fbpx

O uso da tecnologia no escritório contábil já faz parte da realidade de quem deseja crescer e se consolidar. Para aproveitar os melhores recursos, no entanto, é importante conhecer quais são as ferramentas essenciais para o setor e como elas funcionam.

As principais soluções utilizam elementos diversos, desde a computação na nuvem até a automação e integração de informações. Por isso, venha conhecer 5 recursos que devem estar presentes em seu escritório de contabilidade!

Acompanhe!

1. Soluções em nuvem

As soluções em nuvem são essenciais para garantir mobilidade de informações e o melhor desempenho para o seu escritório contábil. Por isso, é interessante contar com uma aplicação na nuvem.

Com ela, não será preciso realizar a instalação de nenhum software, pois tudo pode ser acessado diretamente pelo navegador. Também permite armazenar as informações com segurança. Além disso, é uma forma de oferecer recursos que facilitam a gestão dos seus clientes.

Quem contrata os serviços do escritório só precisa acessar a plataforma para inserir as informações, enquanto o seu time consegue acompanhar e obter todos os dados que serão usados em declarações, por exemplo.

2. Recursos de faturamento, cobrança e emissão de NFe

Também é importante ter o apoio de ferramentas que ajudem na execução de tarefas contábeis essenciais. É o caso de recursos ligados ao faturamento, à cobrança e à emissão de NF-e.

Uma plataforma com emissor de notas fiscais, por exemplo, permite que o cliente realize a tarefa de maneira integrada. Depois, só será preciso exportar essas informações e realizar balanços e conciliações.

Esses recursos também são essenciais para prestar serviços de BPO financeiro. Como fornecem as informações necessárias, é possível acompanhar as contas e os pagamentos, dar baixas em operações e fazer todos os lançamentos necessários para o cliente.

3. Marketplace de serviços contábeis e consultivos

Já imaginou poder receber contatos interessados nos seus serviços, de forma orgânica e sustentável? Pois saiba que isso é possível ao integrar um marketplace de serviços contábeis e consultivos.

Essa alternativa funciona como uma agregadora de opções de escritório contábil. Quando um cliente precisa contratar um serviço, portanto, só precisa escolher uma das alternativas listadas.

Por meio do licenciamento de uma boa plataforma, por exemplo, é possível integrar e ter destaque no marketplace. Então, é uma alternativa especialmente relevante para gerar novos negócios.

4. Ferramenta de CRM

Tão importante quanto atrair novos clientes é obter um bom nível de fidelização. Para isso, é preciso maximizar a satisfação dos clientes. Portanto, uma das soluções indispensáveis para o escritório contábil é o CRM.

Um recurso do tipo para abertura de empresas, por exemplo, permite acompanhar todo o processo. Com isso, a legalização acontece uma forma melhor e menos burocrática.

Já um CRM de migração para contabilidade online permite precificar melhor o serviço e apoia os clientes nessa transformação. Assim, é possível fazer com que os clientes aproveitem o melhor da contabilidade online ou digital.

5. Website

Investir no marketing digital também é essencial para conquistar melhores resultados. Nesse sentido, ter um website se torna fundamental.

Afinal, essa é uma das principais alternativas de se garantir um espaço próprio online para o seu escritório de contabilidade. E que servirá, até mesmo, como um “cartão de visitas” para o seu negócio.

O uso dessa ferramenta serve, ainda, como complemento da presença nas redes sociais. Afinal, é por meio do site próprio que existe maior controle e autonomia da empresa, além da geração de novas oportunidades – a partir, por exemplo, da implementação do marketing digital.

Por que investir nas ferramentas para contadores?

Em um cenário de tantas transformações e inovações, utilizar os recursos certos é essencial para favorecer a atuação do seu escritório contábil.

