fbpx

Tem vontade de empreender e não sabe por onde começar ou precisa criar estratégias para melhorar o seu negócio? Você pode encontrar as respostas para questões como essas na Internet. Atualmente instituições de ensino reconhecidas e grandes organizações e empresas disponibilizam na rede cursos gratuitos de empreendedorismo para capacitar e sanar dúvidas sobre o tema.

Confira neste post algumas sugestões de cursos gratuitos de empreendedorismo para você se qualificar!

Tem vontade de empreender e não sabe por onde começar ou precisa criar estratégias para melhorar o seu negócio? Você pode encontrar as respostas para questões como essas na Internet. Atualmente instituições de ensino reconhecidas e grandes organizações e empresas disponibilizam na rede cursos gratuitos de empreendedorismo para capacitar e sanar dúvidas sobre o tema.

Os cursos apresentam desde um “como fazer” para aspirantes a empreendedores até informações mais aprofundadas sobre gerenciamento de setores específicos para empresários que já atuam no mercado. Tem capacitação em planejamento, marketing, relação com clientes, gestão de pessoas, entre outras. Além da variedade de abordagens, é possível escolher também de acordo com a carga horária: há cursos rápidos de poucas horas até aqueles mais completos de 40 horas.

Confira neste post algumas sugestões de cursos gratuitos de empreendedorismo para você se qualificar!

  1. Perfil empreendedor: como identificar oportunidades com a sua cara – Endeavor

Se você quer empreender, mas não sabe se possui os pré-requisitos para isso, este curso da Endeavor sobre Perfil empreendedor pode ajudar. Em 5 horas de aulas online, você vai aprender a refletir sobre as suas características, a desenvolver ideias e gerar um conceito de negócio.

  1. Oportunidades e visão de negócios – SEBRAE

A plataforma EAD do SEBRAE conta com diversos cursos gratuitos de empreendedorismo. O Oportunidades e visão de negócios foca em como conhecer pontos fortes e fracos do negócio e detectar as oportunidades e ameaças do mercado. A capacitação tem carga horária de 6 horas e deve ser concluído em 15 dias.

  1. Primeiros passos para montar seu negócio – Endeavor

O curso básico sobre os Primeiros passos para montar o seu negócio tem o objetivo de demonstrar como o empreendedor deve desenvolver, testar, validar, precificar e apresentar um conceito de negócio. Com 6 horas e meia de aulas e atividades complementares, a capacitação ajuda a tirar a ideia do papel.

  1. Inovação – SEBRAE

Muito tem se falado sobre “inovar” nos últimos tempos, mas alguns conceitos ainda não estão claros para todos os empreendedores. Este curso em Inovação sensibiliza o empresário sobre essa prática e as suas vantagens e orienta sobre como investir em ideias inovadoras para o seu negócio. A capacitação do SEBRAE tem 6 horas de aulas e um prazo de 15 dias para finalização do curso.

  1. Como construir a empresa certa para os clientes certos – Endeavor

O curso sobre Como construir a empresa certa para os clientes certos é uma capacitação oferecida também pela Endeavor. Focado nas necessidades dos clientes e no modelo de negócio adequado para atendê-las, este curso possui 6 horas de vídeos com acesso online e ilimitado.

  1. Empreendedorismo 101: Quem é o seu cliente? – MITx

O famoso Massachusetts Institute of Technology (MIT) possui uma plataforma online na qual oferece vários cursos gratuitos ministrados em inglês e em espanhol para empreendedores. Este que citamos aqui aborda a questão do cliente e da sua importância para o negócio. Ele tem carga horária de 4 horas semanais durante 6 semanas.

  1. Como aumentar e gerenciar suas vendas – Endeavor

Este curso da Endeavor ensina, em 4 horas de aulas, a criar estratégias de vendas para alavancar as receitas e garantir uma maior satisfação dos clientes. Entre os conteúdos abordados estão a diferença entre a venda consultiva e a venda transacional, os canais de distribuição e o relacionamento com clientes. O acesso ao curso é livre e ilimitado.

  1. Qualidade em Serviços – FGV

O curso sobre Qualidade em Serviços apresenta os enfoques global e sistêmicos ancorados às dimensões da qualidade e aos conceitos de excelência da organização. A capacitação da Fundação Getúlio Vargas tem carga horária de 15 horas.

  1. Planejamento Estratégico para Empreendedores – Endeavor

Quer aprender a analisar o cenário da sua empresa e do mercado e criar estratégias para guiar a sua organização? Em apenas 3 horas, o curso em Planejamento Estratégico para Empreendedores oferece uma boa pincelada sobre como elaborar e executar o planejamento no dia a dia.

  1. Gestão de pessoas: como construir uma equipe forte – Endeavor

Para aprimorar as suas habilidades como líder e aprender a motivar a sua equipe, a Endeavor preparou um curso de Gestão de pessoas. A capacitação tem carga horária de 4 horas e ensina também a criar e cultivar a cultura organizacional da empresa.

  1. Pequenas empresas nas redes sociais – SEBRAE

Na era da web, é indispensável que a sua empresa marque presença na Internet. Contudo, isso precisa ser planejado e executado com cuidado e requer conhecimento de ferramentas de comunicação e interação digital. Para oferecer algumas dessas competências, o SEBRAE preparou o curso Pequenas empresas nas redes sociais. Ele tem carga horária de 6 horas e um período de 15 dias de duração.

  1. Introdução ao Marketing para Empreendedores – Endeavor

Hoje mais do que nunca, o marketing é fundamental para uma empresa conseguir atrair e conquistar clientes. O curso de Introdução ao Marketing para Empreendedores apresenta alguns conceitos básicos sobre estratégias e posicionamento de marca. Além disso, em 4 horas e meia de aulas, o aluno aprende também a dar os primeiros passos no uso das ferramentas básicas de marketing.

Incentivo para tirar a ideia do papel ou ajuda para fazer o negócio crescer

Um passo importante na hora de empreender e de administrar a sua empresa é reunir as informações necessárias e ampliar o conhecimento para evitar erros que podem prejudicar o futuro do negócio. Por essa razão, dedicar algumas horas a um curso gratuito de empreendimento pode ser fundamental para tomar as decisões corretas e agir da melhor forma para fazer a sua empresa dar certo.  

Comentários

Leia mais:
Escala em serviços
É possível ganhar escala em serviços?

Se uma empresa de serviços não vende bens tangíveis, um dos principais obstáculos ao crescimento pode estar na dificuldade em...

Fechar