado para poder desenvolver novos serviços, investir em relacionamentos e imagem pessoal.

Com esse movimento, não se pretende quebrar a ética da profissão ou mesmo fazer uma disputa, mas sim, tornar o mercado mais competitivo. O importante é que os clientes notem o escritório, tenham uma percepção positiva sobre ele e faça contato. No entanto, erra quem pensa em focar o Marketing Contábil somente em estratégias e ações digitais. O desenvolvimento pode ir muito mais além do que a conquista virtual, deve estar presente no dia a dia.

Conheça mais sobre Contabilidade Online também!

 

Como desenhar a estratégia para melhor atingir o público?

 

Que serviços podem ser disponibilizados para os clientes? Essa é a primeira pergunta a ser feita na hora de delimitar as estratégias para alcançar. Portanto, é preciso realizar o mapeamento do escritório, descobrir as potencialidades e também o que está errado para poder corrigir. Assim, é possível conhecer as oportunidades de crescimento e melhor gerir o negócio. O que é bom tem que ser mostrado.

Que clientes você pretende atingir? Logo após conhecer em profundo o escritório, para a melhor delimitação do Marketing que deseja fazer, o passo tem que ser delimitar quais clientes pretende alcançar. Logo, quanto mais informações e contatos de potenciais clientes for possível reunir, melhores os resultados serão. Pois assim se trabalha as campanhas diretamente voltadas ao público-alvo, com baixa margem de erros.

O networking deve ser uma atitude constante, a todo o momento estar em contato e conhecer mais sobre os potenciais clientes. Mesmo aqueles que em princípio não demonstrem a intenção de trocar de escritórios, devem conhecer o que o outro tem a oferecer. Manter um cadastro justo e organizado, reflete em frutos a todo o momento. Conhecimento e contato são essenciais. O Marketing Contábil atua direto, conversando com eles, conquistando seguidores, abordando temas interessantes e aplicando as ferramentas de atração corretas.

 

Invista no Marketing Digital

 

O mundo digital não tem que ser a única frente do Marketing Contábil, mas é muito importante investir nela também. Embora haja uma infinidade de empresas que se lançam nas redes sociais atrás de seguidores e curtidas, é lá que se deve estar. Isso, porque os potenciais clientes compartilham e se alimentam daquele ambiente. O imprescindível é saber como se diferenciar e destacar dos outros. Portanto, não é errado começar com o investimento em Marketing Digital.

Uma das mais eficientes estratégias de uso do universo virtual em favor do Marketing Contábil é fazer com que os clientes recebam informações relevantes sobre assuntos do dia a dia do empreendedor. Esta é uma tática de atração, do seu público alvo com o objetivo de converter-lo no seu funil de vendas.  A estratégia consiste em oferecer conteúdo sobre assuntos pertinentes à área e, aos poucos, ir direcionando as pessoas aos serviços oferecidos pelo escritório. A prática pode ser feita através do envio de e-mails com informações relevantes, publicando artigos em blogs e também promovendo esse conteúdo com campanhas nas mídias sociais ou no Google Adwords.

Um passo seguinte a ser feito é promover a empresa utilizando a ferramenta Google Meu Negócio. Nada melhor para a empresa do que estar no Google. Por meio dela, os empreendedores divulgam a sua empresa de maneira gratuita e gerando resultados orgânicos através de pesquisas pelo Maps ou Google+. As pessoas podem conhecer o horário de funcionamento, localização, dados de contato e imagens. Até mesmo informações sobre redes sociais e comentários de clientes.

 

Os pilares do Marketing Contábil

 

Como referência colocamos abaixo os 3 pilares mais importantes sobre o Marketing Digital que você pode adotar agora e começar a fazer a diferença de como você se comunica com os seus clientes.

1.Definir o Cliente Ideal ou Persona

A persona são as características do cliente ideal do seu escritório e deve ser caracterizado por idade, renda média , tipo de empresa, area profissional e toda informação que você achar pertinente que consista uma descrição especifica do tomador dos seus serviços.

 

2. Identidade Visual Forte e Consistente com Práticas Atuais de Comunicação

O website contábil é o cartão de visitas do seu escritório contábil, assim como seu escritório físico o site do contador deve apresentar uma comunicação atual e moderna.  A identidade visual deve se extender a todas a mídias as quais você pretende se comunicar com seu público alvo.  Por exemplo Facebook, Twitter e LinkedIn.

 

3. Gerar Conteúdo com Seu Cliente Ideal em Mente

O seu cliente está todos os dias na internet procurando por conteúdo para ajuda-lo a montar e administrar uma empresa.  A produção de conteúdo com o objetivo de informar o cliente e ajuda-lo a solucionar seus problemas irá ajudar o seu escritório a atrair esse público para o seu site.  Então produza conteúdo e publique ele em seu blog, mande emails e poste o mesmo nas sua mídias sociais.

 

Respeite o Código de Ética da classe

 

Na hora de começar a desenvolver o Marketing para a empresa contábil, é preciso estar de olho no que diz o código de ética do setor. Não se podem infringir as regras que definem o bom serviço dos contadores. Ele diz que:

É vedado ao Profissional de Contabilidade oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal;

O profissional deve abster-se de fazer referências prejudiciais ou de qualquer modo desabonadoras;

O profissional não deve formular juízos depreciativos sobre a classe contábil;

É vedado qualquer ação cometida que resulte em ato que denigra publicamente a imagem do Profissional de Contabilidade.

Portanto, não se podem anunciar conteúdos que cause a diminuição do colega de profissão, outro escritório contábil ou mesmo contra a classe. O Marketing tem que ser leal, justo entre as partes e divulgando o que há de diferencial e positivo.

 

Plataforma para Prestação de Serviços Contábeis Online

Por fim se você está investindo em Marketing Digital para seu escritório contábil você deve avaliar a possibilidade de utilizar uma plataforma para prestação de serviços de contabilidade através da Internet.  Se você acha que esse é o caso preencha o formulário abaixo para receber uma ligação de um dos nossos especialistas.

 

 

Comentários

Leia mais:
Ficar sem contador
O que acontece com minha empresa se eu ficar sem um contador?

Muitos empresários optam por não contratar um contador ou um escritório de contabilidade para sua empresa. Mas será que isso realmente...

Fechar