Pensando nisso, veja por que vale a pena investir nessas 5 ferramentas para contadores:

Aumento de eficiência

Com o uso de soluções tecnológica, como uma plataforma completa para contadores e na nuvem, é possível ter uma atuação mais eficiente e produtiva.

A comunicação deixa de exigir o uso de papel e, com isso, fica mais dinâmica e prática. Dessa forma, é possível executar os procedimentos em menos tempo, sem que haja perda de qualidade.

Simplificação de etapas

As ferramentas certas também são úteis para tornar as etapas do trabalho do contador mais simples. Com o uso de tecnologia, é possível, por exemplo, exportar todas as informações, em vez de realizar cada passo manualmente.

Também se torna mais simples acompanhar mais facilmente o plano de contas, fazer a conciliação bancária e elaborar as declarações e os balanços, por exemplo.

Flexibilidade

Graças ao uso da nuvem, principalmente, se torna ainda mais visível para o contador o aumento na flexibilidade. Afinal, o armazenamento físico de informações dá lugar ao servidor remoto, que pode se expandir facilmente, de acordo com as suas necessidades.

Se o seu escritório tiver um grande aumento de clientes e operações, por exemplo, a nuvem se adapta. Se for necessário reduzir a estrutura, também é viável. Com isso, a atuação se torna muito mais flexível.

Responsividade

Outra questão está ligada à responsividade. O uso tradicional de softwares exige compatibilidade de sistemas e outras qualidades. Com as plataformas de acesso via navegador, isso não acontece.

O fato é que a resposta se torna mais rápida, fácil e adaptada a cada necessidade. Com a centralização e a integração de recursos, também não é preciso recorrer a várias ferramentas ao mesmo tempo.

Alinhamento à transformação digital

Não podemos nos esquecer de que estamos vivendo um momento no qual todos os negócios têm se digitalizado — e não é diferente com o escritório contábil. Com a escolha das ferramentas certas, é possível criar uma estrutura sólida para essa transformação digital.

Por meio dos recursos, há integração de setores e de informações, otimização da atuação e a incorporação da cultura digital. Com isso, é mais fácil colocar essas mudanças como parte do cotidiano. E implementá-las de forma simples.

Diferenciação quanto aos concorrentes

O uso estratégico das ferramentas e da tecnologia é essencial para entregar um desempenho melhor na comparação com seu concorrente. Afinal, você será capaz de atuar com muito mais qualidade e adequação às novas necessidades dos clientes.

Além disso, é possível melhorar a captação de novas oportunidades e garante consolidação e robustez do seu escritório no mercado.

Custo-benefício atraente

Para completar, recorrer a essas ferramentas não deve ser visto como um gasto pelo escritório de contabilidade. Mas sim como um investimento.

Além de ter custos mais baixos na comparação com licenciamento de softwares tradicionais, por exemplo, a implementação de estratégias e ferramentas digitais geram uma sensível redução nos custos – especialmente devido ao aumento de produtividade e uma ampliação do valor agregado.

Com essa relação entre ganhos e investimentos, é possível obter uma ótima relação de custo-benefício para o seu escritório.

Plataforma para contadores: todas as ferramentas em um só lugar!

Até aqui você acompanhou 5 ferramentas essenciais, que não podem faltar no seu escritório contábil e pode conhecer os benefícios que elas podem oferecer. Mas, e se você tivesse acesso a todas elas por meio de uma plataforma para contadores?

A partir de uma plataforma especializada, o contador tem acesso a inúmeras ferramentas – garantindo a execução de tarefas de forma prática, reduzindo as chances de erros, aumentando a produtividade e gerando mais valor ao seu cliente.

Por meio dessa plataforma, inclusive, é possível adotar a contabilidade online, digital ou consultiva. Tudo funciona de forma integrada, de maneira simples, prática e eficiente.

Para obter todas essas vantagens para o seu escritório de contábil, venha conhecer a plataforma da Osayk e saiba como podemos lhe ajudar a se destacar no mercado!


Comentários