3 dicas para fazer um diagnóstico contábil para seu cliente

por | Contabilidade Consultiva

O papel da contabilidade em uma empresa não se resume a garantir que as obrigações fiscais e financeiras estejam em dia. Nesse cenário, a realização de um diagnóstico contábil é fundamental para o planejamento estratégico do negócio, trazendo eficiência para a gestão da empresa.

Esse processo ajuda o contador a identificar erros e a orientar os próximos passos do cliente. Para isso, ele tem acesso a informações relevantes da companhia e permite que a empresa se reestruture ou possa se destacar ainda mais em seu setor.

Neste artigo, você entenderá o que é um diagnóstico contábil e como o contador pode realizar esse processo para seu cliente. Vamos lá?

O que é um diagnóstico contábil? 

O diagnóstico contábil é uma forma de identificar como está a saúde contábil e financeira de uma empresa. Assim, o processo é um dos pilares da contabilidade consultiva. Para tanto, ele é realizado por meio de uma análise completa e profunda dos dados financeiros e contábeis do cliente.

A partir dessas informações, o contador consultivo consegue direcionar o cliente. Além de apontar os problemas, o profissional também sugere soluções viáveis e que podem ajudar o negócio a alcançar a prosperidade.

Isso é possível porque o trabalho do contador pode ir muito além das obrigações fiscais básicas. Então, ele não apenas fornece orientações de gestão financeira, como apresenta conhecimentos fundamentais para ajudar na tomada de decisão no negócio.

Por que seu cliente precisa do serviço? 

Como você viu, o diagnóstico contábil ajuda a identificar possíveis melhorias nos processos e procedimentos contábeis. Portanto, ele é o primeiro passo para empresas que buscam maior embasamento para a tomada de decisões.

A ferramenta, então, é importante para o cliente mudar a maneira como vê a contabilidade. Afinal, por meio de um diagnóstico contábil eficiente e preciso, pautado em dados, o empreendedor tem mais base para decidir o futuro do negócio.

Isso porque ele terá acesso a números e resultados concretos, que só ficam disponíveis após um estudo aprofundado da situação financeira e contábil do negócio. Ainda, o contador pode analisar se as práticas contábeis adotadas pela empresa estão condizentes com o exigido pela legislação.

Em complemento, o profissional pode avaliar se as práticas são as mais adequadas para o negócio. Com isso, é possível encontrar pontos de perdas financeiras, por exemplo, e buscar melhores caminhos para reduzir gastos.

Esse ponto é essencial para evitar dívidas e aumentar a lucratividade da empresa. Na prática, a medida pode ser fundamental para manter o empreendimento ativo e competitivo. Outro ponto importante do diagnóstico contábil é que ele aproxima o contador do seu cliente.

Dessa maneira, os gestores passam a ver esse suporte como essencial para o crescimento e a consolidação da empresa no mercado.

Quais são as informações necessárias para fazer o diagnóstico contábil?

Na primeira etapa do processo, o contador analisa o contexto da empresa. É nesse momento que ele realiza o levantamento dos dados qualitativos do negócio. Aqui, o objetivo é conhecer suas particularidades, necessidades, perfil de atuação, expectativas e outras informações relevantes.

Depois, é necessário analisar os dados patrimoniais, financeiros e econômicos do negócio. Essas informações permitem que o profissional contábil possa analisar, de maneira aprofundada, todos os números e resultados obtidos pela empresa nos últimos anos.

Somente após reunir todos os dados é que o contador consultivo terá informações suficientes para compreender os problemas do negócio e propor soluções. Assim, ele é capaz de elaborar um diagnóstico contábil completo sobre a empresa.

Qual é o passo a passo para fazer um diagnóstico contábil?

Se você se interessou pelo modelo de atuação, entenda como realizar um diagnóstico contábil para a empresa do seu cliente:

1. Reunir as informações

O primeiro passo é conversar com o cliente para reunir o maior número de informações possíveis sobre o negócio. Dados sobre o mercado de atuação, como funciona a operação, o perfil dos fundadores e quais são os problemas enfrentados ajudam a conhecer melhor a empresa.

Depois, o contador consultivo deve levantar hipóteses para os problemas apresentados. Se a questão é lucratividade abaixo do esperado, por exemplo, o profissional pode trabalhar com algumas linhas, como:

  • má formação no preço de venda;
  • baixo controle de estoque;
  • falta de controle financeiro;
  • entre outros.

2. Analisar os resultados

O próximo passo é identificar o significado dos dados levantados na etapa anterior. Além de encontrar os problemas, uma análise detalhada das informações permite entender o que funciona e o que precisa passar por processos de melhoria.

Dessa forma, o contador pode responder às hipóteses levantadas anteriormente. Logo, a etapa permite apresentar soluções para o cliente, além de ajudá-lo a tomar decisões mais acertadas.

3. Elaborar o diagnóstico

Por fim, o contador deve elaborar o diagnóstico contábil, que sintetiza todos os problemas identificados nas etapas anteriores. Para tanto, é necessário reunir todos os dados coletados, bem como as análises quantitativas dos resultados.

Com eles, é possível identificar e apresentar a real situação financeira da empresa. Se o problema estiver relacionado com a lucratividade, por exemplo, é importante apresentar dados que corroborem para essa questão.

Além disso, os dados também devem ser utilizados para embasar as soluções apresentadas. Assim, o empreendedor pode tomar decisões com mais segurança.

Por que contar com uma plataforma para analisar e consultar os resultados dos clientes?

Utilizar a tecnologia traz eficiência para os serviços oferecidos pelo seu escritório de contabilidade. Nesse sentido, utilizar uma plataforma para analisar e consultar os resultados dos clientes otimiza o fluxo de trabalho.

Outro benefício de utilizar essas plataformas é manter os dados dos clientes em segurança. Eles ficam armazenadas na nuvem, eliminando o uso de papel e facilitando o acesso às informações. Isso também permite minimizar erros e oferecer uma experiência diferenciada para a empresa.

Com os resultados mantidos em um ambiente digital, é mais fácil consultar documentos e de qualquer lugar. Ainda, os clientes podem alimentar o sistema com as informações solicitadas pelo contador, economizando tempo e trazendo mais agilidade para a atuação. 

Assim, o profissional pode analisar os dados e demonstrar os resultados financeiros para seus clientes de forma remota. Como consequência, surge a oportunidade de ampliar a atuação ao adotar um modelo online. 

Agora você sabe que o diagnóstico contábil deve envolver uma consultoria financeira e estratégica do negócio. Desse modo, o contador consultivo é capaz de indicar ao cliente quais são as melhores alternativas para resolver as questões levantadas no processo.

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