Blog

Valuation: como calcular o valor de uma empresa

Você sabe quanto vale o seu negócio? Quem passou por alguma situação na qual teve que calcular o valor da empresa sabe que não se trata de um cálculo muito simples: a questão é mais complicada do que pode parecer.

No entanto, todo o empreendedor precisa saber qual é o valuation da sua empresa. Por isso, neste artigo vamos esclarecer tudo sobre o assunto.

Saber quanto vale a empresa é fundamental não apenas para estar preparado para um encontro de negócios. É verdade que esse conhecimento permite que você tenha melhores condições para negociar com um investidor.

Mas, o valuation também é importante como uma ferramenta de avaliação para descobrir se os recursos investidos no negócio impulsionaram o seu crescimento ou só ajudaram a manter as portas abertas.

E como chegar ao valor da empresa? Bom, há diversas técnicas utilizadas no mercado para calcular o valuation. Muitas vezes elas partem de parâmetros diferentes e o empresário precisa conhecê-los para saber mensurar o valor do seu negócio.

 

O que é o valuation

O processo que estima o valor de uma empresa de modo sistematizado através de um modelo quantitativo costuma ser chamado de “valuation”. No entanto, o termo em inglês também é utilizado com frequência como referência ao próprio valor da empresa.

Se fosse traduzido para o português, valuation significaria “avaliação”. Isso significa que o seu conceito também tem relação com a percepção de clientes e investidores a respeito da empresa.

O valuation também é associada, portanto, ao julgamento da posição que a organização ocupa no mercado e a previsão de retorno de investimento nas suas ações.

O cálculo do valor da empresa, ou seja, essa avaliação pode ser realizada por diversos motivos: tanto para fins contábeis quanto para processos judiciais, por exemplo. Nesse processo de definição do valuation, são analisados vários componentes para estimar o valor monetário dos ativos intangíveis da empresa.

 

Como calcular o valor da empresa

Fazer a conta para saber quanto vale a empresa definitivamente não é de uma tarefa fácil. Além disso, é importante entender que, independentemente do método de avaliação, não se trata de um valor exato, mas de uma estimativa.

O único cenário em que é possível ter um valor oficial e definitivo é quando a empresa tem capital aberto. Nesse caso, o seu valor de mercado é o resultado da multiplicação do valor da ação pelo número de ações.

Em geral, além de complexo, calcular o valor da empresa também depende de alguns fatores subjetivos.

Contudo, de qualquer modo, o valuation precisa corresponder à percepção do mercado. Isso quer dizer que o seu negócio não vale quanto você acredita – a percepção dos investidores também deve ajudar a definir esse montante.

Em função da sua complexidade, além de conhecer as bases que definem a conta, é importante ter o suporte de um contador para realizar o cálculo. A conta exige uma combinação de conhecimento técnico em finanças e capacidade de análise do mercado.

Saiba como escolher um bom contador

 

Conheça alguns métodos utilizados para fazer o cálculo

Entre os diferentes métodos utilizados para estimar quanto vale a empresa, alguns se destacam por serem mais utilizados. Abaixo listamos as principais ferramentas para chegar nesse valor:

 

Fluxo de caixa descontado

Neste modelo de cálculo incide sobre a projeção do fluxo de caixa normal da empresa uma taxa de desconto. Ela tem o objetivo de reduzir alguns itens da soma dos valores que a empresa deve receber nos próximos anos, entre eles: a taxa de risco, o custo de oportunidade, a depreciação e outras variáveis.

O contra desse método é o fato de que essa projeção pode ser pessimista ou otimista demais. As variáveis utilizadas são subjetivas e isso pode alterar significativamente o valuation.

Fluxo de caixa: o que é e por que ele é importante para seu negócio?

 

Valor patrimonial

Esta metodologia é simplificada e pode refletir o pensamento de quem não tem muita experiência em realizar o cálculo.

Ela leva em consideração o valor líquido gerado pela empresa desde a sua fundação. No entanto, ela não analisa a continuidade do empreendimento e nem o seu potencial de crescimento.

Então, por que estamos citando o valor patrimonial aqui? O motivo é simples: é normal utilizar-se de mais de uma forma de cálculo para ter mais segurança e maior margem de negociação.

 

Múltiplos de mercado

Para calcular o valuation usando este método, é necessário comparar o desempenho econômico do seu negócio com o de outras empresas do mesmo setor. Dessa forma, é possível saber qual seria o retorno esperado e compará-lo ao que a sua empresa tem.

Este critério costuma ser utilizado no caso de organizações com capital aberto. Todavia, é preciso considerar que ele não mensura nenhum dos diferenciais competitivos da empresa.

 

Por que o valuation é importante

Se você buscar um investimento, definitivamente irá precisa saber quanto vale a sua empresa.

Essa informação é necessária para que o investidor pague um valor justo para ter participação no negócio. Porém, não é apenas no caso de desejar vender uma parte da empresa que se deve conhecer o seu valuation.

Fazer esse cálculo também é essencial para que você consiga avaliar quais fatores estão prejudicando os negócios e quais estão ajudando a valorizá-los. A análise do histórico do empreendimento é um exercício interessante e didático.

Ela possibilita a compreensão do comportamento da empresa ao longo do tempo e relaciona as oscilações com eventos internos ou externos.

Confira seis passos para uma boa gestão financeira no seu negócio

Dessa forma, é possível fazer associações que trazem mais maturidade ao empreendedor e permitem que ele conheça melhor o funcionamento do seu negócio.

É por essa razão que o valuation é considerada também uma importante ferramenta de gestão. Com base nela, podem ser traçadas estratégias mais consistentes para que a organização busque o crescimento.

Com esse conhecimento, pode-se focar em melhorar o que está prejudicando e investir ainda mais nos pontos que agregam valor.

Além disso, calcular quanto vale a empresa também incentiva o estabelecimento de metas mais eficazes para que os negócios possam evoluir em diferentes contextos.

Comentários

Valuation: como calcular o valor de uma empresa