fbpx

Você está preparado para empreender? Abrir uma empresa e manter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas no País, onde três em cada dez brasileiros entre 18 e 64 anos estão envolvidos com a criação de um negócio. E você, está preparado para ser um empreendedor? Já considerou algumas particularidades essenciais desta decisão?

Abrir uma empresa e manter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas no País, onde três em cada dez brasileiros entre 18 e 64 anos estão envolvidos com a criação de um negócio, segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor de 2015 (GEM). A última Feira do Empreendedor do Sebrae, ocorrida em fevereiro deste ano, também mostrou o interesse cada vez maior do brasileiro em empreender. Foram 130 mil visitantes em quatro dias, 28% a mais do que em 2015. E você, está preparado para ser um empreendedor? Já considerou algumas particularidades essenciais desta decisão?

O que é ser um empreendedor

EmpreendedoraAbrir uma empresa e poder fazer o que se quer sem ter que obedecer aos chefes nem cumprir horários. A realidade do empreendedor pode não ser bem esta, mas a definição poderia ser dada por boa parte de quem pretende abrir um negócio e ainda não conhece muito bem o dia a dia de quem empreende.

No artigo “O que é ser empreendedor”, de Adriane Alvarenga Rocha Pombo, que o Sebrae disponibiliza em seu site para explicar a questão, é dito que algumas pessoas são levadas a abrir o seu próprio negócio por motivos que, muitas vezes, são alheios às suas vontades. “Tais situações abrangem exemplos de profissionais que saíram de grandes organizações com recursos econômicos significativos e que resolveram montar o seu próprio negócio; aqueles que deixaram seus empregos para se tornarem empresários e aqueles que, sem a maior pretensão, herdaram algum negócio da família”. Parece familiar no seu caso? Em épocas de crise econômica é comum que se invista as economias em um negócio próprio, exatamente por isso vale a pena considerar algumas questões.

Abrir empresa é para você?

Ao contrário do mundo encantador imaginado por muitos, a autora explica que “ser o próprio patrão implica estar exposto a constantes mudanças, assumir responsabilidades e sofrer pressões da sociedade, dos órgãos governamentais e dos empregados”, além do fato de que muitas vezes trabalha-se mais de 8 horas por dia, sem um salário fixo, garantido no final do mês, e sem férias integrais.

Mas se ainda assim o empreendedorismo não o assusta e você está disposto a correr riscos e aprender com os erros para ter a satisfação de ver o negócio decolar, nos baseamos em quatro pontos citados em artigo publicado pela Entrepreneur para que você considere – e responda – antes de partir para uma empreitada empreendedora!

  1. Você sente a necessidade de criar? – A cultura da criação é algo comum entre empreendedores e, sem ela, não é possível fazer a companhia decolar. Considere construir um time sólido que ajude a manter um espírito criativo e uma cultura de realizar, de todos trabalharem em busca de objetivos comuns.
  1. Você sabe o que está fazendo? – Você nunca conseguirá saber tudo sobre todas as áreas, por isso um bom conselho para quem é ou pretende ser um empreendedor é não centralizar e contratar pessoas que possam fazer aquilo que – por falta de conhecimento ou até mesmo de tempo – você não poderá.
  1. Você analisou o mercado? – Já avaliou se há uma base potencial de consumidores para o seu negócio? Já investigou a concorrência? Ter uma ideia ultrapassada ou avançada demais pode significar que não é o momento ideal de abrir o negócio, assim como cenários em que muitas empresas já lançaram exatamente o que você está pensando em lançar.
  1. Você sabe onde está se metendo? – Começar a empreender é sempre um risco e requer dedicação para gerar resultados satisfatórios. Esteja certo de que você e sua família estão preparados para longas e difíceis horas de trabalho até que o negócio comece a ter resultados positivos.

* Para cuidar da contabilidade da sua empresa, você pode contar com a Osayk! E para ler o artigo original publicado na Entrepreneur basta acessar o link: http://www.entrepreneur.com/article/235018

Se você está no processo de procurar um contador para abrir uma empresa por favor preencha o formulário abaixo e responda dizendo que tipo de empresa você quer ser.  A Osayk irá ajudar você a encontrar um contador para abrir sua empresa.  Se você é um contador e está procurando uma plataforma para o seu escritório preencha o formulário abaixo e um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:

Comentários