fbpx

Cuidar da saúde financeira do próprio negócio e também do próprio bolso são coisas que andam juntas. Para ajudar você a gerenciar melhor as suas próprias contas e as contas da empresa confira as dicas de 10 livros de finanças pessoais e corporativas podem fazer a diferença na administração das suas finanças!

Ter conhecimentos sobre finanças e contabilidade é essencial para quem pretende abrir um negócio. Porém, boa parte dos empreendedores sequer possui noções básicas sobre estes temas.

Não é à toa que um dos principais problemas das micro e pequenas empresas é a falta  de separação entre o patrimônio pessoal e o patrimônio do negócio, uma complicação decorrente da má administração de ambos. Essa confusão e a ausência de uma administração eficiente, tanto nas finanças pessoais quanto corporativas, acaba acarretando uma série de problemas não apenas para as empresas, como para os próprios empreendedores.

Cuidar da saúde financeira do próprio negócio e também do próprio bolso são coisas que andam juntas. Para ajudar você a gerenciar melhor as suas próprias contas e as contas da empresa confira as dicas de 10 livros de finanças pessoais e corporativas podem fazer a diferença na administração das suas finanças!

Livros de finanças pessoais

Cuidar das próprias contas e manter suas contas pessoais em dia é um hábito que todo empreendedor deve cultivar. Muitas vezes o caixa da empresa é afetado com o próprio desequilíbrio financeiro do empreendedor. Por isso, é essencial que as finanças pessoais façam parte da sua agenda. Confira algumas dicas de leitura que podem ajudar você a administrar melhor seu próprio dinheiro.

1. Pai Rico, Pai Pobre

É um dos livros considerados como “a porta de entrada” para o mundo da educação financeira. Sugerido por três entre quatro especialistas no assunto, “Pai Rico, Pai Pobre” é um dos livros de finanças pessoais mais vendidos do mundo.

Seu atrativo é ser um livro de linguagem clara e simples, onde são transmitidos importantes conceitos sobre dinheiro. O livro conta a história de Robert, o autor, e seu amigo Mike, cujos pais tiveram trajetórias financeiras bastante diferentes. Por meio das histórias de um pai rico e o outro pobre, o livro traz um panorama das crenças e hábitos que pautam a maneira como a maioria das pessoas lida com o dinheiro.

Pai rico, Pai pobre – Robert T. Kiyosaki – Alta Books

2. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

A obra de Gustavo Cerbasi aborda a principal raiz dos problemas financeiros das famílias: a falta de conversa sobre o dinheiro. O livro sugere que os casais falem abertamente sobre o assunto, façam planos e sonhem em conjunto. Segundo o autor, por não discutirem a questão, a maioria dos casais acaba não fazendo um orçamento realista para poupar dinheiro e atingir suas metas.

Os ensinamentos deste livro, apesar do título, são válidos para qualquer estado civil, ou seja, não precisa estar casado para começar a leitura.

Casais inteligentes enriquecem juntos – Gustavo Cerbassi – Editora Sextante / Gmt

3. Os Segredos da Mente Milionária

O que separa alguém bem sucedido financeiramente de alguém que vive no vermelho? Para o autor do livro “Os segredos da mente milionária” é o modelo mental que cada um tem do dinheiro. Para ele, cada pessoa é criada e cresce com crenças sobre o dinheiro que acabam determinando a vida financeira de cada um. Por isso, quem almeja independência financeira precisa modelar sua mentalidade em um mindset de riqueza que o próprio autor descreve na obra.

Os segredos da mente milionária – Harv Eker – Editora Sextante

 

4. A Cabeça do Investidor

Trabalhando com conceitos de psicologia econômica e finanças comportamentais, a autora, Vera Rita de Mello Ferreira, explica o funcionamento dos mecanismos emocionais que regulam o modo de como lidamos, de forma negativa e positiva, com o dinheiro.

A obra transmite dados de pesquisa consolidadas em linguagem acessível e provocadora, com alguns toques de humor e também de reflexão.

A Cabeça do Investidor – Vera Rita de Mello Ferreira – Editora Évora

 

Livros de finanças corporativas

Além de aprender a lidar com finanças pessoais, muitos empreendedores precisam conhecer um pouco da base das finanças corporativas. Alguns livros são essenciais e podem ajudá-lo.

5. Finanças para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros

Escrito por Gustavo Cerbasi e Rafael Paschoarelli, o livro tem como objetivo ajudar empreendedores das mais diversas áreas a interpretar os números do dia a dia de sua empresa.

A intenção não é passar conhecimentos profundos sobre finanças e contabilidade, mas sim, guiar o leitor pelos conhecimentos necessários e indispensáveis para tomar as melhores decisões em relação ao seu negócio.

Finanças para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros – Gustavo Gerbasi e Rafael Pachoarelli – Editora Saraiva

6. Finanças e Estratégias de Negócios para Empreendedores

Este livro apresenta o conceito de empreendedorismo e tem como foco os aspectos financeiros que devem ser levados em conta na hora de elaborar, criar e desenvolver novos negócios.

De autoria de Steven Rogers, a obra leva em consideração que muitos dos leitores não tem um perfil financeiro e por esse motivo, usa uma linguagem bem fácil e didática. No estilo passo a passo, o livro discute de forma leve assuntos considerados chatos, mas que são muito importantes para o mundo dos negócios.

Finanças e Estratégias de Negócios para Empreendedores – Steven Rogers – Editora Bookman

7. Contabilidade e Finanças para Não Especialistas

Em sua 3ª edição, o livro mantém sua característica básica,  que é fornecer de forma prática e direta, todo o conteúdo necessário ao leitor que não possui conhecimentos nas áreas de contabilidade e finanças.

Voltada para não especialistas, esta obra pode e deve ser usada como um guia de contabilidade para pequenos empreendedores, já que trata de assuntos do dia a dia dos negócios. Também pode ser usada por estudantes de pós-graduação e MBA.

Contabilidade e Finanças para Não Especialistas – Hong Yuh Ching, Fernando Marques, Lucilene Prado – Pearson Education

8. Matemática para Empreendedores

Mesmo que você não tenha afinidade com matemática, é preciso saber alguns conceitos básicos para administrar melhor o seu negócio.

Com a leitura deste livro, o empreendedor terá a possibilidade de desenvolver competências que o torne capaz de usar ferramentas de matemática e estatística na gestão de sua empresa, minimizando, assim, a probabilidade de erro em seus negócios.

Matemática para Empreendedores – James Teixeira – DVS Editora

 

9. Finanças Corporativas – Teoria e Prática

O autor, Aswath Damodaran, une teoria e aplicações práticas sobre investimentos. Fala sobre os princípios financeiros analisando empresas reais. Embora seja mais difícil do que os livros anteriores, por exigir algum conhecimento em matemática, quem conseguir absorver seu conteúdo sairá em vantagem em relação à maioria dos empresários.

É perfeito para aqueles empreendedores que querem aprofundar seus conhecimentos, descobrindo diversas e sofisticadas formas para alavancar valor nos negócios.

Finanças Corporativas – Teoria e Prática – Aswath Damodaran – Editora Bookman

10. Finanças para uma boa sociedade

Uma obra muito simples, que não usa números e contas para explicar o contexto financeiro. No livro, o autor explica como o empreendedor deve se relacionar com o mundo financeiro de forma neutra, sem defender ou atacar as posturas de cada um.

A obra mostra que existem fatores macroeconômicos, voltados para a sociedade como um todo, e que as pessoas devem entender todo esse cenário e, da melhor forma possível, se aproveitar dele para crescer.

Finanças para Uma Boa Sociedade – Robert Shiller – Elsevier Editora

Gostou das dicas de leitura? Já conhecia alguns dos livros? Agora que você já sabe da importância de cuidar das finanças, não deixe de manter a contabilidade do seu negócio em dia. Quer saber por quê? Então clique!

 

Comentários

Leia mais:
Certificado digital: quais os tipos mais indicados para os contadores?

Atualmente, com o avanço do mundo on-line tornou cada vez mais comum o uso de artifícios digitais para facilitar o...

Fechar